Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observadores de aves

Ir para baixo

Observadores de aves Empty Observadores de aves

Mensagem por jheitor Qua Jul 11, 2012 2:27 pm

Observadores de aves

11-07-2012

fonte : diariodecuiaba.com.br

Guia Fotográfico que destaca aves pantaneiras, produzido por bióloga, fotógrafo e guia de turismo será lançado hoje
Direcionado a observadores de aves, o Guia Fotográfico Aves do Pantanal, do fotógrafo Edson Endrigo, da bióloga Maria Antonietta C. Pivatto e do guia de turismo Giuliano Bernardon, será lançado nesta quarta-feira, 11/07, no Espaço Sebrae de Sustentabilidade, às 19 horas. A publicação, em formato compacto para ser usada como guia de campo, reúne 455 imagens de aves residentes no Pantanal e migratórias que passam pela região com frequência (as vistas acidentalmente foram omitidas), nomes em português e inglês, informações sobre a biologia das espécies e as principais características que auxiliam na identificação.

O guia é o mais novo produto da Aves & Fotos Editora, fundada em 2003 pelo fotógrafo Edson Endrigo, um dos pioneiros no Brasil em captar imagens fotográficas de aves. Ele é autor de vários livros, entre eles Aves da Grande São Paulo (2004), Aves da Mata Atlântica (2006), Aves da Amazônia (2007), Aves do Cerrado (2008), Aves do Pantanal (2009), Aves do Pampa (2010) e Aves da Caatinga (2011). Em 2010 publicou ainda AVES – Estado de São Paulo e AVES – Estado do Rio de Janeiro. Atualmente viaja pelo Brasil em busca de imagens de aves raras e ameaçadas de extinção.

Partiu dele a iniciativa de chamar Giuliano Bernardon e Maria Antonietta para produzir o guia. O trabalho levou 2 anos para ficar pronto. Bióloga, especialista em ecologia e ecoturismo, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Maria Antonietta é guia naturalista de vida silvestre. Ornitóloga e observadora de aves, ela atua como consultora na elaboração de inventários e relatórios técnicos sobre avifauna do Cerrado, especialmente em Mato Grosso do Sul, onde se dedica à avifauna do Planalto da Bodoquena e do Pantanal. Segundo Giuliano, os textos foram escritos sem olhar as fotos, escolhidas por Edson Endrigo com o intuito de melhor representar as espécies.

Atuando como guia turístico desde 1998, Guiliano Bernardon começou a carreira em Chapada dos Guimarães e, por influência da irmã bióloga com especialização em ornitologia, acabou se tornando um dos poucos guias especializados em atender turistas observadores de aves que visitam o Brasil e Mato Grosso. Em maio de 2011 se cadastrou como Empreendedor Individual e se registrou no Ministério do Turismo. “A partir daí abri uma conta bancária como pessoa jurídica e agora posso atender clientes que exigiam notas, entre eles, empresas de fora do Brasil”.

“Somos o terceiro país do mundo em espécies de aves (mais de 1.800), ficando atrás apenas da Colômbia e Peru. O turismo de observação de aves vem crescendo muito, tanto internacionalmente como no Brasil, que é um polo de observação de aves, com destaque para o Pantanal com cerca de 650 espécies”. Ele lembra que o turista observador de aves leva o hobby muito a sério, faz questão de ver o maior número de espécies, é extremamente respeitoso com a natureza, valoriza atitudes sustentáveis e procura hotéis e pousadas com essa preocupação. “É um turismo de contemplação feito por pessoas que gastam mais do que os demais turistas, que permanece de 1 a 3 semanas em Mato Grosso, a maioria tem nível superior e é estabilizada financeiramente”, descreve.

O guia de campo lançado pelos 3 profissionais, com apoio do Sebrae e governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, é um dos poucos do gênero disponíveis no país. Com 241 páginas, será vendido em livrarias e pousadas a um preço sugerido de R$ 65,00.

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=413959
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos