Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Área da ZPE nas Berlengas reduz para metade espaço recomendado pela comunidade científica

Ir para baixo

Área da ZPE nas Berlengas reduz para metade espaço recomendado pela comunidade científica Empty Área da ZPE nas Berlengas reduz para metade espaço recomendado pela comunidade científica

Mensagem por jheitor Sáb maio 19, 2012 4:25 am

Área da ZPE nas Berlengas reduz para metade espaço recomendado pela comunidade científica

2012-05-18
fonte cienciahoje.pt

O governo português oficializou, ontem, o alargamento da Zona de Protecção Especial das Ilhas Berlengas de modo a incluir a primeira área marinha no género. Embora isto constitua um passo na direcção certa, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lamenta que a proposta reduza para metade a área recomendada pela comunidade científica que esteve na origem da proposta técnica de designação. A SPEA enviou no passado mês de Março uma queixa oficial à Comissão Europeia (CE) devido “ao atraso do Governo português na designação de ZPE marinhas”, segundo refere o comunicado.

Em 2006, a CE solicitou aos Estados Membros a declaração de uma rede marinha de Zonas de Protecção Especial (ZPE) que deveria estar completa até 2008. Com o objectivo de colmatar a falta de dados e metodologia a aplicar, a SPEA coordenou ao longo de quatro anos o projecto «LIFE IBAs Marinhas», numa parceria que incluiu o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
Posteriormente e “ao longo do período 2008-2012 nada aconteceu”, lê-se ainda. Perante “os injustificados atrasos do governo português”, a SPEA decidiu enviar uma queixa oficial à CE, solicitando a imediata designação da rede Portuguesa de ZPEs marinhas. Dois meses depois, o governo dá o primeiro passo.

“O alargamento da ZPE das Berlengas é uma boa notícia, sobretudo na véspera de comemorarmos o Dia Europeu do Mar este domingo” – salienta o Coordenador do Programa Marinho da SPEA, Iván Ramírez – “mas não deixa de ser uma pobre resposta do governo perante a ameaça duma sanção Europeia. Porém, a zona designada representa apenas cerca de metade da proposta original feita pelos biólogos que estudaram a área, e deixa de fora zonas de imenso valor biológico, como a área próxima do canhão submarino da Nazaré".

O ICNB escusou-se a apontar qualquer razão de ordem técnica que o tenham movido a não declarar a totalidade da área proposta pela comunidade científica. A SPEA lembra que a designação de uma zona como ZPE marinha não implica qualquer mudança nos usos económicos (pescas, turismo, energia, etc.) que possam existir na área, mas apenas reforçam a necessidade de uma utilização sustentável dos mesmos.

Luís Costa, director da SPEA, lamenta que “Portugal perca novamente uma excelente oportunidade para liderar a protecção do mar, já que os métodos usados pela SPEA ao longo do Projecto LIFE IBAs Marinhas são agora a referência em muitos outros países da Europa e do Mundo e não são aproveitados em casa própria.”

A SPEA recorda que existem mais 16 IBAs marinhas à espera de serem declaradas ZPE em Portugal, e reitera que continuará a reclamar a sua imediata protecção, para além da extensão desta recente ZPE designada para as Berlengas.

Entretanto, com o selo da Aidnature, o trabalho da SPEA nas Berlengas foi registado num documentário – «Berlengas and SPEA’s work for conservation» – que será apresentado no próximo domingo, na Fnac do Chiado, em Lisboa. Terá a duração de cerca de 15 minutos e foca-se no trabalho de conservação realizado por técnicos da SPEA com os roques-de-castros nos Farilhões (Arquipélago das Berlengas).

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54232&op=all
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos