Pedido de Identificação
+3
jheitor
Helder Vieira
Lemuel Silva
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Pedido de Identificação
Muito boa tarde a todos, é bom ter tempo para voltar ao fórum aves
Observei esta ave há poucos dias atrás, na zona de Trancoso se não me engano. Encontrei-a num ambiente de montanha, pedregoso, com muito giestal e uns poucos carvalhos negrais ao nível da vegetação arbórea. Quando vi a ave identifiquei-a como um juvenil de Lanius, mas não consegui perceber qual a espécie. Tirei-lhe esta fotografia que, pela qualidade deficitária, pouco me ajudou, uma vez que no Douro Litoral, onde vivo, não existem Lanius ou são muito raros, nunca tinha visto nenhum. Enfim, eu penso que seja um juvenil de picanço barreteiro, apesar da fotografia que tirei não apresentar aquelas cores claras e vistosas das fotos de excelência que encontrei na net. Será que me podem confirmar se estou certo ou elucidarem-me noutro sentido? Obrigado
Observei esta ave há poucos dias atrás, na zona de Trancoso se não me engano. Encontrei-a num ambiente de montanha, pedregoso, com muito giestal e uns poucos carvalhos negrais ao nível da vegetação arbórea. Quando vi a ave identifiquei-a como um juvenil de Lanius, mas não consegui perceber qual a espécie. Tirei-lhe esta fotografia que, pela qualidade deficitária, pouco me ajudou, uma vez que no Douro Litoral, onde vivo, não existem Lanius ou são muito raros, nunca tinha visto nenhum. Enfim, eu penso que seja um juvenil de picanço barreteiro, apesar da fotografia que tirei não apresentar aquelas cores claras e vistosas das fotos de excelência que encontrei na net. Será que me podem confirmar se estou certo ou elucidarem-me noutro sentido? Obrigado
Lemuel Silva- Número de Mensagens : 880
Local : Porto
Re: Pedido de Identificação
Parece-me uma "cartaxa", juvenil
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Helder Vieira escreveu:Parece-me uma "cartaxa", juvenil
concordo
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
Não pode ser um Saxicola rubetra??
Sim, pela minha observação da imagem parece mesmo ser um cartaxo-nortenho.
Upupa epops- Número de Mensagens : 523
Local : Aveiro
Notem que os cartaxos-comuns por vezes apresentam uma lista supraciliar clara, o que conduz amiúde a identificações erradas.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Txiii! Que vergonha, logo eu que observo aves há tantos anos. Realmente não podia ser o picanço-barreteiro, embora confesso que a ave me tenha parecido maior que um cartaxo, alias, na altura achei que era maior que um pardal, mas também estava um pouco longe é verdade. Em que ficamos então? N me parece que tenha mais nenhuma fotografia para ajudar....
Cartaxo comum.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Ainda por cima tinha que ser o comum. Que desilusão!