Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conferência Ecologia e Conservação de Peixes de Água Doce

Ir em baixo

Conferência Ecologia e Conservação de Peixes de Água Doce Empty Conferência Ecologia e Conservação de Peixes de Água Doce

Mensagem por jheitor Dom Maio 27, 2012 12:59 pm

Conferência Ecologia e Conservação de Peixes de Água Doce

2012-05-27

fonte : correiodominho.com

O auditório do Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira foi o local escolhido para a realização deste evento onde se reunirá a comunidade científica que, a nível internacional, tem estudado a problemática dos peixes de água doce. O arranque da conferência está marcado para o final da tarde de segunda-feira, com uma sessão de boas vindas pelas 17h15. Ainda durante essa tarde, a plateia poderá ouvir o primeiro palestrante convidado, Alex Flecker, da Universidade de Cornell, EUA, que abordará a importância dos peixes nos processos dos ecossistemas.
No dia seguinte, os trabalhos iniciam-se pelas 8h30 e prolongam-se até ao dia 2 de junho, coincidindo este último dia com o VI Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho.
Cerveira adquire, com estes eventos, uma centralidade em matéria científica que antes era ocupada pela cidade do Porto, onde se realizaram os dois últimos eventos do género, em 2010 e 2011, sobre espécies invasoras e alterações climáticas, com a participação ativa do Aquamuseu do Rio Minho.
A ideia de realizar a conferência internacional em Cerveira ganhou forma precisamente nesses eventos e consolidou-se no ano passado, altura em que se iniciou a preparação do encontro. Trazer para Cerveira a componente científica e de investigação, tendo o rio Minho como referência, foi um dos objetivos subjacentes ao investimento municipal. O Aqaumuseu foi inaugurado em 2005 e o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, explicou na altura que este equipamento teria caráte r multifacetado e seria também uma estrutura vocacionada para o estudo, divulgação, promoção e salvaguarda “deste importante recurso natural de que dispomos, que é o rio, de molde a assegurar a sua defesa e transmissão às gerações futuras”.
Ao abordar-se agora a temática dos peixes de água doce está também a ser recuperada uma matéria essencial que, segundo o responsável pelo Aquamuseu, Carlos Antunes, foi esquecida durante muito tempo, designadamente pelas entidades oficiais. O professor exemplifica com o caso do próprio rio Minho onde, até há alguns anos atrás, não se sabia da existência de espécies exóticas.
No entanto, sublinha o responsável, as águas doces e os ecossistemas a elas ligados têm uma importância bastante significativa, que tem de ser valorizada, até em matéria de recursos. Para Carlos Antunes, esta conferência surge também no quadro da dinâmica do Aqumauseu, que há cinco anos realiza o Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, para além de outros eventos, mantendo uma ligação estreita ao mundo universitário e à investigação.
A organização da Conferência Internacional Ecologia e Conservação de Peixes de Água Doce é da responsabilidade da Câmara Municipal, através do Aquamuseu do Rio Minho, da Escola Superior Gallaecia e do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=61743
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum