Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Petição contra megabarragem na Amazónia tem 350.000 assinaturas

Ir para baixo

Petição contra megabarragem na Amazónia tem 350.000 assinaturas Empty Petição contra megabarragem na Amazónia tem 350.000 assinaturas

Mensagem por jheitor Qua Jun 20, 2012 4:51 am

Petição contra megabarragem na Amazónia tem 350.000 assinaturas

20.06.2012

fonte : publico.pt

O chefe índio brasileiro Raoni, defensor da Amazónia, recebeu nesta terça-feira apoio internacional com a entrega de uma petição com 350.000 assinaturas contra a construção da megabarragem de Belo Monte, num afluente do Amazonas, no Norte do Brasil.

“Belo Monte é um combate simbólico à margem da conferência da ONU Rio+20, que debate o desenvolvimento sustentável. Este mega-projecto, que polui e inunda, não faz sentido”, disse à agência AFP Gert-Peter Bruch, presidente da organização não governamental Planeta Amazonas, responsável pela iniciativa da petição.

A petição foi lançada na Internet a partir de França e recebida por Raoni na presença de centenas de índios Kayapos e de outras etnias durante a sua assembleia anual Terra Livre, no Aterro do Flamenco, uma contra-cimeira organizada pela sociedade civil para protestar contra a Rio+20.

Belo Monte é a primeira de uma dezena de barragens que o Governo brasileiro quer construir para garantir o abastecimento de energia que a sexta maior economia do mundo precisa para crescer.

Com um custo estimado em 13 mil milhões de dólares, a construção da barragem vai implicar a inundação de 502 quilómetros quadrados. As terras dos povos índios não serão afectadas, mas a barragem arrisca-se a perturbar um dos seus meios de subsistência: a pesca.

Na segunda-feira, centenas de índios da Amazónia protestaram em frente ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), no Rio de Janeiro, contra os grandes projectos que financia, entre eles, Belo Monte.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1551180
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos