Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Catalogar e armazenar

+3
JDGS
Telmo Ribeiro
lameiras
7 participantes

Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Catalogar e armazenar

Mensagem por lameiras Sex Jul 13, 2012 9:07 pm

Vivam!
Como é voces fazem para armazenar as fotos? Colocam por espécie/data/local ou tudo ao monte Smile
Uso o lightroom, mas ja tenho tantos gigas de fotos (RAW), que tenho de organizar isto melhor Shocked
Não há disco que aguente!
lameiras
lameiras

Número de Mensagens : 1406
Idade : 45
Local : Anadia
Data de inscrição : 19/03/2011

http://olhares.com/ndre

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Re: Catalogar e armazenar

Mensagem por Telmo Ribeiro Sáb Jul 14, 2012 2:40 am

O que eu faço? Simples, separo a coisa por Raw e Por Jpg, um é a referencia do outro. Depois separo Raw a Raw por categorias, macro, aves, paisagem, dentro das aves tenho sub categorias. Isto no meu disco de trabalho. A cada 3 meses passo coisas para DVD's DVDRW, e apago as coisas dentro das pastas. Faço 2 DVDRW de cada, um para uso currente, outro para guardar em local seguro.

Depois é rince and repeat como dizem os ingleses.
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 39
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Re: Catalogar e armazenar

Mensagem por JDGS Sáb Jul 14, 2012 5:16 am

Isso dos DVD´s é uma boa ideia! Já nao tenho espaço no meu disco e estava a pensar comprar um novo de 1T, mas ainda sao muito caros Rolling Eyes Acho que também vou adoptar essa estratégia, pelo menos até os discos externos serem mais baratos Very Happy Ou então, guardo num disco e DVD, assim tenho a certeza que nada será perdido
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Re: Catalogar e armazenar

Mensagem por José Frade Sáb Jul 14, 2012 5:59 am

JDGS escreveu:Isso dos DVD´s é uma boa ideia! Já nao tenho espaço no meu disco e estava a pensar comprar um novo de 1T, mas ainda sao muito caros Rolling Eyes Acho que também vou adoptar essa estratégia, pelo menos até os discos externos serem mais baratos Very Happy Ou então, guardo num disco e DVD, assim tenho a certeza que nada será perdido
Cuidado com os DVDs..
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Re: Catalogar e armazenar

Mensagem por jheitor Sáb Jul 14, 2012 9:41 am

eu guardo em pastas por espécies visto que é o que tenho mais é fotos e aves ...
as outras por pastas exp. férias , serra, barcos, aviões , etc, guardo em disco neste caso dois discos com o mesmo, é que ja perdi muita coisa por mais que uma vez

como diz o Frade cuidado com os dvd´s e cd´s também já tive problemas um dvd com 4\5 anos não consegui lê-lo ..

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Re: Catalogar e armazenar

Mensagem por Telmo Ribeiro Sáb Jul 14, 2012 1:02 pm

jheitor escreveu:eu guardo em pastas por espécies visto que é o que tenho mais é fotos e aves ...
as outras por pastas exp. férias , serra, barcos, aviões , etc, guardo em disco neste caso dois discos com o mesmo, é que ja perdi muita coisa por mais que uma vez

como diz o Frade cuidado com os dvd´s e cd´s também já tive problemas um dvd com 4\5 anos não consegui lê-lo ..

Pois mas se formos por ai, então, também se pode dizer o mesmo de discos externos, de zip iomegas, cartões de memória, e até mesmo negativos Neutral Já tive discos externos a deixarem de funcionar assim do ar e perder toda a informação lá perdida, o mesmo com DVD's e cartoes de memória. A questão é que o DVD é uma memoria fisica, que não é afectada por electromagnestimos e coisas do genero. Se o DVD se estragar, acaba por por culpa das condições em que foi guardado, no entanto o tempo nunca irá apagar o que foi queimado nele, visto que a informação é armazenada sob a forma de minusculos buracos na superficie do DVD, desde que esteja limpo e em boas condições deverá ser lido. Pode não dar em todos os leitores, mas tem que dar em alguns=P

Bom bom, era que houvesse maneira de converter os RAW's em diapositivos ou mesmo negativos, que têm uma vida mais longa desde que mantidos em boas condições...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 39
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Re: Catalogar e armazenar

Mensagem por lameiras Seg Jul 16, 2012 9:34 am

Telmo Ribeiro escreveu:O que eu faço? Simples, separo a coisa por Raw e Por Jpg, um é a referencia do outro. Depois separo Raw a Raw por categorias, macro, aves, paisagem, dentro das aves tenho sub categorias. Isto no meu disco de trabalho. A cada 3 meses passo coisas para DVD's DVDRW, e apago as coisas dentro das pastas. Faço 2 DVDRW de cada, um para uso currente, outro para guardar em local seguro.

Depois é rince and repeat como dizem os ingleses.

Mas não convertes os RAW's em Jpg? estou a pensar fazer isso..
Depois tens os DVD's catalogados em algum local?
Não sei mesmo como organizar isto..
lameiras
lameiras

Número de Mensagens : 1406
Idade : 45
Local : Anadia
Data de inscrição : 19/03/2011

http://olhares.com/ndre

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Re: Catalogar e armazenar

Mensagem por Telmo Ribeiro Seg Jul 16, 2012 6:08 pm

Converter os Raw's para Jpg derrotaria completamente o fito de fotografar em RAW... De que me vale daqui a uns anos ter jpg's de fotos de agora, se não as vou poder editar com a tecnologia mais recente de então? Quando muito se devo escolher um formato escolheria sempre o RAW sobre o Jpg, ao menos o RAW é o negativo, posso fazer com ele coisas que nunca conseguiria fazer com o Jpg e não o inverso.
Se aumenta a redundancia? Aumenta, mas isso até é uma boa coisa.

Quanto á conversão em si...Não converto seja o que for a não ser depois do pós processamento, e isso é apenas para aqueles RAW's/Fotos que eu quero partilhar...Por cada foto que partilho tenho dezenas de outras que ficam no arquivo e que nunca chego a partilhar pelas mais diversas razoes. As que não chego a editar, já têm o Jpg que vem da máquina uma vez que fotografo sempre em RAW L+Fine Jpeg.
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 39
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Re: Catalogar e armazenar

Mensagem por beirao Seg Ago 06, 2012 3:47 pm

Telmo Ribeiro escreveu:Converter os Raw's para Jpg derrotaria completamente o fito de fotografar em RAW... De que me vale daqui a uns anos ter jpg's de fotos de agora, se não as vou poder editar com a tecnologia mais recente de então? Quando muito se devo escolher um formato escolheria sempre o RAW sobre o Jpg, ao menos o RAW é o negativo, posso fazer com ele coisas que nunca conseguiria fazer com o Jpg e não o inverso.
Se aumenta a redundancia? Aumenta, mas isso até é uma boa coisa.
Isso é uma analogia limitada. O raw ser o negativo e por esse motivo ser melhor que o jpeg... não é bem assim. A grande limitação do jpeg, actualmente não tem nada a ver com o formato, podes fazer um jpeg de um bitmap que ocupe um quarto dos bytes e que retenha 99.9% da informação da foto. Estamos a falar de um milésimo da foto. Claro, assumindo que o número de cores é o mesmo, o que não é o caso.
O problema é não existe nenhum standard jpeg que tenha mais de 24 bits de côr.
Tambem é perfeitamente possivel processar um jpeg, não entendo de onde vem a ideia que com um ficheiro raw se pode fazer tudo e com um jpeg não, é rigorosamente o mesmo, os programas de tratamento de imagens pegam num jpeg e transformam-no num bitmap para edição.

É uma questão de quanta informação se deseja guardar. Pessoalmente acho um pouco non-sense guardar milhares de fotos com as definições de qualidade no maximo. A alta definição está lá, para se poder usar, não quer dizer que seja o mais indicado para tudo.

Sobre o armazenamento:
DVDs é muito má ideia, um CD prensado tem um tempo de vida de 10 anos, a partir daí já é normal que se detiore. Já um CD gravado em casa com um laser, não tem uma especificação em relação À sua durabilidade, mas é menor, menos de 10 anos portanto.

O melhor é redundancia, discos rigidos com um backup separado, preferencialmente online. Há serviços pagos que podem à partida parecer caros (60 euros por ano), mas que analisando bem a segurança que oferecem, são uma pechincha.

beirao

Número de Mensagens : 17
Data de inscrição : 03/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty backups - armazenamento

Mensagem por L_Almeida Seg Ago 13, 2012 10:54 am

Olá a todos.

Reforço a ideia de que se devem evitar os backups em CD/DVD. A serem feitos, devem ser feitos numa perspectiva de utilização a muito curto prazo (cerca um ano). O melhor é considerar estes media como meios físicos de transporte de informação O ideal é manter os dados em disco rígido, de preferência num sistema que suporte RAID ( http://en.wikipedia.org/wiki/Standard_RAID_levels ) . Neste tipo de sistema (e na configuração mais usual) um segundo disco físico funciona como backup ao disco de serviço. Este tipo de sistema é naturalmente mais caro, mas tira o peso da consciência. É caro, mas nestas coisas já tudo é caro e mais caro vai ficar Sad

Para quem tem pouco espaço em disco há opções, como por exemplo comprimir os ficheiros (é coisa pouco prática e que se deixou de fazer desde que o custo do armazenamento começou a baixar significativamente, mas pode ser um recurso), eliminar versões intermédias do processo de edição ou ser-se mais exigente com o que se guarda (não guardar fotos que honestamente consideramos medianas, por exemplo) ...

Concordo também que a guardar alguma coisa se devem guardar os ficheiros RAW. Até porque com a evolução dos algoritmos de software, no futuro pode sempre ser possível recuperar algo numa foto que actualmente não é recuperável.

Pessoalmente faço da seguinte forma:
Quando chego a casa, copio os ficheiros do cartão para uma directoria que corresponde à data. Nessa directoria só tenho os ficheiros RAW originais. Tenho uma outra directoria para as versões finais. Estas directorias estão num disco com RAID. As versões intermédias, apago-as após chegar a uma versão final. TIFFs apago-os, porque ocupam muito espaço (outra forma de poupar espaço em disco). As fotos de que gosto mesmo copio-as também para um dos serviços gratuítos de storage online.

Já agora e para quem sobre de paranóia, a melhor maneira de fazer a coisa é ter um servidor dedicado para storage e este ter um backup remoto, com a informação duplicada num outro local. Há soluções para todos os gostos. Haja €€€€.


L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Catalogar e armazenar Empty Re: Catalogar e armazenar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos