Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ano de seca na Madeira provocou diminuição de 10% nas reservas

Ir em baixo

Ano de seca na Madeira provocou diminuição de 10% nas reservas  Empty Ano de seca na Madeira provocou diminuição de 10% nas reservas

Mensagem por jheitor Sab Jun 02, 2012 8:13 am

Ano de seca na Madeira provocou diminuição de 10% nas reservas

02-05-2012

fonte : noticias.pt/

As reservas de água doce da ilha da Madeira diminuíram em 10% nos últimos meses e é "pouco provável inverter a atual situação de seca", a mais grave desde 1949, revelou hoje o presidente da Investimentos e Gestão da Água (IGA).

De acordo com Pimenta de França, perante o pobre ano hidrológico, as autoridades estão preocupadas em "assegurar os níveis freáticos dos aquíferos e o equilíbrio entre as disponibilidades de águas subterrâneas e os respectivos regimes de exploração", até porque a chuva que caiu na ilha durante os primeiros meses do ano foi apenas 20 por cento de outros anos.

Desta forma, e "tendo em conta que 80 por cento do volume anual de precipitação ocorre no primeiro semestre de cada ano hidrológico - período compreendido entre outubro de cada ano e março do ano seguinte -, é pouco provável que em 2012 haja precipitação capaz de inverter a atual situação de seca".

A Madeira tem capacidade para armazenar cerca de 1.250.000 metros cúbicos de água, dos quais 70 por cento em lagoas e 30 por cento em reservatórios associados a sistemas de distribuição de água para consumo humano e regadio.

As lagoas existentes na região destinam-se à armazenagem de excedências hídricas de inverno para compensação de pontas de consumo, sobretudo no regadio.

Desde 1949 que não chovia tão pouco, o que leva este responsável a admitir que "os períodos de seca prolongados, sobretudo se ocorridos em sucessivos anos hidrológicos, constituem sempre situações de ameaça à regularização do abastecimento público, com especial relevância para o regadio agrícola".

Pimenta de França confessa ter havido "um decréscimo de 50 por cento das disponibilidades hídricas superficiais, em prejuízo do próprio regadio. A regularização do regadio é hoje feita com base em medidas de gestão, e não através do reforço dos suprimentos em água", esclarece.

Contudo, há "aquíferos ainda não explorados na ilha da Madeira e são essas as nossas reservas, mas em volumes ainda desconhecidos", destaca.

Segundo a informação do IGA, "são consumidos, anualmente, cerca de 115.000.000 metros cúbicos de água nos sistemas públicos, 45 por cento dos quais no abastecimento público de água potável".

Há ainda a considerar outros consumos em sistemas privados de regadio agrícola de menor expressão, para além de um volume considerável na produção hidroenergética - parte do qual reaproveitado para produção de água potável ou rega, em função das disponibilidades hídricas, em cada momento do ano".


http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/327768-ano-de-seca-na-madeira-provocou-diminuicao-de-10-por-cento-nas-reservas
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum