Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aguia-de-asa-redonda e coruja-das-torres foram devolvidas à natureza

Ir para baixo

Aguia-de-asa-redonda e coruja-das-torres foram devolvidas à natureza Empty Aguia-de-asa-redonda e coruja-das-torres foram devolvidas à natureza

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 23, 2012 4:17 pm

Aguia-de-asa-redonda e coruja-das-torres foram devolvidas à natureza, na Pampilhosa e na Vacariça
Data: 20 Abr 2012
Fonte: jornaldamealhada.com

O CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens - procedeu na sexta-feira, 20 de abril, à devolução à natureza, de uma Águia-de-asa-redonda e de uma coruja-das-torres depois de alguns meses de recuperação. A devolução da aguia foi feita no Centro Escolar da Pampilhosa, às 17 horas, e a coruja foi devolvida na Vacariça, hora e meia depois, junto do local onde foi encontrada em perigo há um mês.

A águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) que foi devolvida à natureza na Pampilhosa foi encontrada ferida no dia 18 de fevereiro de 2012, por um particular, que a detetou na via pública, provavelmente após ter sofrido um atropelamento. De imediato, foi contactado o SEPNA-GNR que recolheu a ave e a entregou à Reserva Natural do Paul da Arzila, que por sua vez, a encaminhou para o CERVAS. No centro procedeu-se à avaliação do animal, que apresentava uma fractura numa das asas, e ao respectivo tratamento. Depois de cerca de 2 meses em recuperação, em contacto com outras aves de rapina, a ave foi devolvida à Natureza junto do Centro Escolar de Pampilhosa numa acção que contou com a participação de muitas crianças e foi organizada em parceria com a escola e autarquia locais.

Já a coruja-das-torres (Tyto alba) foi recolhida no dia 19 de março de 2012, por um particular, após ter sido encontrada presa na chaminé do Solar da Vacariça, onde terá caído acidentalmente. A ave foi entregue à Reserva Natural do Paul da Arzila e encaminhada para o CERVAS onde se verificou que, apesar de não apresentar lesões, estava debilitada e magra, provavelmente por não estar a obter alimento durante alguns dias. Após um rápido e simples processo de recuperação que consistiu em alimentação adequada e treino de voo e caça, em contacto com outra coruja-das-torres, a ave foi devolvida à Natureza com a população da Vacariça, numa acção organizada em parceria com a autarquia local.

http://www.jornaldamealhada.com/noticias/show.aspx?idioma=pt&idcont=607&title=aguiadeasaredonda-e-corujadastorres-foram-devolvidas-a-natureza-na-pampilhosa-e
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos