Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

3 participantes

Ir para baixo

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto Empty Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

Mensagem por Carlos Pacheco Seg Jul 09, 2012 7:54 am

Boa tarde,

Numa das componentes do Projecto Life Natureza "Innovation against poisoning", que aborda a temática do uso ilegal de venenos e seus efeitos na fauna silvestre, está prevista a captura e marcação de grifos (e de outras espécies), em especial indivíduos adultos, com anilhas coloridas e marcas alares e também a marcação de alguns deles com emissores, na zona do Tejo Internacional. Estas marcações servirão para melhor conhecer as áreas vitais destes indivíduos, os locais onde se alimentam e eventualmente, identificar locais onde ocorra uso ilegal de venenos.

Decorreu no passado sábado uma destas sessões de captura. Foram capturados 36 indivíduos, que foram marcados com marcas alares e anilhas de cor e 4 também com emissores.

Estejam atentos e caso observem ou fotografem indivíduos marcados, por favor informem-nos: cpachec@gmail.com ou infante.samuel@gmail.com.

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto D3070712montebaratacome
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto Empty Re: Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

Mensagem por António Beira Alta Seg Jul 09, 2012 12:18 pm

Carlos , há alguma hipotese de eu poder seguir online os individuos com emissores , para se ir acompanhando por onde andam , ou ir ver por exemplo o histórico , para saber se um dado individuo observado era portador de emissor ? Desde já agradeço a tua resposta .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto Empty Re: Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Jul 10, 2012 8:18 am

António,

É algo que não sei responder de momento. Não sei se está previsto no projecto que os dados sejam tornado públicos em alguma plataforma. Terei que consultar os responsáveis e depois informarei. O projecto abrange diversos países e implica a marcação de várias espécies regularmente vítimas do uso ilegal do veneno, entre as quais grifos, abutres-pretos, britangos, raposas, pegas-rabudas, milhafres-reais.
Abraço
Carlos
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto Empty Re: Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

Mensagem por António Beira Alta Ter Jul 10, 2012 11:15 am

Bem hajas pela tua resposta Carlos , o meu interesse pelo seguimento dos grifos ou abutres - pretos com emissor é para já ter uma noção mais clara das rotas que utilizam para alimentação , e saber a proveniencia dos individuos que sobrevoam a minha zona habitual de observação , por isso se souberes de outros projectos mais antigos que possam disponibilizar essa informação agradecia .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto Empty Re: Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Jul 10, 2012 11:20 am

Certamente te poderei ir mantendo informado se eles forem para essa zona Very Happy
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto Empty Re: Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

Mensagem por António Beira Alta Ter Jul 10, 2012 11:25 am

Carlos Pacheco escreveu:Certamente te poderei ir mantendo informado se eles forem para essa zona Very Happy

Só tenho a agradecer-te , é que nos ultimos tempos ( pode ser por andar mais atento aos mesmos ) parece-me que a zona da Serra da Estrela anda muito concorrida .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto Empty Re: Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Jul 11, 2012 2:31 am

Deve ser mesmo de andares com mais atenção:-) É regular a presença na Estrela, Gardunha e em áreas bastante para oeste no Alentejo (Arraiolos, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Avis), mas passam facilmente despercebidos porque normalmente andam bastante altos.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto Empty Re: Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

Mensagem por MPinto Sex Dez 02, 2016 6:13 pm

Boa Noite,
No passado dia 7/11 avistei este grifo nas portas de rodão, do lado de Nisa com marcas alares a verde (7T) não sei se foi marcado no projecto ou se deverei passar a imagem e a indicação a mais alguém.

Cumprimentos,
Mário Pinto

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto 2dumb0p

MPinto

Número de Mensagens : 64
Data de inscrição : 03/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto Empty Re: Marcação de grifos no âmbito do Projecto Life Antídoto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos