Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observatura divulga maior centro europeu de observação de aves

Ir para baixo

Observatura divulga maior centro europeu de observação de aves Empty Observatura divulga maior centro europeu de observação de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 14, 2012 6:21 am

Observatura divulga maior centro europeu de observação de aves
Data: 12 de Outubro de 2012
Fonte: setubalnarede.pt

A quarta edição da Feira de Turismo de Natureza Observanatura, que se realiza neste fim de semana na Herdade da Mourisca, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES), vai promover o turismo ornitológico naquele que é considerado “o maior centro de observação de aves aquáticas na Europa”. João Carlos Farinha, diretor da RNES, entende que “as várias atividades propostas aos visitantes fazem com que as expetativas sejam altas”, e destaca a bolsa europeia de contatos e negociações que vai ter lugar na manhã de sábado.

“Entidades holandesas, espanholas belgas e inglesas marcam presença na Reserva Natural do Estuário do Sado para trocarem impressões com empresas locais e conhecer as potencialidades do local”, prossegue João Carlos Farinha. Além desta bolsa de turismo promovida em parceria entre o ICNF, o Turismo de Portugal e a Associação de Turismo de Lisboa, o diretor do RNES salienta a recuperação do moinho da Mourisca, a requalificação do porto palafita ou o novo observatório como pontos altos que vão estar disponíveis durante o certame.

O programa da Feira de Turismo de Natureza propõe workshops, mini-cursos, passeios pela Reserva Natural do Estuário do Sado, por terra e no rio para observação de aves, ateliês e sessões de anilhagem, sendo que os passeios de barco são definitivamente os mais populares. João Carlos Farinha explica que a Observanatura “não é apenas dedicada aos especialistas de aves, mas a todos os que demonstrem interesse no turismo da natureza”.

“A maioria das atividades propostas vão ter certamente lotação esgotada”, afirma o diretor da RNES, fazendo assim alusão aos visitantes que, ano após ano, fazem questão de apontar na sua agenda a vinda a Setúbal para participarem no certame. Numa altura de difícil conjuntura financeira por que o país atravessa, a autossustentabilidade financeira da Observanatura é um dos objetivos da organização, mas João Carlos Farinha não considera ser o principal.

“Os dois dias da feira são insuficientes para a promoção de todas as atividades que a reserva natural tem para oferecer”, afirma o diretor da RNES, consciente da dificuldade que muitas pessoas têm para “se deslocarem ao local, garantindo estadia na região ao mesmo tempo”. Com entrada livre, esta feira organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Reserva Natural do Estuário do Sado e pela Tróia-Natura, conta com vários parceiros, entre eles o Turismo de Portugal, a Câmara Municipal de Setúbal, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Associação Baía de Setúbal e a Birds & Nature.

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=18074
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos