Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lontra capturada dentro de uma agência bancária na Figueira da Foz

2 participantes

Ir para baixo

Lontra capturada dentro de uma agência bancária na Figueira da Foz Empty Lontra capturada dentro de uma agência bancária na Figueira da Foz

Mensagem por jheitor Qua maio 23, 2012 11:39 pm

Lontra capturada dentro de uma agência bancária na Figueira da Foz

23.05.2012

fonte: publico.pt

A lontra tentou refugiar-se sob o capô de um carro mas acabou por fugir para dentro da agência. A operação de resgate foi difícil mas só deixou marcas nas patas do animal...

O alerta foi dado à PSP por volta das 9h, por um comerciante. “A lontra entrou para a zona do motor de um carro, num local não acessível”, disse o sub-comissário Santos, da PSP da Figueira da Foz. O animal, uma lontra-comum macho juvenil, estava na zona da Praça General Freire de Andrade (Praça Velha), na baixa da cidade, a poucas centenas de metros do rio Mondego.

A captura envolveu o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Quiaios), a Polícia Marítima, a PSP e os bombeiros locais, que montaram uma verdadeira “caça à lontra” durante 20 minutos. Munidos de redes tentaram capturá-la uma e outra vez, sem sucesso. “Como é um animal muito esguio e com muita mobilidade conseguiu escapar”, diz Marisa Ferreira, coordenadora do centro.

O animal começou por se refugiar dentro de um carro, fugiu para outro, e acabou por entrar numa agência da Caixa Geral de Depósitos, onde foi finalmente capturado. Foi depois levado para o centro de recuperação, onde esteve sob observação durante todo o dia. Apesar do stress provocado pela captura, o animal “só ficou com queimaduras nas almofadas das patas, por causa do motor do carro, que estava quente”, refere Marisa Ferreira. A lontra “está agressiva, o que é bom sinal”, e deve ser restituída ao rio “em breve”.

A bióloga acredita que a lontra tenha saído pela madrugada do rio Mondego, que desagua ali perto, e atravessado uma estrada. “De manhã, com o barulho deve ter-se assustado e refugiou-se no primeiro local que encontrou, dentro do carro”, afirma.

“Foi uma manhã bem passada para alguns figueirenses”, com muitos curiosos a assistir à tentativa de captura, diz o sub-comissário Santos. O trânsito esteve cortado durante alguns minutos, para prevenir um eventual acidente.


http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1547361
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Lontra capturada dentro de uma agência bancária na Figueira da Foz Empty Re: Lontra capturada dentro de uma agência bancária na Figueira da Foz

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 24, 2012 4:31 am

Ainda há pouco tempo houve uma situação parecida envolvendo uma lontra na foz do Douro, mas essa não chegou a ser capturada.

http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se-quiser/lontra-porto-foz-esplanada-praia-tvi24/1319789-4088.html
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos