OceanScan: a robótica ao serviço dos mares
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OceanScan: a robótica ao serviço dos mares
OceanScan: a robótica ao serviço dos mares
2012-06-05
fonte : ambienteonline.pt
Autonomous Underwater Vehicle e é a “menina-dos-olhos” da empresa portuguesa OceanScan. Este veículo robótico aquático tem, por um lado, permitido um melhorado conhecimento dos mares, mas poderá também representar um veículo de internacionalização a esta spin-off do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Aquática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
«De uma forma geral, o nosso mercado-alvo não é o mercado português em si, mas sim o internacional», explica Luís Madureira, um dos fundadores da empresa, adiantando que alguns negócios estão já a ser debatidos com clientes da Inglaterra, Alemanha e Rússia. A empresa dedica-se, por um lado, à vertente comercial dos veículos robóticos LAUV, mas também a projectos de investigação nacionais e europeus. Ao todo, já foram fornecidas cerca de 12 unidades.
O veículo funciona como plataforma com capacidade de navegação num dado percurso programado, na qual podem ser instalados diversos tipos de sensores. Daí que o LAUV possa ser usado em aplicações oceanográficas, militares ou de arqueologia marinha, sublinha Luís Madureira, dependendo dos sensores e sonares que lhe são acoplados. Ao nível ambiental, o veículo permite recolher dados relacionados com características biológicas, temperatura e qualidade da água, por exemplo.
O projecto original do LAUV foi desenvolvido ainda dentro do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Aquática da FEUP, com os dois investigadores que fundaram a OceanScan, tendo ganho inclusive um prémio BES Inovação, em 2006. Desde então, a equipa empresarial tem trabalhado numa evolução contínua do veículo.
«Há o interesse de nos mantermos a par do que o mercado é capaz de oferecer, em termos de sensores e sonares, mas também a evolução da plataforma em si», afirma o responsável. As melhorias no LAUV são visíveis, sobretudo, ao nível da precisão da navegação e da robustez do veículo, segundo a empresa.
http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=12240
2012-06-05
fonte : ambienteonline.pt
Autonomous Underwater Vehicle e é a “menina-dos-olhos” da empresa portuguesa OceanScan. Este veículo robótico aquático tem, por um lado, permitido um melhorado conhecimento dos mares, mas poderá também representar um veículo de internacionalização a esta spin-off do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Aquática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
«De uma forma geral, o nosso mercado-alvo não é o mercado português em si, mas sim o internacional», explica Luís Madureira, um dos fundadores da empresa, adiantando que alguns negócios estão já a ser debatidos com clientes da Inglaterra, Alemanha e Rússia. A empresa dedica-se, por um lado, à vertente comercial dos veículos robóticos LAUV, mas também a projectos de investigação nacionais e europeus. Ao todo, já foram fornecidas cerca de 12 unidades.
O veículo funciona como plataforma com capacidade de navegação num dado percurso programado, na qual podem ser instalados diversos tipos de sensores. Daí que o LAUV possa ser usado em aplicações oceanográficas, militares ou de arqueologia marinha, sublinha Luís Madureira, dependendo dos sensores e sonares que lhe são acoplados. Ao nível ambiental, o veículo permite recolher dados relacionados com características biológicas, temperatura e qualidade da água, por exemplo.
O projecto original do LAUV foi desenvolvido ainda dentro do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Aquática da FEUP, com os dois investigadores que fundaram a OceanScan, tendo ganho inclusive um prémio BES Inovação, em 2006. Desde então, a equipa empresarial tem trabalhado numa evolução contínua do veículo.
«Há o interesse de nos mantermos a par do que o mercado é capaz de oferecer, em termos de sensores e sonares, mas também a evolução da plataforma em si», afirma o responsável. As melhorias no LAUV são visíveis, sobretudo, ao nível da precisão da navegação e da robustez do veículo, segundo a empresa.
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