Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

pega rabuda.. pica pica

+5
Carlos Pacheco
Gonçalo Elias
nuno dosantos
António Soares
jheitor
9 participantes

Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty pega rabuda.. pica pica

Mensagem por jheitor Qua Jul 11, 2012 12:46 pm

pega rabuda.. pica pica Img8615k
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por António Soares Qua Jul 11, 2012 4:16 pm

Boa noite,

Alguns pontos importantes nesta foto no meu ponto de vista.

- Falta de nitidez
- O olho (que no meu ponto de vista é muito importante na fotografia de aves) não está visível
- A composição não é a melhor, na maioria das vezes a ave não deve encontrar-se no meio da imagem.
- Demasiado grão (não sei se usou ISO muito alto ou não nesta fotografia), que normalmente não é muito "bonito" neste tipo de fotografia. Se fosse uma fotografia de um portão cheio de ferrugem e a preto e branco... aí sim valeria a pena ter grão, para dar um ar antigo.

Espero que não leve a mal, mas eu penso que algumas críticas devem ser construtivas, e afinal de contas estamos aqui todos para aprender e ensinar alguma coisa.

Os melhores cumprimentos,
António

António Soares

Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por nuno dosantos Qua Jul 11, 2012 4:29 pm

boa foto... Smile
nuno dosantos
nuno dosantos

Número de Mensagens : 1720
Idade : 48
Local : Portimão
Data de inscrição : 04/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por António Soares Qua Jul 11, 2012 4:50 pm

Olá Nuno dosantos,

Acha que é mesmo uma boa foto?!? É um bom registo, mas penso que há muitos pontos a melhorar nesta imagem. Pelo menos no meu ponto de vista.... Acho que todas as pessoas tiram fotos boas e más, e penso que com algum esforço, conseguimos melhorar os nossos conhecimentos e que por fim já conseguimos imagens de melhor qualidade. O que virá enriquecer este forum e muitos outros que há!

Cumprimentos
António S.

António Soares

Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jul 11, 2012 4:57 pm

António,

Gostaria de chamar a tua atenção para o facto de o Forum Aves dispor de uma 'sala' para fazer críticas às fotos de Aves (chama-se 'Foto Critique'); esse espaço foi criado com o acordo dos membros e as fotos colocadas nesse espaço pelos membros podem ser objecto de todo o tipo de críticas construtivas.

A Galeria é um espaço para partilha das fotos de aves, independentemente da sua qualidade técnica ou artística; não é um espaço de crítica de fotos.

Agradeço assim a tua atenção para esta questão.

Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Jul 12, 2012 4:59 am

Compreendo o teu ponto Gonçalo, mas a generalidade dos fotografos não se "expõe" na sala de crítica. No meu ponto de vista, não vejo mal nenhum em que se faça crítica aqui. Por uma questão de coerência terias que alertar todos os "comentadores" que escrevem "boa!" "fixe" "Muito boa" etc., pois isso também é crítica. Ou não será?
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 12, 2012 5:16 am

Olá Carlos,

Creio que é importante distinguir entre manifestações de apreço / desapreço e críticas de ordem técnica.

Convém ter presente que este não é um forum de fotografia - há vários fóruns dedicados a esse tema e onde há toda a margem para criticar aspectos técnicos ou artísticos de qualquer imagem ali publicada.

O objectivo do Forum Aves é o de ajudar os seus membros a evoluírem enquanto observadores de aves. A Galeria é um espaço para as pessoas partilharem as suas observações sob a forma de imagens. Não é um espaço de crítica técnica à fotografia. A "crítica técnica" que aqui faz sentido diz respeito apenas à identificação das espécies fotografadas.

Quanto ao facto que a generalidade dos fotógrafos não se querer 'expor' na sala de crítica, é uma opção de cada um e que deve ser respeitada, ainda para mais considerando que, tal como já referi, este não é um forum dedicado à fotografia mas sim à observação de aves.

1 abraço,
Gonçalo

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Jul 12, 2012 5:25 am

Ok. Não quero gerar discussão sobre este tema. Apenas acho que deverá haver espaço a alguma crítica e não apenas aos rotundos comentários do costume. É óbvio quem quem está mesmo interessado em aprender e não tiver qualquer problema em receber críticas, colocará as fotos no foto critique com esse objectivo. Apenas fiz esta referência porque penso que há uma grande falta de espírito crítico nos grupos em que se colocam fotografias de aves (exceptuando o foto critique:-)). Basta navegar pelos diferentes grupos onde isso acontece (por exemplo no flickr) para ficar enjoado de "fixes" "muito boas" "excelentes" entre muitos outros elogios a fotos desfocadas, pessimamente iluminadas ou simplesmente sem piadinha nenhuma. Mas já entendi que o que se pretende aqui é apenas divulgar fotos e estou de acordo com esse princípio. Apenas acho que deveria haver espaço para mais do que isso.

Abraço
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 12, 2012 5:37 am

Carlos Pacheco escreveu:Apenas acho que deveria haver espaço para mais do que isso.

Carlos,

Conforme referi acima, existem foruns próprios para quem quiser evoluir como fotógrafo.

A título de exemplo, o forumfotografia.net existe para isso mesmo. Se consultares as regras desse espaço poderá verificar o seguinte:

2.2 - Todos os membros são obrigados a aceitar críticas construtivas, podendo no entanto civilizadamente debater as mesmas;
2.3 - Faça uma selecção rigorosa das suas fotos e coloque apenas as que tiverem melhor qualidade técnica e artística;

Ou seja, nesse espaço existem critérios para a selecção de fotos (só são aceites fotos de boa qualidade técnica) e além disso quem adere a esse forum tem de aceitar receber críticas construtivas.

No Forum Aves nunca rejeitámos qualquer foto, independentemente da sua qualidade. Queremos ajudar as pessoas a evoluir como observadores de aves, essa é a nossa prioridade.

De qualquer forma, nós temos um espaço para críticas que é o Foto Critique. Se as pessoas não colocam imagens no foto critique é porque não querem fazê-lo e não me parece muito correcto ir à Galeria criticar as fotos que as pessoas não quiseram colocar na outra sala de crítica.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Jul 12, 2012 5:40 am

Totalmente esclarecido!
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por carina esteves cristovao Qui Jul 12, 2012 10:01 am

O JHeitor já tem colocado fotos lindíssimas aqui no fórum, com ângulos muito originais. Eu gostei bastante desta, porque adoro pegas e não se vêem muitas fotos das bichas.
E depois, há sempre o factor 'foto possível' a não descurar. Nem sempre se consegue preparar uma foto em condições óptimas. E há modelos mais colaborantes do que outros.

Portanto, por mim, é mais ou menos isto cheers
carina esteves cristovao
carina esteves cristovao

Número de Mensagens : 62
Idade : 52
Local : SESIMBRA
Data de inscrição : 25/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Jul 12, 2012 10:11 am

São opiniões Carina. Eu com esta qualidade só colocaria para documentar uma raridade, uma identificação pouco segura, um comportamento particularmente interessante, uma plumagem fora do vulgar ou uma que servisse por exemplo para documentar a idade de um determinado indivíduo, ou seja alguma coisa interessante. Também colocaria fotos de muito má qualidade em situações de jogos de identificação de silhuetas, desafios de identificação e similares, que acho particularmente interessantes.
Para um mero "boneco" (e não interpretem isto como depreciativo desta foto em particular) prefiro colocar fotos com mais qualidade. Reforço a ideia: são gostos e opiniões pessoais. Nada a criticar a quem põe aqui tudo o que tira.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por lameiras Qui Jul 12, 2012 11:42 am

Carlos Pacheco escreveu:São opiniões Carina. Eu com esta qualidade só colocaria para documentar uma raridade, uma identificação pouco segura, um comportamento particularmente interessante, uma plumagem fora do vulgar ou uma que servisse por exemplo para documentar a idade de um determinado indivíduo, ou seja alguma coisa interessante. Também colocaria fotos de muito má qualidade em situações de jogos de identificação de silhuetas, desafios de identificação e similares, que acho particularmente interessantes.
Para um mero "boneco" (e não interpretem isto como depreciativo desta foto em particular) prefiro colocar fotos com mais qualidade. Reforço a ideia: são gostos e opiniões pessoais. Nada a criticar a quem põe aqui tudo o que tira.

Concordo Carlos.
Contudo, uma das coisas que aprecio aqui no fórum, é a falta de competição e de protagonismo; daí não sentir qualquer pudor em colocar uma foto menos boa, apenas pelo prazer de ter visto a ave. E como diz a Carina, os nossos modelos é que mandam e não nós (o que às vezes é mesmo irritante Very Happy)
Mas entendo o que dizes, e acho que, de certa forma, todos o fazemos.
Abraço

lameiras
lameiras

Número de Mensagens : 1406
Idade : 45
Local : Anadia
Data de inscrição : 19/03/2011

http://olhares.com/ndre

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por jheitor Qui Jul 12, 2012 11:53 am

lameiras escreveu:

uma das coisas que aprecio aqui no fórum, é a falta de competição e de protagonismo; daí não sentir qualquer pudor em colocar uma foto menos boa,



só mais uma achega aqui ninguém tira o lugar a ninguém .... e ninguém é melhor que o outro .. é diferente.
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por António Beira Alta Qui Jul 12, 2012 3:20 pm

lameiras escreveu:

uma das coisas que aprecio aqui no fórum, é a falta de competição e de protagonismo; daí não sentir qualquer pudor em colocar uma foto menos boa,



Concordo , eu dou o exemplo das minhas fotos que ficam bem longe em termos de qualidade do que melhor se faz por aqui , e no entanto nunca houve criticas negativas , antes pelo contrário , e tal como disse o Gonçalo , a galeria aqui do forum está direçionada para o registo das observações feitas , a qualidade das imagens apresentadas é em função da experiencia , equipamento dos observadores/fotografos e condiçoes no momento da observação/fotografia .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por pedro121 Sex Jul 13, 2012 9:17 am

Gonçalo Elias escreveu:Olá Carlos,

Creio que é importante distinguir entre manifestações de apreço / desapreço e críticas de ordem técnica.

Sim, totalmente de acordo, mas olha que algumas das manifestações de apreço são bastante tecnicas, e podem incluir termos equivalentes a algumas criticas tecnicas negativas... não sei se existe uma fronteira clara entre a manifestação de apreço e a critica positiva.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por lameiras Sex Jul 13, 2012 10:53 am

Entendo o papel do Gonçalo. É que o novo forista (esta palavra existe??) correu os 10 primeiros comentários assim. É claro que não fez por mal, antes pelo contrário. Nós por aqui é que não estamos habituados.
Criticas há sempre!! E ainda bem! São sempre bem vindas.
Abraço
lameiras
lameiras

Número de Mensagens : 1406
Idade : 45
Local : Anadia
Data de inscrição : 19/03/2011

http://olhares.com/ndre

Ir para o topo Ir para baixo

pega rabuda.. pica pica Empty Re: pega rabuda.. pica pica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos