Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EVOA - Ponta da Erva

+23
PedroSeixas
patriciaeluis
PNicolau
Jorge Saraiva
Paulo Alves
rduque
jmf
trataruga
alvaro nunes
Carlos Vilhena
paulo dias
Miguelito
JFMeneses
Inocêncio Oliveira
fmorais
pedro pombo
David Rodrigues
Gonçalo Elias
jheitor
José Frade
pedro121
RuiCaratao
Telmo Ribeiro
27 participantes

Página 6 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 08, 2013 3:57 pm

Interessante a quantidade de A. clypeata, que me parece elevada para esta época do ano.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Seg Set 09, 2013 2:00 am

Gonçalo Elias escreveu:Este tópico tem estado parado desde Abril. Alguém tem ido ao EVOA nos últimos tempos? Alguma observação digna de nota?
Estamos todos á espera que apareça alguma raridade para lá ir, claro que como ninguém vai ver se lá está, também nunca vai aparecer, e nunca lá vamos... confuso não é?

12€ é um preço completamente irrealístico para o mercado Português!!! O preço tem que baixar, para perto de metade para ser viável a ida.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por fmorais Seg Set 09, 2013 2:56 am

Sim. E eles também não dizem o que lá têm. Podiam perfeitamente publicar diariamente no site as observações relevantes. Mas isso dá trabalho, e também necessita de alguém com bons conhecimentos que dê uma volta por lá todos os dias.

Em relação a preços, acho irrealista os 12€, mas também o preço do cartão. Para o cartão valer a pena, teríamos de lá ir 4x. Como só interessa ir lá no Outono /Inverno, teria de se ir lá 1x por mês. Não estou a ver que seja uma perspectiva real.


fmorais
fmorais

Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Seg Set 09, 2013 3:14 am

fmorais escreveu:
Em relação a preços, acho irrealista os 12€, mas também o preço do cartão. Para o cartão valer a pena,  teríamos de lá ir 4x. Como só interessa ir lá no Outono /Inverno, teria de se ir lá 1x por mês. Não estou a ver que seja uma perspectiva real.
O preço do cartão pode ou não valer a pena, depende se formos lá numero de vezes suficiente ou não, o problema é que o numero de observadores que pode lá ir vezes suficiente é muito pequeno, basicamente os observadores da área de Lisboa.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 09, 2013 3:17 am

As estimativas iniciais apontavam para 25 a 30 mil visitantes por ano (o que dá 80 por dia, ou 600 por semana). Não faço ideia se o número real de visitantes se tem aproximado deste valor...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Seg Set 09, 2013 3:41 am

Gonçalo Elias escreveu:As estimativas iniciais apontavam para 25 a 30 mil visitantes por ano (o que dá 80 por dia, ou 600 por semana). Não faço ideia se o número real de visitantes se tem aproximado deste valor...
O que eu gostava de saber é o numero de visitantes que são realmente observadores, e não escolas e pessoal que vai lá porque apareceu na tv.

Mas 600 por semana é absurdo, é demasiado optimista, e mesmo para se conseguir 100 entradas por semana regularmente... para esse género de números ser atingido teria que ser feito alguma coisa do género que o Frederico sugeriu, teria que estar constantemente a ser publicitado as aves presentes, com especial foco para as escassas e raras.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por David Rodrigues Seg Set 09, 2013 4:56 pm

pedro121 escreveu:
Estamos todos á espera que apareça alguma raridade para lá ir, claro que como ninguém vai ver se lá está, também nunca vai aparecer, e nunca lá vamos... confuso não é?
Bem no Inverno passado não disse nada pois ainda não estava aberto ao público, mas vi lá Anas carolinensis por 2 vezes...Cool 
Lembro-me de alguém dizer que só lá andavam muitas marrequinhas... Pois no meio de 8500 dei com uma carolinensis, duas marrequinhas marcadas em França, uma de S. Jacinto e uma do Mondego.
Como já devem lá estar umas centenas de creccas o desafio está a começar...What a Face 
Também foi onde vi mais querquedula no Inverno passado.
Este Verão teve piada 2 ninhadas de Netta, o que quer dizer que provavelmente irão andar frequentemente por lá, pois estão habituadas aos visitantes...
Apareceram regularmente 2 Anser anser, por vezes sisões, anda lá um Caimão difícil de ver, e o EVOA passou a ser um local de muda de pelo menos Pato-real. Os números de Frisadas e Zarros-comuns também têm sido interessantes.
De resto veêm-se flamingos, colhereiros e límicolas (pode ser desta que comece a olhar mais para este grupo pois pelo menos as marcadas que observo vou ter que as identificar...Suspect ), em função das marés, para além das rapinas da Ponta da Erva. A mais interessante tem sido a lagoa 3.
Melhores condições de luz ao fim da tarde - até ao fim de Outubro fecha às 19h.

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Ter Set 10, 2013 6:06 am

David Rodrigues escreveu:
Lembro-me de alguém dizer que só lá andavam muitas marrequinhas... Pois no meio de 8500 dei com uma carolinensis, duas marrequinhas marcadas em França, uma de S. Jacinto e uma do Mondego.
Como já devem lá estar umas centenas de creccas o desafio está a começar...What a Face 
Também foi onde vi mais querquedula no Inverno passado.
Este Verão teve piada 2 ninhadas de Netta, o que quer dizer que provavelmente irão andar frequentemente por lá, pois estão habituadas aos visitantes...
Apareceram regularmente 2 Anser anser, por vezes sisões, anda lá um Caimão difícil de ver, e o EVOA passou a ser um local de muda de pelo menos Pato-real. Os números de Frisadas e Zarros-comuns também têm sido interessantes.
De resto veêm-se flamingos, colhereiros e límicolas (pode ser desta que comece a olhar mais para este grupo pois pelo menos as marcadas que observo vou ter que as identificar...Suspect ), em função das marés, para além das rapinas da Ponta da Erva.
Bom, portanto para já nada que valha a pena, as limicolas parece-me o mais promissor, mas para já as raridades vistas nas lagoas tem sido patos e gansos.
Se os patos e gansos forem sendo acompanhados pelo David já não é mau, pode ser que apareçam algumas coisas.

Agora isso não resolve o problema, 9000 patos é espectacular sem duvida, mas não agora com os machos em eclipse, portanto espera-se por Dezembro para estar toda a gente em nupcial e aumentar as hipóteses de estar algum raro, portanto faz-se uma visita ao EVOA por ano, mesmo que se vá á ponta da erva 4-5 vezes por ano...

Desde que o Evoa abriu ao publico não fui lá, fui antes, ver um Pato-rabilongo, e em varias ocasiões depois disso, tendo encontrado um Anser albifrons numa das vezes, portanto as raridades aparecem, mas se o local não tiver mais pontos de interesse eu não pago 12€ para ver 9000 patos mais do que uma vez por ano! Portanto, vou ao Evoa? Sim! Quando é que vou, bem inicio de Dezembro ou em Janeiro conforme as condições, mas mais que isso? Não!

A não ser que comecem a debitar raridades!!!

ps: a hora de fecho as 19 é inteligente, não sei se tem actualmente vegetação nas margens com lama, mas o local sempre me pareceu geograficamente perfeito para Porzanas sp.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 10, 2013 6:41 am

pedro121 escreveu:faz-se uma visita ao EVOA por ano, mesmo que se vá á ponta da erva 4-5 vezes por ano...
Exacto, até porque (convém salientar) é possível ver muito mas muito mais espécies fora do EVOA do que dentro do EVOA.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Ter Set 10, 2013 7:16 am

Gonçalo Elias escreveu:
Exacto, até porque (convém salientar) é possível ver muito mas muito mais espécies fora do EVOA do que dentro do EVOA.
Sim, decerto, mas já que se vai á ponta da erva parece estranho não ir, já que o habitat é diferente, e algumas espécies são possivelmente mais fáceis de ver no Evoa e em melhores condições. Eu estive na ponta da erva este domingo, ainda pensei em lá ir, mas para ver o que? que valesse os 12€!!?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por patriciaeluis Ter Set 10, 2013 3:05 pm

Um dia ainda havemos de ir à ponta da erva, mas preferíamos que fosse um local sem cartões nem outras complicações Smile

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por jheitor Sex Set 13, 2013 1:12 pm

para a ponta da erva o cartão é vitalicio e só se paga uma vez... e vale bem os 25 € .....qunto ao evoa já é outra converça.....

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por David Rodrigues Sex Set 13, 2013 4:54 pm

Uma das vantagens do EVOA é a do portão do Cardal - o junto à ponte de Vila-franca - geralmente estar aberto no horário de funcionamento do EVOA...
Acho que há alguma confusão sobre os objectivos do EVOA. O projecto não é dirigido especificamente aos observadores de raridades ou aos fotógrafos de aves...What a Face 
Um comum observador de aves aprecia ver uns milhares de aves juntas, estejam elas em eclipse ou não. O EVOA também está a contribuir para dar a conhecer a Ponta da Erva e a RNET!
Não vou discutir se os preços são os indicados mas quem for lá pode ver as coisas doutro prisma: - estão a contribuir para a gestão duma área importante para as aves.
Na quarta-feira foi confirmada uma suspeita minha com 2 anos: - no EVOA estão marrequinhas a fazer muda das penas primárias! Provavelmente as Nettas e as streperas também utilizarão o local para a "muda".

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por JFMeneses Dom Set 15, 2013 1:06 am

Também já tinha observado a mudança das penas na zona agora ocupada pelo EVOA.

JFMeneses

Número de Mensagens : 228
Data de inscrição : 08/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por patriciaeluis Ter Set 17, 2013 2:47 pm

jheitor escreveu:para a ponta da erva o cartão é vitalicio e só se paga uma vez... e vale bem os 25 € .....qunto ao evoa já é outra converça.....

Pois para nós 25€ é para uma vez já que somos de longe! talvez 2 ou 3 espaçado nos anos se acharmos o lugar interessante...
Smile
Mas o Problema nem é o preço (gastamos + em portagens e gasolina para lá chegar) o problema é o mesmo que fez com que muitos Espanhois evitassem entrar em Portugal

Portagens que? eletrónicas? paga-se como?

Nem vale a pena dizer que é simples, já passamos à porta e ligamos para um número mas tinha que ser a tal hora nem sabíamos onde nem como... deixa lá vamos para casa...

Como dissemos um dia ainda havemos de visitar, mas preferimos sítios sem cartões nem portões nem outras complicações...

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 17, 2013 2:55 pm

Convirá talvez esclarecer que os portões são anteriores ao EVOA e nem sequer foram lá colocados para cobrar aos observadores. Acima de tudo foi uma forma de controlar os acessos à lezíria, porque entre vandalismo, roubos, tráfico de produto e "cenas" no carro na escuridão da planície, de tudo um pouco se via naquela lezíria.

Num passado não muito remoto (quando não havia o controlo de embarcações que existe hoje), a Ponta da Erva era um local privilegiado para fazer descarregamentos. Ainda me lembro de uma vez em que fui às Tytos e de a GNR me ter mandado parar no meio da lezíria e abrir o porta-bagagens, para verem se trazia "alguma coisa".

Por acaso com o EVOA o acesso até está mais facilitado, porque segundo julgo saber o portão do Cardal está normalmente aberto durante o horário de expediente, não faltando que arrisque entrar a essa hora, na expectativa de encontrar o portão aberto aquando do regresso.



Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por jheitor Ter Set 17, 2013 3:00 pm

mas se for o caso é só cumbinar que eu vou entamos com o meu cartão e passamos uma manhã por lá ( sabado ou domingo)... ja fiz isso com 4 ou 5 pessoas que depsois foram adquirir o cartão.....

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por patriciaeluis Ter Set 17, 2013 3:37 pm

jheitor escreveu:mas se for o caso é só cumbinar que eu vou entamos com o meu cartão e passamos uma manhã por lá ( sabado ou domingo)... ja fiz isso com 4 ou 5 pessoas que depsois foram adquirir o cartão.....
Obrigado pela simpatia e pelo convite...

Mas a nossa questão mantem-se, é um sitio complicado para quem não conhece... para quem não tiver alguém conhecido que tenha a simpatia de lhes abrir o caminho...

há 3 ou 4 anos não tínhamos conhecimento desta comunidade de observadores e fotógrafos de aves, e sabíamos da existência do lugar e queríamos visitar mas da 1ª vez nem sabíamos como, da 2ª foi fora de horário e também não ficamos a perceber muito bem...
A partir daí ficamos com um bocado de desmotivados em voltar a tentar...




Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 17, 2013 3:41 pm

Infelizmente não é só na Ponta da Erva, há cada vez mais sítios onde o acesso está vedado, principalmente no Ribatejo e no Alentejo; tem a ver nuns casos com os aparcamentos de gado, noutros casos com a caça.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por patriciaeluis Ter Set 17, 2013 3:52 pm

Gonçalo Elias escreveu:Infelizmente não é só na Ponta da Erva, há cada vez mais sítios onde o acesso está vedado, principalmente no Ribatejo e no Alentejo; tem a ver nuns casos com os aparcamentos de gado, noutros casos com a caça.
Pois nós sabemos, ficamos muitas vezes sem saber se estamos a entrar em sítios públicos ou privados na dúvida evitamos porque não queremos complicações...

Patrícia e luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Qua Set 18, 2013 3:02 am

patriciaeluis escreveu:
Portagens que? eletrónicas? paga-se como?

Nem vale a pena dizer que é simples, já passamos à porta e ligamos para um número mas tinha que ser a tal hora nem sabíamos onde nem como... deixa lá vamos para casa...
As portagens eletronicas são muito simples e muito complicadas, são muito simples se o carro tiver via verde, são muito complicadas se não tiver via verde.

Ponta da erva pelo contrario nunca é simples, a área é muito grande, conseguir o Cartão obriga a ir lá durante a semana, a utilização do mesmo é simples, mas consegui-lo é complicado para quem não é da zona, se bem que com o Evoa esse problema desapareceu, mesmo quem queira ter cartão, agora pode ir a uma hora decente, estar na ponta da erva até ser horas de ir ao cartão, ir tirar o cartão, ir almoçar e voltar para a Ponta.

Agora a ponta da erva é uma área difícil de trabalhar, já que é preciso saber quais os talhões onde as aves estão concentradas, e isso está sempre a mudar, não só de ano para ano, mas durante o ano também.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por jheitor Qua Set 18, 2013 9:59 am

patriciaeluis escreveu:
jheitor escreveu:mas se for o caso é só cumbinar que eu vou entamos com o meu cartão e passamos uma manhã por lá ( sabado ou domingo)... ja fiz isso com 4 ou 5 pessoas que depsois foram adquirir o cartão.....
Obrigado pela simpatia e pelo convite...

Mas a nossa questão mantem-se, é um sitio complicado para quem não conhece... para quem não tiver alguém conhecido que tenha a simpatia de lhes abrir o caminho...

há 3 ou 4 anos não tínhamos conhecimento desta comunidade de observadores e fotógrafos de aves, e sabíamos da existência do lugar e queríamos visitar mas da 1ª vez nem sabíamos como, da 2ª foi fora de horário e também não ficamos a perceber muito bem...
A partir daí ficamos com um bocado de desmotivados em voltar a tentar...





Patrícia e Luís
mas o convite éra mesmo completo passar uma manhã comigo a dar as voltas que normalmente dou qunado la vou...

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 15, 2013 6:58 am

Hoje de manhã passei no EVOA (ainda não tinha lá estado depois da inauguração), mas não cheguei a ir às lagoas, apenas estive na recepção.

Daquilo que vi a partir do edifício, vi que a primeira lagoa estava cheia de marrequinhas, havendo também alguns patos-reais e uns quantos abibes.

Não vi qualquer movimento de visitantes, tenho a sensação de que durante a semana o número de visitas é reduzido, mas pode ter-se dado o caso de hoje ser um dia particularmente calmo.

No local confirmaram-me que o portão do "Cardal" permanece aberto durante o horário de abertura do EVOA; já o portão da "Ponta D'Erva" normalmente está fechado, mas por estes dias está aberto, uma vez que está a decorrer a ceifa do arroz.

Por fim, uma nota sobre o horário do próprio EVOA: a partir do final deste mês, quando entrar em vigor a chamada Hora de Inverno, o horário de Inverno (10 às 17h) passará a vigorar no local.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Telmo Ribeiro Dom Out 20, 2013 2:54 am

Por motivos profissionais tenho andado arredado aqui do forum, mas hoje tive tempo e voltei a ver ler o forum...

Quanto ao EVOA... Apesar de muito ceptico quanto á questão do pagamento...Devo, actualmente, dizer que os 40 euritos que paguei para me tornar socio, não só foram muito bem empregues como têm valido bem a pena. Se custa dar 40 euros? Custa, mas se é o preço para manter o local arranjado e cuidado, tanto melhor. Para além disso, o facto de se ter que pagar para entrar, mantém muita gente fora, logo, normalmente ve-se pouca gente, o que é espectacular, pois menos gente, menos perturbação, e ainda menos barulho, logo melhores fotografias.... De facto os abrigos são amigos de quem queira só ver as aves, mas são pessimos para fotografar, a não ser um ou outro abrigo, mas não me queixo.
Em termos de especies, sinceramente...O EVOA em termos de numero bate actualmente tudo o que costumemos observar na leziria propriamente dita, e o facto de estarmos dentro de abrigos, as aves aproximam-se muito mais.

Até hoje observei lá -
Cartaxo comum
Totinegra do mato
Fuinha dos juncos
Papa-moscas
Colheireiros ás dezenas
Ibis ás centenas
Milhares de patos reais
Milhares de marrequinhas (sim elas estão mesmo a fazer a muda lá)
Pesqueira (só vi uma vez e de longe na ultima visita)
Peneireiro comum
Falcao peregrino
Aguia Sapeira
Aguia de asa redonda
Tataranhão
Mocho galego
Coruja das torres
Alveola cinzenta
Alveola amarela
Bispo amarelo
pisco de peito ruivo
Pisco de peito azul (esta semana)
Zarro
Tadornas
pato de bico vermelho
Maçarico real
Maçarico galego
Maçarico das rochas
Maçarico bique bique
Alfaiate
Perna longa (umas largas centenas já)
Perdiz do mar
Borrelho de coleira interrompida
Mergulhão pequeno
Flamingo
Felosa poliglota
Felosa Musical
Guarda-rios
Garça branca pequena
Garça branca grande
Garça cinzenta
Garça real
Cegonha branca
Abibes
Corvos marinhos (cuja especie nao consegui á data observar por estarem demasiado longe)
Corvos
Gralhas
Perdiz comum
e a lista tem aumentado cada vez que lá vou.

Já foram anteriormente observados lá uma bonelli, e marrequinha americana, mas que eu pessoalmente nao observei ainda.

Em termos de afluxo não tenho queixas, muito pelo contrario, quanto menos pessoas melhor para montar o estaminé. Os melhores dias são a meu ver provavelmente os fins de semana, que são os que têm menos gente, já que de semana há visitas guiadas de escolas etc, o que significa miudagem barulhenta q.b.
Pessoalmente estou mais activo lá durante a semana, pois folgo durante a semana...

Entrento só para vos encher o apetite...
EVOA - Ponta da Erva - Página 6 10120082704_c9e5a69a8e_z

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 10318888543_21b23d619d_z

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 10318616934_00e3627763_z

Isto tudo conseguido lá e sem grande equipamento.
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por jheitor Dom Out 20, 2013 4:51 am

excelentes fotos

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 6 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos