Hydrobates pelagicus
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Anilhagem
Página 1 de 1
Hydrobates pelagicus
Caros membros do fórum
Depois de umas tentativas de captura de Hydrobates pelagicus no Cabo Mondego nos finais dos anos 90, com resultados negativos, devido à intensidade do vento que se faz sentir naquele local, tive sempre a sensação que as tentativas poderiam resultar se aproveitasse alguma das praias situadas a norte da Serra da Boa Viagem, com dunas mais elevadas.
Mas só esta noite é que voltei a repetir a tentativa, com a participação do Helder Cardoso e do Miguel Araujo, na praia do Poço da Cruz, a norte da Praia de Mira. Desta vez com sucesso, sendo interessante que a primeira ave capturada tinha anilha portuguesa.
Assim, devido ao sucesso da operação de captura e anilhagem, vai ser colocado em prática um programa de captura desta espécie para este local durante o ano de 2009, bem como para outro local, perto da região de Peniche.
Um abraço
Paulo
P.S. No final ainda deu para tentarmos, tambem com sucesso, a captura de Caprimulgus europaeus nas proximidades deste local.
Depois de umas tentativas de captura de Hydrobates pelagicus no Cabo Mondego nos finais dos anos 90, com resultados negativos, devido à intensidade do vento que se faz sentir naquele local, tive sempre a sensação que as tentativas poderiam resultar se aproveitasse alguma das praias situadas a norte da Serra da Boa Viagem, com dunas mais elevadas.
Mas só esta noite é que voltei a repetir a tentativa, com a participação do Helder Cardoso e do Miguel Araujo, na praia do Poço da Cruz, a norte da Praia de Mira. Desta vez com sucesso, sendo interessante que a primeira ave capturada tinha anilha portuguesa.
Assim, devido ao sucesso da operação de captura e anilhagem, vai ser colocado em prática um programa de captura desta espécie para este local durante o ano de 2009, bem como para outro local, perto da região de Peniche.
Um abraço
Paulo
P.S. No final ainda deu para tentarmos, tambem com sucesso, a captura de Caprimulgus europaeus nas proximidades deste local.
Re: Hydrobates pelagicus
Muito interessante, Paulo!
Aproveito para deixar aqui o link para a página do projecto de anilhagem desta espécie que tem vindo a ser desenvolvido no Algarve: http://stormies-online.blogspot.com/
1 abraço,
Gonçalo
Aproveito para deixar aqui o link para a página do projecto de anilhagem desta espécie que tem vindo a ser desenvolvido no Algarve: http://stormies-online.blogspot.com/
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Pessoalmente, fico extremamente agradado com estas notícias.
E passo explicar: tenho a ideia de que esta espécie cria algures em Portugal. Na minha opinião (e, para ser honesto, a inspiração nestas ideias vem do Martin Poot) existem locais adequados à reprodução, mas nunca se conseguiu detectar (é amnhoso o bicho...).
Com a captura neste período (embora ainda possam haver aves em passagem) por vocês, fica-me ainda mais enraizada esta ideia. Conseguiram capturar alguma ave com pelada de incubação? Usaram chamamentos a que distância?
Os meus parabéns.
E passo explicar: tenho a ideia de que esta espécie cria algures em Portugal. Na minha opinião (e, para ser honesto, a inspiração nestas ideias vem do Martin Poot) existem locais adequados à reprodução, mas nunca se conseguiu detectar (é amnhoso o bicho...).
Com a captura neste período (embora ainda possam haver aves em passagem) por vocês, fica-me ainda mais enraizada esta ideia. Conseguiram capturar alguma ave com pelada de incubação? Usaram chamamentos a que distância?
Os meus parabéns.
Alexandre_Leitão- Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
A ave que recapturamos apresentava pelada de incubação incompleta, mas de acordo com informação prestada pelo Marcial, tal situação tambem foi registada por eles, na altura da captura a 31 de Maio.
Quanto à distância, referes-te à distancia da água? Se for o caso andava pelos 50m. Para a próxima semana contamos repetir a sessão numa pequena praia no Cabo Mondego, caso consiga obter autorização da CIMPOR para entrar no perimetro da fábrica.
Um abraço
Paulo
Quanto à distância, referes-te à distancia da água? Se for o caso andava pelos 50m. Para a próxima semana contamos repetir a sessão numa pequena praia no Cabo Mondego, caso consiga obter autorização da CIMPOR para entrar no perimetro da fábrica.
Um abraço
Paulo
Peniche, estamos lá
Gostava de assistir às sessões perto de Peniche, caso se venham a verificar, já que já assisti na Almádena, Algarve. Vão postando aqui ou avisem por PM caso me queiram levar como pendura (e interessado na anilhagem).scirpaceus escreveu:Assim, devido ao sucesso da operação de captura e anilhagem, vai ser colocado em prática um programa de captura desta espécie para este local durante o ano de 2009, bem como para outro local, perto da região de Peniche.
Por falar em interesse... o que posso ir fazendo com vista a (quem sabe?) no futuro começar a anilhar? Como pai de família tenho pouco tempo e pouca capacidade de me deslocar para longe do meu local de "nidificação"... (situação meramente temporária: dentro de 20 anos já as minhas crias estarão nidífugas ) Possivelmente, assistir a sessões de anilhagem, e continuar a trabalhar nas minhas capacidades de identificação sem ser "na mão", saindo para o campo... mais alguma coisa?
Júlio.
Júlio Reis escreveu:Gostava de assistir às sessões perto de Peniche, caso se venham a verificar, já que já assisti na Almádena, Algarve. Vão postando aqui ou avisem por PM caso me queiram levar como pendura (e interessado na anilhagem).scirpaceus escreveu:Assim, devido ao sucesso da operação de captura e anilhagem, vai ser colocado em prática um programa de captura desta espécie para este local durante o ano de 2009, bem como para outro local, perto da região de Peniche.
Por falar em interesse... o que posso ir fazendo com vista a (quem sabe?) no futuro começar a anilhar? Como pai de família tenho pouco tempo e pouca capacidade de me deslocar para longe do meu local de "nidificação"... (situação meramente temporária: dentro de 20 anos já as minhas crias estarão nidífugas ) Possivelmente, assistir a sessões de anilhagem, e continuar a trabalhar nas minhas capacidades de identificação sem ser "na mão", saindo para o campo... mais alguma coisa?
Júlio.
Perto de Peniche tem o Paul da Tornada onde neste momento está a decorrer uma campanha de anilhagem de aves migradoras e que termina a 15 de Setembro (por acaso estou neste momento a participar com as minhas "crias" :-) ). Fora deste periodo, anilham aqui regularmente aos fins de semana de 15 em 15 dias. Pode contactar o Helder Cardoso que tem o contacto disponivel em http://www.apaa.pt/ligacoes05.html
Tambem existe outro local onde efectuam campanhas regulares de anilhagem, em Arrife e a informação está disponivel em http://www.apaa.pt/ligacoes13.html
Um abraço
Paulo Tenreiro
Também estive 2 noites em Almadena e dos cerca de 150 H. pelagicus que apanhámos, uma boa proporção tinha pelada de incubação (talvez quase metade), sendo que numa mão cheia deles a tinham bem desenvolvida.
O Rob Thomas, envolvido no projecto de anilhagem em Almadena, também está desconfiado que a espécie nidifica em Portugal. Até fizemos uma incursão aos ilhéus do Martinhal para ver se algo se passava por lá, mas nada de painhos por aquelas bandas. O problema é que não faltam lugares candidatos ao longo da costa... Talvez um com menos gaivotas que o Martinhal traga melhores resultados!
O Rob Thomas, envolvido no projecto de anilhagem em Almadena, também está desconfiado que a espécie nidifica em Portugal. Até fizemos uma incursão aos ilhéus do Martinhal para ver se algo se passava por lá, mas nada de painhos por aquelas bandas. O problema é que não faltam lugares candidatos ao longo da costa... Talvez um com menos gaivotas que o Martinhal traga melhores resultados!
RicardoLima- Número de Mensagens : 66
Local : Lancaster / Cascais / Sao Tome
Força aos anilhadores que tentam estabelecer outros pontos de captura de H. pelagicus ao longo da costa portuguesa, pois podem ajudar a detectar locais de cria tanto pela presença, como pela ausência de aves: se já não estão presentes, podem ter (nidi)ficado pelo caminho.RicardoLima escreveu:O Rob Thomas, envolvido no projecto de anilhagem em Almadena, também está desconfiado que a espécie nidifica em Portugal.
Sabe-se se a espécie percorre toda a costa portuguesa? Há registos de anilhagem na Galiza? As aves geralmente pelam quantos dias antes da nidificação? Estou só a pensar em voz alta.
Fórum Aves :: Aves :: Anilhagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos