Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação de Aves: a Natureza está em festa

Ir para baixo

Observação de Aves: a Natureza está em festa Empty Observação de Aves: a Natureza está em festa

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 05, 2012 5:14 am

Observação de Aves: a Natureza está em festa
Data: 3 de Outubro de 2012
Fonte: lifecooler.com

Nos próximos dois fins de semana muita gente vai andar de cabeça no ar. O III Festival de Observação de Aves de Sagres decorre até 7 de outubro e a 4ª edição do ObservaNatura, no estuário do Sado, tem lugar no fim de semana seguinte, a 13 e 14.

Dois eventos indicados para amantes da natureza, em geral, e observadores de aves mais ou menos experientes, em particular. Um ótimo programa para fazer em família. Venha descobrir por que razão mais vale dois pássaros a voar que um na mão.


Sagres: 5, 6 e 7 de outubro

Esta vila algarvia acolhe os participantes do maior encontro de observadores de aves realizado em Portugal. Do III Festival de Observação de Aves de Sagres fazem parte inúmeras iniciativas como saídas de campo, passeios de barco, ações de monitorização de aves com especialistas, palestras temáticas, cursos, jogos, tertúlias, atividades de educação ambiental, entre muitas outras.

A península de Sagres, concelho de Vila do Bispo, é uma das zonas algarvias mais importantes para a observação de aves. Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, esta área alberga espécies únicas na região e é cenário da migração outonal de aves planadoras.

De agosto a novembro consegue avistar cegonhas, águias, abutres, gaviões e falcões, praticamente todas as espécies de aves planadoras que ocorrem em Portugal, bem como algumas raridades, casos da águia-imperial e do abutre-negro, por exemplo.

Em menor número mas com passagem regular, destaque para a cegonha-preta, o abutre-do-Egito e o falcão-abelheiro. Ao nível das corujas também é possível observar migradores em passagem, como o bufo-pequeno e o mocho-pequeno-de-orelhas.

À parte das planadoras, Sagres é um local bastante interessante para observar outros grupos de aves como as marinhas, casos dos gansos-patola e pardelas-de-bico-amarelo. No grupo das estepárias (em Sagres ainda se mantêm ativos muitos campos cerealíferos e de pousios) avista sem grandes problemas o sisão e o alcaravão.

Uma ave que não é migradora mas que merece lugar de destaque é a gralha-de-bico-vermelho. Esta espécie extinguiu-se localmente em vários pontos do país mas resiste ainda em Sagres, sendo facilmente observada junto ao Cabo de São Vicente.

Conheça aqui o programa das atividades e saiba quais estão disponíveis.


Estuário do Sado: 13 e 14 de outubro

A Herdade da Mourisca recebe, pela quarta vez, a ObservaNatura, um evento dedicado ao Turismo Ornitológico.

O programa da ObservaNatura propõe worshops temáticos e palestras com especialistas nacionais e internacionais, mini-cursos, projetos multimédia na área da informação sobre turismo de Natureza, sessões de anilhagem e 40 stands para expositores nomeadamente associações, empresas de turismo da Natureza e entidades de carácter público.

Tratando-se de uma feira cujo tema é o Turismo da Natureza, o ICNB pretende disponibilizar títulos sobre percursos pedestres, guias da natureza e outras publicações recentes.

O Espaço de Olho nas Aves é um posto fixo de observação junto ao Moinho de Maré. Com a ajuda dos monitores da SPEA, e com o apoio de telescópios, binóculos e guias de campo, vai ficar a conhecer melhor as aves do estuário do Sado.

Para tirar partido da beleza natural que rodeia a Herdade da Mourisca, estão também previstos passeios pela Reserva Natural do Estuário do Sado, a pé, de bicicleta, de todo-o-terreno ou de barco (com saída do porto palafita que se encontra junto ao Moinho de Maré). Garças, colhereiros e flamingos são algumas das espécies que podem ser observadas nesta altura do ano.

Por fim, nem precisa ir muito longe para comer. A ObservaNatura irá contar com dois espaços de restauração, um junto à casa do pão (serviço de almoços) e o outro junto ao Moinho de Maré (esplanada).

Saiba mais aqui.


http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?art=15383&rev=2
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos