Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fundação Salinas do Samouco recusa extinção

Ir em baixo

Fundação Salinas do Samouco recusa extinção Empty Fundação Salinas do Samouco recusa extinção

Mensagem por jheitor Ter Ago 14, 2012 11:40 am

Fundação Salinas do Samouco recusa extinção

14-08-2012

fonte : setubalnarede.pt/

A Fundação para a Proteção e Gestão Ambiental das Salinas do Samouco recusa a ideia de extinção e espera uma reavaliação do relatório emitido pelo Governo, que lhe atribui uma percentagem de 23,8 na avaliação da atividade. “Tem de haver sempre uma entidade a gerir as salinas porque o espaço precisa de ser administrado e por isso estamos convencidos de que haverá bom senso na reavaliação da fundação”, explica Firmino de Sousa Sá, presidente do conselho de administração.

“A fundação trabalha com os mínimos, possui quatro pessoas no quadro efetivo e tem projetos importantes, sendo que todo o dinheiro que recebe é aplicado na progressão da fundação”, adianta o presidente, que frisa que “não se pode falar em extinção, uma vez que vai haver uma reavaliação do relatório e uma decisão posterior”. Firmino de Sousa Sá acredita que as “pontuações serão reavaliadas” e esclarece que, em relação à avaliação “não se percebe a metodologia de avaliação, que se reflete em números, em vez de se basear numa avaliação qualitativa”.



Segundo o presidente, a fundação “tem feito um bom trabalho na gestão de espaços de educação e preservação ambiental, como o apoio a hortas sociais, que tem custos de manutenção”. Para além disto, a Salinas do Samouco tem dois projectos com parceiros externos, “um que envolve a salicornia, um sal verde, como alternativa para hipertensos” e outro para a “alimentação de peixes em aquários”, explica Firmino de Sousa Sá.



A fundação Salinas do Samouco “não desperdiça dinheiro, ou seja, se lhe tirarem os mínimos, terá de reduzir os projetos o que é lamentável porque a sua atividade é muito útil”, acrescenta o presidente. Esta fundação, criada em 2000, como exigência da União Europeia ao Estado português, tem como finalidades a conservação da natureza e a preservação da fauna e da flora no complexo de salinas do Samouco. A fundação, que pertence à lista de onze fundações com pontuação negativa, atribuída pelo Governo, esteve “desativada até Junho de 2009 e o relatório tem início em 2008 e fim em 2010”, esclarece Firmino de Sousa Sá. Relativamente ao encerramento desta fundação, a Câmara Municipal de Alcochete não prestou, até ao momento, quaisquer esclarecimentos ao “Setúbal na Rede” .

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=17609
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum