Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Anilhagem
Página 1 de 1
Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto
Boa tarde,
Numa das componentes do Projecto Life Natureza "Innovation against poisoning", que aborda a temática do uso ilegal de venenos e seus efeitos na fauna silvestre, está prevista a captura e marcação de grifos (e de outras espécies), em especial indivíduos adultos, com anilhas coloridas e marcas alares e também a marcação de alguns deles com emissores, na zona do Tejo Internacional. Estas marcações servirão para melhor conhecer as áreas vitais destes indivíduos, os locais onde se alimentam e eventualmente, identificar locais onde ocorra uso ilegal de venenos.
Decorreu no passado sábado uma destas sessões de captura. Foram capturados 36 indivíduos, que foram marcados com marcas alares e anilhas de cor e 4 também com emissores.
Estejam atentos e caso observem ou fotografem indivíduos marcados, por favor informem-nos: cpachec@gmail.com ou infante.samuel@gmail.com.
Numa das componentes do Projecto Life Natureza "Innovation against poisoning", que aborda a temática do uso ilegal de venenos e seus efeitos na fauna silvestre, está prevista a captura e marcação de grifos (e de outras espécies), em especial indivíduos adultos, com anilhas coloridas e marcas alares e também a marcação de alguns deles com emissores, na zona do Tejo Internacional. Estas marcações servirão para melhor conhecer as áreas vitais destes indivíduos, os locais onde se alimentam e eventualmente, identificar locais onde ocorra uso ilegal de venenos.
Decorreu no passado sábado uma destas sessões de captura. Foram capturados 36 indivíduos, que foram marcados com marcas alares e anilhas de cor e 4 também com emissores.
Estejam atentos e caso observem ou fotografem indivíduos marcados, por favor informem-nos: cpachec@gmail.com ou infante.samuel@gmail.com.
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Re: Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto
Carlos , há alguma hipotese de eu poder seguir online os individuos com emissores , para se ir acompanhando por onde andam , ou ir ver por exemplo o histórico , para saber se um dado individuo observado era portador de emissor ? Desde já agradeço a tua resposta .
António Beira Alta- Número de Mensagens : 1618
Local : Guarda e arredores
António,
É algo que não sei responder de momento. Não sei se está previsto no projecto que os dados sejam tornado públicos em alguma plataforma. Terei que consultar os responsáveis e depois informarei. O projecto abrange diversos países e implica a marcação de várias espécies regularmente vítimas do uso ilegal do veneno, entre as quais grifos, abutres-pretos, britangos, raposas, pegas-rabudas, milhafres-reais.
Abraço
Carlos
É algo que não sei responder de momento. Não sei se está previsto no projecto que os dados sejam tornado públicos em alguma plataforma. Terei que consultar os responsáveis e depois informarei. O projecto abrange diversos países e implica a marcação de várias espécies regularmente vítimas do uso ilegal do veneno, entre as quais grifos, abutres-pretos, britangos, raposas, pegas-rabudas, milhafres-reais.
Abraço
Carlos
Bem hajas pela tua resposta Carlos , o meu interesse pelo seguimento dos grifos ou abutres - pretos com emissor é para já ter uma noção mais clara das rotas que utilizam para alimentação , e saber a proveniencia dos individuos que sobrevoam a minha zona habitual de observação , por isso se souberes de outros projectos mais antigos que possam disponibilizar essa informação agradecia .
Certamente te poderei ir mantendo informado se eles forem para essa zona
Carlos Pacheco escreveu:Certamente te poderei ir mantendo informado se eles forem para essa zona
Só tenho a agradecer-te , é que nos ultimos tempos ( pode ser por andar mais atento aos mesmos ) parece-me que a zona da Serra da Estrela anda muito concorrida .
Deve ser mesmo de andares com mais atenção:-) É regular a presença na Estrela, Gardunha e em áreas bastante para oeste no Alentejo (Arraiolos, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Avis), mas passam facilmente despercebidos porque normalmente andam bastante altos.
Boa Noite,
No passado dia 7/11 avistei este grifo nas portas de rodão, do lado de Nisa com marcas alares a verde (7T) não sei se foi marcado no projecto ou se deverei passar a imagem e a indicação a mais alguém.
Cumprimentos,
Mário Pinto
No passado dia 7/11 avistei este grifo nas portas de rodão, do lado de Nisa com marcas alares a verde (7T) não sei se foi marcado no projecto ou se deverei passar a imagem e a indicação a mais alguém.
Cumprimentos,
Mário Pinto
MPinto- Número de Mensagens : 64