Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira

3 participantes

Ir para baixo

Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira Empty Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 15, 2012 6:13 am

Tenho alguma curiosidade em saber mais sobre o estatuto dos pombos-das-rochas 'selvagens' que existem nas ilhas.

Serão autóctones? Ou resultados de introduções feitas já há uns séculos atrás?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira Empty Re: Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira

Mensagem por Rafael Matias Seg Jul 16, 2012 3:38 am

Olá Gonçalo,
assim de cabeça, tens muita informação sobre isto nos dois volumes correspondentes do "Bannerman". O próprio Bannerman descreveu uma nova subespécie de C. livia dos Açores (se não me engano, sem ver as referências, penso que em 1931, publicado no Bull. Brit. Orn Club), mas mais tarde nos seus livros sobre as ilhas, voltou atrás e reconsiderou o novo taxon descrito. Tenho as referências todas sobre isto, mas em casa, portanto a 3 meses de distância Smile
Na Madeira tb houve uma tentativa de descrição de ssp nova (pelo Padre Schmitz se não estou em erro), pois as aves são muito mais escuras do que no continente, mas não tem validade.
A ssp em ambos os locais penso que seria a C. l. atlantis, mas como te digo não parece ter validade.
As aves provêm certamente (pelo menos os stocks actuais) de repovoamentos.
Abraço,
Rafael

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira Empty Re: Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 16, 2012 3:56 am

Olá Rafael,

Obrigado pelo contributo Smile

A questão parece-me ser controversa e a questão da 'validade' é subjectiva, pois depende da autoridade que está a considerar a informação.

O BWP aka Cramp não reconhece a validade dessa subespécie, mas o HBW já a considera uma subespécie de pleno direito.

Que tenha havido repovoamentos, parece-me provável, a questão é se havia lá pombos destes antes da colonização, ou melhor da descoberta, das ilhas...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira Empty Re: Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira

Mensagem por jheitor Seg Jul 16, 2012 4:12 am

já li duas vezes sobri isso e num dos artigos era bem precetivél que os pombos foram intruduzidos ( domesticos, que ficaram selvagens ) só que não me lembro se fou na net , mas parece-me ter sido numa revista, ja ha uns bons anos ( quando for ao meu pai vou ver se encontro ) supostamente final dos anos 70 principios de 80..

o outro é este link
http://avesdosazores.wordpress.com/aves-dos-acores/especies-terrestresnao-passeriformes/pombo-das-rochas/

poe esta imagens são muito parecidos ao pmbos domésticos..
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira Empty Re: Pombo-das-rochas nos Açores e na Madeira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos