Águia Pesqueira
+3
Gonçalo Elias
Paulo Lemos
Rui Lemos
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Águia Pesqueira
Este sábado avistei duas aguias pesqueiras no estuário do Cávado. Segundo o que me informei esta espécie nidifica entre Março e Junho. Acham possível virmos a ter nidificação cá pelo estuário?
Rui Lemos- Número de Mensagens : 90
Re: Águia Pesqueira
A passagem ou permanência de individuos de determinada espécie em determinado local na época de reprodução nada significa que sejam propensos a nidificar aí. Especialmente no caso de aves que só atingem maturidade sexual após umas épocas (3-5?).
Mas, não querendo ser polémico, e ainda que seja remota a possibilidade e as opiniões: já que se trata de seres vivos, biologia, vida, quando se reunem condições excepcionais, estímulos especiais, etc, os "milagres" às vezes podem acontecer...
Mas, não querendo ser polémico, e ainda que seja remota a possibilidade e as opiniões: já que se trata de seres vivos, biologia, vida, quando se reunem condições excepcionais, estímulos especiais, etc, os "milagres" às vezes podem acontecer...
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Rui Lemos escreveu:Este sábado avistei duas aguias pesqueiras no estuário do Cávado. Segundo o que me informei esta espécie nidifica entre Março e Junho. Acham possível virmos a ter nidificação cá pelo estuário?
Para haver nidificação terão de se reunir várias condições.
A primeira delas é a existência de suporte adequado para a construção de ninho, que pode ser em plataforma ou em árvore de grande porte.
Depois há outro aspecto: esta espécie cria essencialmente em zonas de água doce (nomeadamente no norte da Europa - Escócia, Escandinávia e Finlândia). As populações do Mediterrâneo e a defunta população da costa sudoeste portuguesa criam em arribas marinhas.
Nidificação em estuário não conheço nenhum caso recente - mas creio ser interessante referir que no norte de Espanha, na fronteira entre a Galiza e as Astúrias, foi desenvolvido um projecto para promover a nidificação da espécie na zona, onde alegadamente terá nidifica no passado. Aliás esse projecto deu granel e dos grandes
http://www.lne.es/occidente/2011/07/26/fapas-acusa-xunta-apropiarse-100-hectareas-terreno-asturiano/1107502.html
Curiosamente, enquanto as duas partes não se entendem, a águia anilhada foi passear para outras paragens
http://www.abc.es/20120507/natural-biodiversidad/abci-aguila-pescadora-disputa-asturias-201205071232.html
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu: esta espécie cria essencialmente em zonas de água doce
Convém vincar que todas as águias-pesqueiras (pelo menos 3) que têm frequentado o estuário do Cávado, apenas o utilizam como território de caça. Capturado o peixe, seguem sempre para montante para lá da zona de influência das marés, ou da água salobra.
Quanto a "milagres", já vi por cá muita mudança no reino das aves e algumas coisas engraçadas. Mas estou céptico, CLARO!
Abraços
Jorge
Alguém sabe se as que foram introduzidas no Alqueva, nidificam por lá?
http://expresso.sapo.pt/aguias-pesqueiras-de-alqueva-partem-rumo-ao-sul=f679481
http://expresso.sapo.pt/aguias-pesqueiras-de-alqueva-partem-rumo-ao-sul=f679481
Frade há um tópico específico acerca desse projecto:
https://aves.forumeiros.com/t4905p105-reintroducao-da-aguia-pesqueira-em-portugal
Relativamente à questão que colocas, creio que para já não há registo de nidificação, mas as aves que foram largadas eram juvenis e julgo que não nidificam no primeiro ano.
https://aves.forumeiros.com/t4905p105-reintroducao-da-aguia-pesqueira-em-portugal
Relativamente à questão que colocas, creio que para já não há registo de nidificação, mas as aves que foram largadas eram juvenis e julgo que não nidificam no primeiro ano.
É que eu observei uma no inicio de Abril, na Lagoa de Melides e pôs-se a hipótese de poder ser alguma do Alqueva.
Não creio, Frade. A águia-pesqueira é, sobretudo, um migrador de passagem no nosso país. Todos os anos passam dezenas (ou centenas?) de águias-pesqueiras pelo nosso país, em migração de África para os seus territórios de nidificação no norte da Europa. A putativa população nidificante e mesmo a população invernante são uma minoria e muitas das aves que são observadas nas nossas zonas húmidas estão realmente de passagem.
De qualquer forma, nunca se sabe... conseguiste determinar a idade da ave?
De qualquer forma, nunca se sabe... conseguiste determinar a idade da ave?
Disseram-me que actualmente não existem populações de águias-cobreira residentes todo o ano em território português! Mas eu tinha ideia que há. Poderiam-me esclarecer por favor?
Às 16H18 passou sobre a ponte velha para jusante a de anilha amarela (inscrição RK) seguida às 16H22 pela de anilha preta (inscrição 3SP).
Partilharam as águas de caça e cruzaram vários olhares... mas não me pareceram muito apaixonadas
Abraços
Jorge
Partilharam as águas de caça e cruzaram vários olhares... mas não me pareceram muito apaixonadas
Abraços
Jorge
Boa tarde,
Recupero este post no sentido de disponibilizar informação acerca de uma das águias-pesqueiras observadas no estuário do Cávado.
O report da equipa alemã, responsável pela marcação do indivíduo, está disponível no seguinte URL: recovery confirmation for the bird identified by ring DEH BA...31297 Ref: WH12527/2012
Votos de boas observações!
Recupero este post no sentido de disponibilizar informação acerca de uma das águias-pesqueiras observadas no estuário do Cávado.
O report da equipa alemã, responsável pela marcação do indivíduo, está disponível no seguinte URL: recovery confirmation for the bird identified by ring DEH BA...31297 Ref: WH12527/2012
jvicente- Número de Mensagens : 215
Local : Alverca do Ribatejo
Viva JVicente!
este URL não me leva a qualquer lado. Será falha do meu pc?
Cumprimentos
Jorge
este URL não me leva a qualquer lado. Será falha do meu pc?
Cumprimentos
Jorge
Olá Jorge,
Estás logado no forum? Penso que é necessário para que os URLs fiquem disponíveis.
Segue o link (faz copy/paste) para o download do pdf, via sendspace:
Se tiveres algum problema diz.
Um abraço,
Jorge
Estás logado no forum? Penso que é necessário para que os URLs fiquem disponíveis.
Segue o link (faz copy/paste) para o download do pdf, via sendspace:
- Código:
www.sendspace.com/file/60leqx
Se tiveres algum problema diz.
Um abraço,
Jorge
Obrigado Jorge Vicente. Vou ver como se faz isso. (sou um bocado leigo nestas coisas )
Aproveito para informar os que estão mais próximos de litoral norte de que, afinal, ainda está cá pelo menos um indivíduo no estuário do Cávado. Acabei de o ver a caçar (às 14h30) e pareceu-me em boa forma!!!
Cumprimentos
Jorge
Aproveito para informar os que estão mais próximos de litoral norte de que, afinal, ainda está cá pelo menos um indivíduo no estuário do Cávado. Acabei de o ver a caçar (às 14h30) e pareceu-me em boa forma!!!
Cumprimentos
Jorge
Portanto, deve ser mais ou menos isto:
ÁGUIA-PESQUEIRA (PANDION HALIAETUS) DE ANILHA PRETA NO TARSO ESQUERDO COM A INSCRIÇÃO «3SP» (BREVE HISTÓRIA)
Indivíduo de sexo indeterminado anilhado no ninho no dia 21.06.2011, cerca de 3 quilómetros a norte de Brüel – Alemanha.
No dia 15.01.2012 já tinha sido observado no estuário do Cávado – Esposende, onde foi confirmada a sua permanência até, pelo menos, 16.05.2012.
TOTAL DO PERCURSO:
- em menos de 7 meses a ave percorreu mais de 2000 (dois mil) km.
ÁGUIA-PESQUEIRA (PANDION HALIAETUS) DE ANILHA PRETA NO TARSO ESQUERDO COM A INSCRIÇÃO «3SP» (BREVE HISTÓRIA)
Indivíduo de sexo indeterminado anilhado no ninho no dia 21.06.2011, cerca de 3 quilómetros a norte de Brüel – Alemanha.
No dia 15.01.2012 já tinha sido observado no estuário do Cávado – Esposende, onde foi confirmada a sua permanência até, pelo menos, 16.05.2012.
TOTAL DO PERCURSO:
- em menos de 7 meses a ave percorreu mais de 2000 (dois mil) km.
Olá!
Não tens nada que agradecer Jorge. Fico satisfeito que a informação tenha sido do teu agrado.
O mapa está muito fixe
Seguem mais alguns dados que não constam no pdf.
Right tarsus: Vogelwarte Hiddensee BA031297 clip-ring
Ringer: Steffen Thiel
Location: near the town of Brüel, County of Parchim, Land of Mecklenburg-Vorpommern, north-eastern Germany, in a nest on a pylon.
Brood size: 3
Também segundo informação do Luis Palma, a outra ave que observaram, e que identificaste com a anilha amarela com o código RK, será uma ave proveniente da Escócia. Infelizmente o responsável pelo estudo da espécie por essas bandas, Roy Dennis, não está de momento disponível para fornecer informação acerca da ave. Se entretanto surgirem novidades, disponibilizo-as aqui.
Um abraço,
Jorge
Não tens nada que agradecer Jorge. Fico satisfeito que a informação tenha sido do teu agrado.
O mapa está muito fixe
Seguem mais alguns dados que não constam no pdf.
Right tarsus: Vogelwarte Hiddensee BA031297 clip-ring
Ringer: Steffen Thiel
Location: near the town of Brüel, County of Parchim, Land of Mecklenburg-Vorpommern, north-eastern Germany, in a nest on a pylon.
Brood size: 3
Também segundo informação do Luis Palma, a outra ave que observaram, e que identificaste com a anilha amarela com o código RK, será uma ave proveniente da Escócia. Infelizmente o responsável pelo estudo da espécie por essas bandas, Roy Dennis, não está de momento disponível para fornecer informação acerca da ave. Se entretanto surgirem novidades, disponibilizo-as aqui.
Um abraço,
Jorge
Preciosa informação!
Quanto ao mapa, "gamado" do google, espero não causar equívocos com o traçado de auto-estradas entre Bruel e Esposende
(teria sido interessante saber se o indivíduo se deslocou por águas interiores ou pela costa)
Aproveito para informar que desde há cerca de um mês e meio não era registada a observação de qualquer ave desta espécie no estuário do Cávado. Porém, desde o dia 26 de junho tem sido observado um indivíduo (ainda por confirmar se está anilhado).
Mais uma vez, bem-hajas pela disponibilidade, Jorge Vicente.
Abraço
Jorge
Quanto ao mapa, "gamado" do google, espero não causar equívocos com o traçado de auto-estradas entre Bruel e Esposende
(teria sido interessante saber se o indivíduo se deslocou por águas interiores ou pela costa)
Aproveito para informar que desde há cerca de um mês e meio não era registada a observação de qualquer ave desta espécie no estuário do Cávado. Porém, desde o dia 26 de junho tem sido observado um indivíduo (ainda por confirmar se está anilhado).
Mais uma vez, bem-hajas pela disponibilidade, Jorge Vicente.
Abraço
Jorge
Um abraço!
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos