Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Poupa

3 participantes

Ir para baixo

Poupa Empty Poupa

Mensagem por JDGS Sex Jul 13, 2012 1:53 pm

Boas Very Happy,
Precisava de umas opiniões acerca de umas fotos, tanto a nível de edição, como a nível de composiçao, etc etc.

Nesta foto tentei utilizar um fundo mais escuro para haver mais contraste, mas será que isso melhorou a foto?

poupa6

Fiz crop (pouco) para se ver a cabeça com mais pormenor, não sei é se resultou Rolling Eyes

poupa2

Nestas duas gostava de saber qual está melhor editada....

poupa5

Poupa, Hoopoe (Upupa epops)

Mais uma

poupa4

Ultima

poupa3

Desculpem a quantidade de fotos Shocked , mas era muito importante as vossas opiniões, tanto a nível de edição, como de composição bounce
Obrigado, abraço
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Local : Porto

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Poupa Empty Re: Poupa

Mensagem por António Soares Sex Jul 13, 2012 3:26 pm

Olá Daniel,

Parece que aqui já posso "criticar" e dar umas opiniões! Wink (isto são tudo opiniões pessoais, poderá vir cá mais alguem e dizer tudo ao contrário!)

Desde já queria-te felicitar pelas boas fotos com um detalhe bom!

Vou numerar para isto se tornar mais fácil:

1ª - O fundo escuro teria resultado melhor se a ave estivesse à frente dele.. Nesta fotografia não mudaria muito, sem ser fazer um pouco de crop e mais contraste.
Poupa 75634419387769e8a575z

2ª - Aqui é a composição. Segue um esquema por onde eu me guio quase sempre.
Poupa Photoprogramcompbig23
Os círculos são mais ou menos onde queres colocar o objecto.
Poupa 7563467440563ec64eb1z

3ª - Claramente a segunda foto das duas, aumentanto o contraste conseguiste cores mais vivas e também não abusaste o que não fez com que a imagem se tornasse demasiado "produzida"
Só acho pena não colocares a ave toda (secalhar não é possivel), na minha opinião, só em alguns casos é que justifica "cortar" o animal.

4ª - Gosto muito desta, com a edição que fizeste na anterior e a composição correcta é uma foto de grande nível
Poupa 756374601293bc293cecz

5ª - Esta é a mais dificil... não sei se já tem crop ou não, mas o que eu faria se tivesse tirado a foto assim era o seguinte: (sim eu sei... cortei o bicho... mas só em casos em que não outra hipótese!)
Poupa 75637635663d4316f22bz

Se a foto original for maior e com mais espaço tentaria fazer assim:
Poupa 93638309

Na minha opinião quando é fotografada uma ave é sempre importante deixar na foto espaço para "ir" para lá. Se por exemplo uma ave vir a voar da esquerda para a direita ------> não vou colocar a cabeça do bicho do lado direito junto à margem da fotografia (no meu ponto de vista parece que se vai estatelar contra a moldura! Very Happy)

Acho que já "critiquei" o suficiente neste post, e ficarei á espera de mais (com melhor ou pior qualidade)!! Não prometo responder logo, porque tenho pouco tempo infelizmente!

Só recortei as fotos, não fiz nada com o resto da edição!

Peço desculpa por ter "mutilado" as obras de arte, mas já as apaguei do meu pc, e não as usarei para outros fins Wink

COm os melhores cumprimentos,
António S.

António Soares

Número de Mensagens : 21

Mensagem por JDGS Sex Jul 13, 2012 3:48 pm

Obrigado António, grande ajuda Very Happy

Na 3º a ave foi cortado no momento do disparo :s Não fiz crop!
Na 5º ainda não tinha crop....Eu sinceramente não gosto muito de fazer "crops", só quando tem mesmo que ser Very Happy
Em relação em ter cortado as minhas fotos, não há qualquer problema....

Espero por mais opiniões Very Happy
JDGS
JDGS

Mensagem por António Soares Sex Jul 13, 2012 3:56 pm

Ok Daniel,

Ás vezes até é preciso afastarmo-nos um bocado do bicho para conseguir uma boa foto!! Parece um bocado estranho, mas é verdade. Com algumas situações é impossivel conseguir a composição ideal com a ave em full screen.

A ver se há mais opiniões e não só comentários na galeria! Wink

Cumprimentos,
António S.

António Soares

Número de Mensagens : 21

Mensagem por JDGS Sex Jul 13, 2012 4:02 pm

António Soares escreveu:Ok Daniel,

Ás vezes até é preciso afastarmo-nos um bocado do bicho para conseguir uma boa foto!! Parece um bocado estranho, mas é verdade. Com algumas situações é impossivel conseguir a composição ideal com a ave em full screen.

Cumprimentos,
António S.

Isto para mim foi uma ocasião rara! Eu uso uma objectiva 70-300 mm, prq não há massa para mais :s E esta poupa era estranhamente confiante! Ela esteve a 2.5 m de mim e o mais impressionante é que se estava a alimentar.....por isso, é que saíram fotos destas. Quem me dera ter uma objectiva melhor, talvez conseguisse mais bons resultados do que consigo agora.
JDGS
JDGS

Mensagem por PNicolau Sex Jul 13, 2012 4:37 pm

JDGS escreveu:
António Soares escreveu:Ok Daniel,

Cumprimentos,
António S.

Isto para mim foi uma ocasião rara! Eu uso uma objectiva 70-300 mm, prq não há massa para mais :s E esta poupa era estranhamente confiante! Ela esteve a 2.5 m de mim e o mais impressionante é que se estava a alimentar.....
Compreendo-te completamente.
Também bem não acho que o facto da ave estar ligeiramente cortada faça alguma diferença, porque a foto está mesmo genial.

E penso que, tal como na terceira, podes potenciar todas as outras experimentando com o contraste, sombras, etc.
A única dica que te vou dar é que talvez possas trabalhar mais com a temperatura.
Por exemplo, na primeira acho os tons de branco um pouco azulados (muito ligeiramente). Com o equilíbrio de brancos podes facilmente corrigir isto e por vezes é o suficiente para uma foto boa ficar muito boa.

Por último, aconselho-te a fotografares em Raw (não sei se o já fazes), porque te abre um novo mundo em termos de edição.

PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por JDGS Sex Jul 13, 2012 6:05 pm

Obrigado PNicolau! sim já fotografo há muito em Raw Very Happy
JDGS
JDGS