Ave encontrada, por identificar
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Ave encontrada, por identificar
Boa noite (espero ser o sítio indicado para a minha dúvida)
Esta pequena ave foi encontrada por familiares na zona do Estoril.
Gostaria de saber:
Qual a espécie desta ave (Julgo ser Ave de Rapina ou assim...)
Que tipo de alimentação posso eu dar-lhe de forma a que sobreviva (Insectos, larvas, minhocas, mas visto não ter acesso a nenhum desses alimentos, que alternativa me restam?)
Cumprimentos
Gostaria de saber:
Que tipo de alimentação posso eu dar-lhe de forma a que sobreviva (Insectos, larvas, minhocas, mas visto não ter acesso a nenhum desses alimentos, que alternativa me restam?)
Cumprimentos
Última edição por C.santos em Dom Jul 15, 2012 3:31 pm, editado 1 vez(es)
C.santos- Número de Mensagens : 2
Re: Ave encontrada, por identificar
Boas,
Não é uma ave de rapina mas sim um andorinhão e pelo aspecto da plumagem parece ser um juvenil que poderá ter caído do ninho ou que já o abandonou mas cujo primeiro voo não correu bem.
Estas aves só se alimentam de insectos e são muito difíceis de alimentar à mão.
Para avaliar o estado de saúde da ave é preciso há um indicador que em geral funciona bem: o olho. Se o olho se mantiver aberto em geral significa que a ave está (razoavelmente) bem. Se começar a fechá-lo muito é sinal de que pode estar a enfraquecer.
Sugiro um contacto com o SEPNA - serviço de atendimento telefónico sos ambiente e território (da GNR) – 808 200 520 é um número de telefone disponível 24 horas por dia durante todo o ano e que podem dar assistência a este tipo de situações, nomeadamente encaminhando a ave para um centro de recuperação.
Não é uma ave de rapina mas sim um andorinhão e pelo aspecto da plumagem parece ser um juvenil que poderá ter caído do ninho ou que já o abandonou mas cujo primeiro voo não correu bem.
Estas aves só se alimentam de insectos e são muito difíceis de alimentar à mão.
Para avaliar o estado de saúde da ave é preciso há um indicador que em geral funciona bem: o olho. Se o olho se mantiver aberto em geral significa que a ave está (razoavelmente) bem. Se começar a fechá-lo muito é sinal de que pode estar a enfraquecer.
Sugiro um contacto com o SEPNA - serviço de atendimento telefónico sos ambiente e território (da GNR) – 808 200 520 é um número de telefone disponível 24 horas por dia durante todo o ano e que podem dar assistência a este tipo de situações, nomeadamente encaminhando a ave para um centro de recuperação.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Muito obrigado pela informação!
Em relação aos olhos, ainda estão bem abertos! De resto, deve estar com fome e não é pouca.
Em relação aos olhos, ainda estão bem abertos! De resto, deve estar com fome e não é pouca.
C.santos- Número de Mensagens : 2
Uma vez que foi encontrada no Estoril, o centro mais perto será o LX CRAS - Centro de Recuperação de Animais Silvestres.
Em Monsanto.
Telefone- 218 170 200
http://lisboaverde.cm-lisboa.pt/index.php?id=6845
Em Monsanto.
Telefone- 218 170 200
http://lisboaverde.cm-lisboa.pt/index.php?id=6845
Já tratei de um durante duas semanas e foi realmente difícil.
Como verifiquei que não estava a ganhar peso suficiente para a idade que tinha, entreguei-o no centro em Monsanto e disseram-me que 3 ou 4 dias depois morrera.
Fiz tudo o que consegui para o salvar, por isso não sei se foi a melhor opção entregá-lo no centro visto que morreu nos dias seguintes. E, dado que já esvoaçava, penso que o deveria ter largado em vez de o ter mandado para aquele centro no qual nem me deixaram falar com os veterinários que tratariam do animal, sempre teria uma morte mais gloriosa.
No entanto, esta experiência ensinou-me muito sobre andorinhões. Durante todo o processo, mantive-me em contacto com a clínica de Andorinhões em Frankfurt, para ter a certeza de que fazia as coisas de uma forma correta, e eles foram 5 estrelas.
Quero só avisar-te de que eles não podem, em ocasião alguma, comer algo que não seja insetos (voadores) pois caso contrário perderão a plumagem em cerca de 2-3 semanas. Especialmente não lhes dês ovo.
Vê este vídeo sobre como alimentar andorinhões jovens.
Mas é fundamental que o entregues a um centro de recuperação pois eles recebem centenas de andorinhões por ano e certamente terão muito mais experiência do que todos nós.
Como verifiquei que não estava a ganhar peso suficiente para a idade que tinha, entreguei-o no centro em Monsanto e disseram-me que 3 ou 4 dias depois morrera.
Fiz tudo o que consegui para o salvar, por isso não sei se foi a melhor opção entregá-lo no centro visto que morreu nos dias seguintes. E, dado que já esvoaçava, penso que o deveria ter largado em vez de o ter mandado para aquele centro no qual nem me deixaram falar com os veterinários que tratariam do animal, sempre teria uma morte mais gloriosa.
No entanto, esta experiência ensinou-me muito sobre andorinhões. Durante todo o processo, mantive-me em contacto com a clínica de Andorinhões em Frankfurt, para ter a certeza de que fazia as coisas de uma forma correta, e eles foram 5 estrelas.
Quero só avisar-te de que eles não podem, em ocasião alguma, comer algo que não seja insetos (voadores) pois caso contrário perderão a plumagem em cerca de 2-3 semanas. Especialmente não lhes dês ovo.
Vê este vídeo sobre como alimentar andorinhões jovens.
Mas é fundamental que o entregues a um centro de recuperação pois eles recebem centenas de andorinhões por ano e certamente terão muito mais experiência do que todos nós.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
C.santos escreveu:Boa noite (espero ser o sítio indicado para a minha dúvida)
Gostaria de saber:
Cumprimentos
Boas algum update?
Eu das aves que tenho "encontrado" e que necessitam de cuidados tenho algumas e más experiencias... é fantástico vivermos num país que não tem recursos para ocorrer a este tipo de situações (e não só claro)... sempre que ligo para algum CRAS primeiro deparo-me com problemas para me atenderem... depois os horários... não há urgencias nem fins-de-semana... a GNR (SEPNA) nem dinheiro tem para por gasolina nos carros qto mais ir ao "cX de judas" perdoem-me a expressão para ir buscar "um passarinho"...
O último que apanhei (um verdilhão na zona de tomar com uma asa possivelmente partida) tive de o ter comigo durante um dia e meio, até regressar a lisboa e, tive de deslocar-me a tal SEPNA para o entregar visto o CRAS nao ter urgencias... ficou la no dmg à noite, na segunda e terça tentei por diversas vezes contactar, mas só na quarta tive a infeliz reposta que já esperava... o verdilhão não aguentou...
A veterinária que falou comigo foi 5 estrelas... mas é o que ela diz.. os recursos são muito escassos e, apesar de se tratar de um verdilhão, ela tratou-o como se de uma "ave rara se tratasse"
é uma pena, mas ainda assim, vale sempre a pena contar com os CRAS...
cumps a todos
bteixeira- Número de Mensagens : 34
Local : Lisboa