Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova descarga poluente na ribeira dos Milagres

Ir para baixo

Nova descarga poluente na ribeira dos Milagres Empty Nova descarga poluente na ribeira dos Milagres

Mensagem por Andorinha-dáurica Qui Jun 26, 2008 4:35 pm

Comissão Ambiental denuncia nova descarga poluente na ribeira dos Milagres
26.06.2008
Lusa

A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres denunciou hoje às autoridades mais uma descarga de efluentes suinícolas naquele curso de água, afluente do rio Lis.

Hoje, cerca das 08h30, a "água e a espuma eram negras", sinais de que a "descarga tinha acontecido há pouco tempo" e eram visíveis os sinais dos dejectos no ribeiro, afirmou Rui Crespo, porta-voz da comissão.

Esta é já a segunda descarga que a comissão denuncia à GNR este mês, uma situação que se verifica com mais frequência nos meses de Verão, já que os empresários suinícolas têm poucas soluções para escoar os efluentes.

O espalhamento de dejectos em campos agrícolas é uma das soluções mais utilizadas pelo sector mas em momentos de maior calor esta solução acaba por ser contestada pelos moradores vizinhos.

Já o despejo controlado nos rios é também dificultado pela menor dimensão dos cursos de água e qualquer pequeno despejo afecta a qualidade dos leitos.

A descarga de hoje foi mais um capítulo da história da ribeira, marcada por vários atentados ambientais atribuídos ao sector suinícola.

Os problemas ambientais da ribeira forçaram os empresários a organizar-se para criar uma empresa que irá gerir um sistema de saneamento das explorações, para impedir os despejos nos cursos de água. A localização da nova Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas já foi aprovada, representando um dos passos mais importantes do projecto global de recuperação da bacia hidrográfica do rio Lis.

O projecto deverá estar concluído dentro de dois anos mas, até lá, os efluentes terão de continuar a ser apenas despejados em solos agrícolas ou, com descargas autorizadas, nos cursos de água.

Fonte: Ecosfera
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos