Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hydrobates pelagicus

5 participantes

Ir para baixo

Hydrobates pelagicus Empty Hydrobates pelagicus

Mensagem por scirpaceus Ter Jun 24, 2008 11:09 pm

Caros membros do fórum

Depois de umas tentativas de captura de Hydrobates pelagicus no Cabo Mondego nos finais dos anos 90, com resultados negativos, devido à intensidade do vento que se faz sentir naquele local, tive sempre a sensação que as tentativas poderiam resultar se aproveitasse alguma das praias situadas a norte da Serra da Boa Viagem, com dunas mais elevadas.

Mas só esta noite é que voltei a repetir a tentativa, com a participação do Helder Cardoso e do Miguel Araujo, na praia do Poço da Cruz, a norte da Praia de Mira. Desta vez com sucesso, sendo interessante que a primeira ave capturada tinha anilha portuguesa.

Assim, devido ao sucesso da operação de captura e anilhagem, vai ser colocado em prática um programa de captura desta espécie para este local durante o ano de 2009, bem como para outro local, perto da região de Peniche.

Um abraço

Paulo

P.S. No final ainda deu para tentarmos, tambem com sucesso, a captura de Caprimulgus europaeus nas proximidades deste local.
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrobates pelagicus Empty Re: Hydrobates pelagicus

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 25, 2008 2:56 am

Muito interessante, Paulo!

Aproveito para deixar aqui o link para a página do projecto de anilhagem desta espécie que tem vindo a ser desenvolvido no Algarve: http://stormies-online.blogspot.com/

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrobates pelagicus Empty Re: Hydrobates pelagicus

Mensagem por Alexandre_Leitão Qua Jun 25, 2008 6:32 am

Pessoalmente, fico extremamente agradado com estas notícias.
E passo explicar: tenho a ideia de que esta espécie cria algures em Portugal. Na minha opinião (e, para ser honesto, a inspiração nestas ideias vem do Martin Poot) existem locais adequados à reprodução, mas nunca se conseguiu detectar (é amnhoso o bicho...).

Com a captura neste período (embora ainda possam haver aves em passagem) por vocês, fica-me ainda mais enraizada esta ideia. Conseguiram capturar alguma ave com pelada de incubação? Usaram chamamentos a que distância?

Os meus parabéns.
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrobates pelagicus Empty Re: Hydrobates pelagicus

Mensagem por scirpaceus Qui Jun 26, 2008 10:00 am

A ave que recapturamos apresentava pelada de incubação incompleta, mas de acordo com informação prestada pelo Marcial, tal situação tambem foi registada por eles, na altura da captura a 31 de Maio.

Quanto à distância, referes-te à distancia da água? Se for o caso andava pelos 50m. Para a próxima semana contamos repetir a sessão numa pequena praia no Cabo Mondego, caso consiga obter autorização da CIMPOR para entrar no perimetro da fábrica.

Um abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrobates pelagicus Empty Peniche, estamos lá

Mensagem por Júlio Reis Qui Set 04, 2008 4:07 am

scirpaceus escreveu:Assim, devido ao sucesso da operação de captura e anilhagem, vai ser colocado em prática um programa de captura desta espécie para este local durante o ano de 2009, bem como para outro local, perto da região de Peniche.
Gostava de assistir às sessões perto de Peniche, caso se venham a verificar, já que já assisti na Almádena, Algarve. Vão postando aqui ou avisem por PM caso me queiram levar como pendura (e interessado na anilhagem).

Por falar em interesse... o que posso ir fazendo com vista a (quem sabe?) no futuro começar a anilhar? Como pai de família tenho pouco tempo e pouca capacidade de me deslocar para longe do meu local de "nidificação"... (situação meramente temporária: dentro de 20 anos já as minhas crias estarão nidífugas Laughing) Possivelmente, assistir a sessões de anilhagem, e continuar a trabalhar nas minhas capacidades de identificação sem ser "na mão", saindo para o campo... mais alguma coisa?

Júlio.
Júlio Reis
Júlio Reis

Número de Mensagens : 40
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.tintazul.com.pt/julio.reis/

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrobates pelagicus Empty Re: Hydrobates pelagicus

Mensagem por scirpaceus Qui Set 04, 2008 4:59 am

Júlio Reis escreveu:
scirpaceus escreveu:Assim, devido ao sucesso da operação de captura e anilhagem, vai ser colocado em prática um programa de captura desta espécie para este local durante o ano de 2009, bem como para outro local, perto da região de Peniche.
Gostava de assistir às sessões perto de Peniche, caso se venham a verificar, já que já assisti na Almádena, Algarve. Vão postando aqui ou avisem por PM caso me queiram levar como pendura (e interessado na anilhagem).

Por falar em interesse... o que posso ir fazendo com vista a (quem sabe?) no futuro começar a anilhar? Como pai de família tenho pouco tempo e pouca capacidade de me deslocar para longe do meu local de "nidificação"... (situação meramente temporária: dentro de 20 anos já as minhas crias estarão nidífugas Laughing) Possivelmente, assistir a sessões de anilhagem, e continuar a trabalhar nas minhas capacidades de identificação sem ser "na mão", saindo para o campo... mais alguma coisa?

Júlio.

Perto de Peniche tem o Paul da Tornada onde neste momento está a decorrer uma campanha de anilhagem de aves migradoras e que termina a 15 de Setembro (por acaso estou neste momento a participar com as minhas "crias" :-) ). Fora deste periodo, anilham aqui regularmente aos fins de semana de 15 em 15 dias. Pode contactar o Helder Cardoso que tem o contacto disponivel em http://www.apaa.pt/ligacoes05.html

Tambem existe outro local onde efectuam campanhas regulares de anilhagem, em Arrife e a informação está disponivel em http://www.apaa.pt/ligacoes13.html

Um abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrobates pelagicus Empty Re: Hydrobates pelagicus

Mensagem por RicardoLima Sáb Set 06, 2008 5:08 am

Também estive 2 noites em Almadena e dos cerca de 150 H. pelagicus que apanhámos, uma boa proporção tinha pelada de incubação (talvez quase metade), sendo que numa mão cheia deles a tinham bem desenvolvida.

O Rob Thomas, envolvido no projecto de anilhagem em Almadena, também está desconfiado que a espécie nidifica em Portugal. Até fizemos uma incursão aos ilhéus do Martinhal para ver se algo se passava por lá, mas nada de painhos por aquelas bandas. O problema é que não faltam lugares candidatos ao longo da costa... Talvez um com menos gaivotas que o Martinhal traga melhores resultados!

RicardoLima

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Local : Lancaster / Cascais / Sao Tome
Data de inscrição : 29/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrobates pelagicus Empty Re: Hydrobates pelagicus

Mensagem por Júlio Reis Seg Set 08, 2008 3:17 am

RicardoLima escreveu:O Rob Thomas, envolvido no projecto de anilhagem em Almadena, também está desconfiado que a espécie nidifica em Portugal.
Força aos anilhadores que tentam estabelecer outros pontos de captura de H. pelagicus ao longo da costa portuguesa, pois podem ajudar a detectar locais de cria tanto pela presença, como pela ausência de aves: se já não estão presentes, podem ter (nidi)ficado pelo caminho.

Sabe-se se a espécie percorre toda a costa portuguesa? Há registos de anilhagem na Galiza? As aves geralmente pelam quantos dias antes da nidificação? Estou só a pensar em voz alta.
Júlio Reis
Júlio Reis

Número de Mensagens : 40
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.tintazul.com.pt/julio.reis/

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrobates pelagicus Empty Re: Hydrobates pelagicus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos