Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus michahellis F226 pedido de informação

+2
Helder Vieira
RuiCaratao
6 participantes

Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por RuiCaratao Seg Nov 26, 2012 7:53 pm

Quem souber e me puder informar da proveniência desta ave (Larus michahellis) ao chegar ao Parque Biológico de Gaia, agradecia....seria um juvenil não voador quando foi recolhido? e de que localidade? ou era apenas uma ave debilitada e já voadora?
Seria uma pena que informação relativa a potenciais crias de michahellis nascidas a uma latitude superior à da Berlenga e anilhadas se perdesse.

Larus michahellis F226 pedido de informação 8208727478_891e868aed_c

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por Helder Vieira Ter Nov 27, 2012 6:06 am

Rui, vou dar o toque ao grupo de anilhagem do PBG...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por RuiCaratao Ter Nov 27, 2012 10:41 am

Obrigado Helder! Já agora alguem tem conhecimento de quais as localidades no Norte onde há colónias em edificios e em que numeros? Tenho apenas conhecimento do Porto e Matosinhos.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 27, 2012 12:08 pm

Tenho ideia que nidificam em Viana do Castelo, creio que o Pedro Correia saberá dar mais pormenores.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por pedrocardia Qui Nov 29, 2012 7:12 am

Olá,

Há também vários casais de Larus michahellis na zona histórica de Gaia e, provavelmente, também haverá pelo menos um casal em Guimarães.

Existe uma clara expansão no número de casais urbanos desta espécie e na área ocupada. Julgo que haverá bastantes mais localidades onde esta espécie já cria mas ainda não foi detectada por pessoal da área da "passarologia".

Pedro

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por Helder Vieira Qui Nov 29, 2012 7:43 am

Nem me lembrei, no final do verão durante uma visita a um familiar no HSAntónio verifiquei que também nidificam lá. Se bem me lembro seriam 3-4 imaturos, aninhados na sombra, refugiados do calor... de quando em vez lá aparecia um dos projenitores para os alimentar. Suponho que espalhados pela cidade, no topo de edifícios, existam mais exemplos destes.

Em tempos, lembro-me do meu irmão ter visitado (em trabalho) um local junto a um edifício abandonado, ou em ruinas, algures nas traseiras da estação de São Bento (local esse que por outro lado também está junto às traseiras de um hotel da praça da Batalha) onde pelo que percebi, até pela reacção que as aves tiveram contra ele, haveria ninhos...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 29, 2012 7:53 am

A confirmar-se a nidificação em Guimarães, este seria o primeiro caso de nidificação em meio urbano longe da faixa costeira (a espécie já nidifica no interior, na albufeira do Alto Rabagão).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por Inocêncio Oliveira Qui Nov 29, 2012 9:34 am

RuiCaratao escreveu:Quem souber e me puder informar da proveniência desta ave (Larus michahellis) ao chegar ao Parque Biológico de Gaia, agradecia....seria um juvenil não voador quando foi recolhido? e de que localidade? ou era apenas uma ave debilitada e já voadora?
Seria uma pena que informação relativa a potenciais crias de michahellis nascidas a uma latitude superior à da Berlenga e anilhadas se perdesse.

Larus michahellis F226 pedido de informação 8208727478_891e868aed_c

cumps,
Rui

Acho que foi anilhada pelo Thijs.

Cumprimentos

Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por Helder Vieira Qui Nov 29, 2012 10:16 am

Inocêncio Oliveira escreveu:Acho que foi anilhada pelo Thijs.

Cumprimentos

Inocêncio Oliveira

Boas Inocêncio,
Embora a anilha preta, código branco: FXXX, seja associada ao projecto fuscus do Thijs, têm sido anilhados alguns indivíduos no parque bilógico de gaia (que foram lá parar entregues por alguma entidade, ou alguém particular) com estas anilhas... mas suponho que o Thijs possa esclarecer.
Foi o caso desta, bem como a F223 que eu fotografei em Setembro... etc
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por alcedo Qui Nov 29, 2012 4:31 pm

Tive na segunda feira a informação de nidificação de Michaelis, pelo menos uma cria,no Norte da Póvoa na Rua Patrão Sérgio
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por RuiCaratao Qui Nov 29, 2012 4:54 pm

Muito obrigado a todos, pelo o que percebo apenas as da barragem do alto rabagão nidifica fora do ambiente urbano... fiquei realmente surpreendido com o registo de nidificação em Guimarães.

Inocêncio, realmente o projecto de anilhagem é do Thijs, e a informação da anilhagem já me foi enviada por ele, daí saber que tinha sido anilhada no P B Gaia, mas a informação que me interessava agora realmente é a da proveniência da ave antes de ser entregue ao Parque, dado que a maioria das aves cria na urbe, muitas vezes as crias caiem dos telhados e as pessoas entregam aos centros de recuperação.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por Helder Vieira Sex Nov 30, 2012 6:19 am

RuiCaratao escreveu:Muito obrigado a todos, pelo o que percebo apenas as da barragem do alto rabagão nidifica fora do ambiente urbano... fiquei realmente surpreendido com o registo de nidificação em Guimarães.

Inocêncio, realmente o projecto de anilhagem é do Thijs, e a informação da anilhagem já me foi enviada por ele, daí saber que tinha sido anilhada no P B Gaia, mas a informação que me interessava agora realmente é a da proveniência da ave antes de ser entregue ao Parque, dado que a maioria das aves cria na urbe, muitas vezes as crias caiem dos telhados e as pessoas entregam aos centros de recuperação.

Amanhã talvez dê um salto ao PBG, vou tentar falar com a veterinária que a recebeu.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 30, 2012 6:40 am

Obrigado Helder, vê lá não há pressas.... já agora e se a ave que viste for tambem michahellis aproveita e recolhe tambem a informação.

um abraço,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por Helder Vieira Sáb Dez 01, 2012 1:36 pm

RuiCaratao escreveu:Obrigado Helder, vê lá não há pressas.... já agora e se a ave que viste for tambem michahellis aproveita e recolhe tambem a informação.

um abraço,
Rui

No passado verão:
A F226 foi entregue ainda como cria (oriunda do Porto), sem lesões, e solta na RNLED (se bem me lembro em Junho).
A F223 foi entregue também como cria (de Penafiel), ferida... recuperou e foi libertada na RNLED a 20/09, dia 29/09 eu fotografei-a por lá. Infelizmente no dia 12/10 apareceu morta, ainda no estuário do douro Sad
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por RuiCaratao Sáb Dez 01, 2012 5:11 pm

Boas noticias Helder, muito obrigado...esperemos então que a F226 se safe e que tenha inumeros registos e que seja fotografada.
Penafiel é já bem no interior, haverá mesmo casais estabelecidos?

abraço,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus michahellis F226 pedido de informação Empty Re: Larus michahellis F226 pedido de informação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos