Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Goraz e Pergunta

5 participantes

Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Goraz e Pergunta

Mensagem por barrento Qui Jul 17, 2008 8:32 am

Olá!
Esta imagem, efectuada ontem de madrugada no rio Alcoa, em Alcobaça, levantou-me algumas dúvidas: sendo um juvenil, será que nasceu aqui perto? Alguém sabe se, com esta idade, se dá uma grande dispersão destas aves? E até que ponto poderá ir essa dispersão? Obrigado por qualquer resposta.

Goraz e Pergunta Goraz_10
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por Pedro Pereira Qui Jul 17, 2008 9:53 am

Boas tardes,

não é fácil responder a essas perguntas...é possivel que exista alguma colónia no Oeste ou que haja dispersão dos (poucos???) casais que nidificam no Vale do Tejo. O que é facto, é que segundo me parece, o Vale do Tejo e o Oeste são as regiões do país onde esta espécie mais é observada....

De acordo com o BWP: Em Julho-Agosto os juvenis dispersam da colónia onde nasceram geralmente num raio que pode ir até aos 800km...

desta forma...o individuo tanto pode ser proveniente de uma colónia aí perto...ou tão longe como Espanha....

abraço
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por barrento Qui Jul 17, 2008 11:21 am

Obrigado, Pedro. De facto, o Paul do Boquilobo não é muito longe daqui (para uma ave, claro, basta atravessar a Serra dos Candeeiros) e lá o Goraz é nidificante. O que não sei é se uma ave nascida este ano já faz essas distâncias. Isto se esta ave é deste ano. Confeso que também não sei se esta plumagem desaparece ao fim do primeiro Inverno ou se dura mais tempo.
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 17, 2008 12:27 pm

Olá Barrento,

A ave que fotografaste deve ser deste ano, pois se fosse do ano passado já não deveria ter pintas brancas.

Anexo imagem extraída do Cramp em CD-ROM, em que o 4 representa o juvenil do ano e o 3 é o juvenil do ano anterior (também chamado 1st summer).

1 abraço,
Gonçalo

Goraz e Pergunta Goraz10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por barrento Qui Jul 17, 2008 1:18 pm

Obrigado Gonçalo.
Ok, só falta saber se os juvenis de primeiro ano (e com poucos meses de vida, uma vez que terá nascido na Primavera) se dispersam ou não e que tipo de dispersão.
De contributo em contributo se vai aprendendo, viva o Fórum Aves! :-)
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por scirpaceus Qui Jul 17, 2008 1:40 pm

Pedro Pereira escreveu: O que é facto, é que segundo me parece, o Vale do Tejo e o Oeste são as regiões do país onde esta espécie mais é observada....

Boas tardes

No Baixo Mondego esta espécie tambem é bastante observada, fruto dos 30 casais que nidificam no Paul do Taipal e 5 no Paul da Madriz. Alguns juvenis têm vindo a ser marcados anualmente com anilhas coloridas de cor azul.

Desconheço o tamanho de outras colónias espalhadas em Portugal. Alguem tem essa informação?

Abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por Pedro Pereira Sex Jul 18, 2008 6:45 am

quando eu me referi aos juvenis, significava aves do 1º ano.

abraço
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por Simon Wates Sex Jul 18, 2008 11:12 am

Viva todos!

Eu voltei agora de longos trabalhos de campo na zona de Vidigueira e Cuba e de São Manços. Constatou presença de Goraz adultos próximo de São Matias (e Garçote e Colhereiro a nidificar) e também uma pequena colónia de Gorazes no Rio Degebe proximo de São Manços onde também havia Garçotes e Garça Vermelha (além de numerosas Garças-cinzentas). Também, alguns Colhereiros adultos alimentavam noutras galerias ripícolas desta zona.

Cumprimentos

Simon Wates
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 18, 2008 12:07 pm

Olá Simon,

Esssas observações são muito interessantes, penso que valeria a pena abrires um tópico sobre esse assunto na sala principal (Portugal Continental).

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por Simon Wates Sex Jul 18, 2008 1:18 pm

O Gonçalo,

Como os trabalhos de campo foram feitas por um empresa não estou na posição de divulgar os pormenores publicamente porque os dados não são da minha "propriedade" (embora recolhei). No entanto, quando os relatórios são entregas (ainda este ano acho) os dados podem ser divulgados de modo de ter mais utilidade, tanto para a conservação da natureza que pelos conhecimentos ornitólogos destas ricas áreas. Os trabalhos fazem parte de monitorização de avifauna para avaliar as consequências de plano de rega e canais novos nos blocos de rega de Monte Novo, Alvito-Pisão e Pisão que utilizam água providente de Alqueva (In my cynical opinion these projects are fuelled more by the financial interests of the "concrete and machine boys" than by the farmers who had lots of irrigation water before the very recently finished canals existed!).

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Goraz e Pergunta Empty Re: Goraz e Pergunta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos