Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Açores: Turismo sustentável ganha distinção europeia

Ir para baixo

Açores: Turismo sustentável ganha distinção europeia Empty Açores: Turismo sustentável ganha distinção europeia

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 01, 2012 5:53 am

Açores: Turismo sustentável ganha distinção europeia
Data: 26 de Outubro de 2012
Fonte: boasnoticias.pt

Açores: Turismo sustentável ganha distinção europeia Prioloave
Foto © Leo Boon - As Terras do Priolo foram batizadas em homenagem ao priolo (na foto), ave em perigo de extinção que apenas existe naquele local dos Açores

As Terras do Priolo, situadas na zona oriental da ilha de São Miguel, nos Açores, acabam de ser galardoadas com a Carta Europeia de Turismo Sustentável pela organização não-governamental (ONG) europeia EUROPARC, que representa uma rede de áreas protegidas no Velho Continente.

A localidade, uma área "remota e bonita", afirma a ONG em comunicado, é o único lugar no mundo onde é possível encontrar o priolo, uma ave que se encontra em vias de extinção, e a única zona insular portuguesa a receber esta distinção, que marcará o início de um novo plano de ação.

Em sequência da atribuição da Carta Europeia de Turismo Sustentável, as Terras do Priolo, com quase metade do seu território inserido no Parque Natural da Ilha de São Miguel, vão apostar no desenvolvimento do turismo de natureza em áreas protegidas, contribuindo para a sustentabilidade dos ecossistemas.

Isto porque o galardão implica a aplicação de uma metodologia participativa que permite a coordenação no território das diferentes instituições e agentes económicos relacionados com o turismo e a conservação da Natureza em prol de uma estratégia comum de promoção do turismo sustentável.

Do plano já traçado fazem parte variadas ações que vão ser desenvolvidas até 2017 e que incluem medidas de coordenação e conservação, a promoção de atividades sustentáveis como o montanhismo nas áreas protegidas, a interpretação cultural do legado das Terras do Priolo, a divulgação do território como destino turístico e o incremento da sustentabilidade das companhias de turismo.

"A implementação bem-sucedida deste plano vai ser um passo decisivo em direção à conservação do enorme valor natural e cultural das Terras do Priolo e podemos também esperar grandes benefícios económicos", considera João Bettencourt, diretor regional do ambiente da Região Autónoma dos Açores.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável é atribuída atualmente a 107 parques naturais em 13 países europeus e é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC com o intuito de promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas.

http://www.boasnoticias.pt/noticias_A%C3%A7ores-Turismo-sustent%C3%A1vel-ganha-distin%C3%A7%C3%A3o-europeia_13145.html
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos