Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Google Earth e saidas de campo

4 participantes

Ir para baixo

Google Earth e saidas de campo Empty Google Earth e saidas de campo

Mensagem por Telmo Ribeiro Qui Jun 28, 2012 6:22 pm

Alguém usa o Google Earth para assinalar num mapa detalhado os locais de observação de aves e outra vida selvagem? Comecei hoje a pensar em usar este programa para começar a registar os locais onde observei as varias especies, datas, e horas.

Alguém sabe acerca da viabilidade deste sistema de registos a longo prazo? Têm experiencia? É que estive a introduzir os avistamentos que tenho registados em papel das ultimas 3 semanas, e a zona que visito regularmente está a ficar bastante bem preenchida com mamiferos aves e invertebrados.
Sabem se é possivel partilhar estas coordenadas com outros utilizadores? Como seria feito, e será que dá para eu filtrar o que é partilhado? É que tenho aqui no meu Google Earth as localizações dos vários ninhos que conheço para fins de seguimento/estabelecimento de territórios para possivel futura utilização cientifica a quem isto possa vir a interessar, que como devem imaginar não querei partilhar caso acabe por partilhar os avistamentos que tenho já assinalados...
Ou isto sincroniza-se imediatamente com alguma base de dados na net? Como poderei fazer backup dos spots/nomes/Dia e hora dos avistamentos de forma a poder recupera-los...
E já agora alguém sabe se é possivel organizar estes spots em termos de tipos? =P

Desculpem lá se este post for desinteressante sem utilidade. Estou apenas a tentar esquematizar a minha base de dados de avistamentos de forma a conseguir ter um mapa/atlas pessoal do que tenho visto nas minhas saidas de campo...

Isto é um exemplo do que já tenho por aqui...
Google Earth e saidas de campo Googleca

Como podem ver já se começa a tornar confuso, e ainda tenho muito a adicionar... Se alguém quiser ajudar agradeço desde já...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 39
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Google Earth e saidas de campo Empty Re: Google Earth e saidas de campo

Mensagem por António Beira Alta Sex Jun 29, 2012 12:44 am

Eu já utilizo o GE há bastante tempo , não tanto no ambito das aves mas mais para planear e registar percursos de BTT , caminhadas , locais geologicamente interessantes etc .
Então vamos por partes , para ver se te consigo ajudar nalguma coisa .
Respondendo á tua primeira questão , tenho locais e percursos guardados na pasta" os meus locais " há para ai 8/9 anos , mas atenção que estes dados ficam guardados no PC algures numa pasta dentro da pasta do programa , logo ficam susceptiveis a avarias no PC , mas podes ir fazendo um back-up destes dados para o caso de algo correr mal , eu ver se descubro onde são guardados esses dados e se é possivel copiar sem problemas para uma pen e guardar . Quanto á partilha , é possivel e podes partilhar por e-mail ( mais seguro para o que pretendes ) ou atraves da comunidade GE , um grupo global de utilizadores com diversos temas e de certeza que as aves fazem parte . Uma clicadela com o botão direito do rato em cima do local que queres partilhar dá-te as opções de copiar , e-mail e partilhar( GE comunity ) . Antes de mais vais ter que começar a organizar os dados que ai tens , é possivel criares varias pastas e sub-pastas , sugeria-te que fizesses algo do tipo : Concelho » freguesia » ordem»especie de animal , ou então em vez de ser por concelho orientas uma especie de quadriculas , por exemplo 5kmx5km e identifica-las . Podes criar as pastas clicando com o botão direito do rato em " os meus locais " e a seguir " criar pasta e depois podes criar outras dentro desta etc. Depois de guardadas é só escolheres o que queres que seja visualizado na imagem para que não se torne tão confuso .
Espero ter-te ajudado , se tiveres duvidas vai perguntando que eu ajudo no que souber , boa sorte .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Google Earth e saidas de campo Empty Re: Google Earth e saidas de campo

Mensagem por Telmo Ribeiro Sex Jun 29, 2012 4:16 am

Obrigado! Isto vai dar muito trabalho pois tenho cadernos para aves, mamiferos e repteis, plantas, e odonatae que são as areas de maior interesse para mim...Vai ser lindo =) looool A ver vamos =))) Obrigadissimo pela ajuda
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 39
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Google Earth e saidas de campo Empty Re: Google Earth e saidas de campo

Mensagem por jheitor Sex Jun 29, 2012 4:27 am

Telmo com essa informação toda estas uma enciclopédia em breve....

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Google Earth e saidas de campo Empty Re: Google Earth e saidas de campo

Mensagem por Telmo Ribeiro Sex Jun 29, 2012 4:31 am

Tenho já um bom volume de informação sim =) E só estou a registar as especies cujos nomes sei já de cor e cuja identificação consigo fazer a 100%, há avistamentos que não registo por não ter certezas...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 39
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Google Earth e saidas de campo Empty Re: Google Earth e saidas de campo

Mensagem por Paulo Alves Sex Jun 29, 2012 4:41 am

Telmo Ribeiro escreveu:Obrigado! Isto vai dar muito trabalho pois tenho cadernos para aves, mamiferos e repteis, plantas, e odonatae que são as areas de maior interesse para mim...Vai ser lindo =) looool A ver vamos =))) Obrigadissimo pela ajuda

Porque é que registas esses dados no Google Earth? Na minha opinião existem sítios mais apropriados... PortugalAves, E-bird, Biodiversity4All... Tens acesso a essa informação, indicas o local onde foi feito e teoricamente não há o risco de perderes dados.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Google Earth e saidas de campo Empty Re: Google Earth e saidas de campo

Mensagem por Telmo Ribeiro Sex Jun 29, 2012 4:44 am

O Portugal Aves permite introduzir mamiferos, odonatae, algumas plantas como cardos, fungos e outras coisas de interesse?
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 39
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Google Earth e saidas de campo Empty Re: Google Earth e saidas de campo

Mensagem por Paulo Alves Sex Jun 29, 2012 4:46 am

Não, daí eu ter mencionado também o Biodiversity4All para esses casos.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Google Earth e saidas de campo Empty Re: Google Earth e saidas de campo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos