Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Companhia das Lezírias abre espaço de observação de aves no estuário do Tejo

Ir para baixo

Companhia das Lezírias abre espaço de observação de aves no estuário do Tejo Empty Companhia das Lezírias abre espaço de observação de aves no estuário do Tejo

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 29, 2012 5:58 am

Companhia das Lezírias abre espaço de observação de aves no estuário do Tejo
Data: 28 de Novembro de 2012
Fonte: LUSA

Companhia das Lezírias abre espaço de observação de aves no estuário do Tejo 734758?tp=UH&db=IMAGENS&w=749

A Companhia das Lezírias inaugura no próximo sábado o EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves, situado na Reserva Natural do Estuário do Tejo, a maior zona húmida de Portugal e uma das dez mais importantes da Europa.

O EVOA, projecto desenvolvido em parceria com diversas entidades, públicas e privadas, visa criar condições para atrair e fomentar a permanência de diferentes espécies de aves, tendo em conta que o estuário acolhe mais de 200 espécies, com concentrações superiores a 120 mil aves, algumas raras.

O espaço criado permitirá a observação privilegiada de aves pelo público em geral e, sobretudo, por comunidades de observadores de aves (birdwatchers) e por investigadores, potenciando o desenvolvimento de estudos científicos, afirma a Companhia das Lezírias em comunicado. Por outro lado, o EVOA, situado na confluência dos rios Sorraia e Tejo, tem componentes lúdicas e pedagógicas viradas essencialmente para as escolas e as famílias.

O projecto permitiu criar três lagoas artificiais com cerca de 70 hectares, dotadas de dissimuladores para observação de aves e vários percursos sinalizados e de um Centro de Interpretação com uma exposição permanente e outra temporária, bem como jogos e filmes sobre a temática das aves.

Vocacionado para a observação das aves que ocorrem no estuário e para a aprendizagem sobre os seus ciclos de vida, o EVOA proporciona ainda um contacto directo dos visitantes com a realidade de toda a lezíria do Tejo, “território exemplar no que concerne à harmonização da actividade agrícola e da conservação da natureza”, refere a nota.

O EVOA tem como patrocinador fundador a Brisa -- Auto-estradas de Portugal, que, no âmbito da iniciativa Business & Biodiversity, contribuiu para o projecto com cerca de 1,3 milhões de euros, permitindo a candidatura ao Programa Operacional Regional-Lisboa, do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A Companhia das Lezírias conta ainda com as parcerias do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Aquaves - Associação de Conservação e Gestão de Ambientes Naturais, da Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira e da Liga para a Protecção da Natureza.

A inauguração, marcada para sábado de manhã, vai contar com a presença da ministra da Agricultura e do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

http://www.publico.pt/ciencia/noticia/companhia-das-lezirias-abre-espaco-de-observacao-de-aves-no-estuario-do-tejo-1575333
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos