Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus argentatus, ssp?

4 participantes

Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Larus argentatus, ssp?

Mensagem por paulo dias Sex Dez 21, 2012 11:12 pm

Boas
Mais uma Larus argentatus, será possível determinar ssp?
Tenho quase a certeza que as fotos são do mesmo ind.
Larus argentatus, ssp? Pc205761
Larus argentatus, ssp? Pc205795Larus argentatus, ssp? Pc205762Larus argentatus, ssp? Pc205760
Porto, 20Dez2012

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por JMorgado Sáb Dez 22, 2012 12:08 am

Boa Noite,

Bom registo! Smile

Vou arriscar e dizer argentatus argenteus, devido à quantidade de preto nas primárias e o espelho "interrompido"

Só tenho uma dúvida na P5... tem uma mancha preta? Se calhar estou a ver mal e é mais pequena do que penso Smile

Cumprimentos,
João Morgado
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por Helder Vieira Sáb Dez 22, 2012 12:23 am

Concordo com Argentatus argenteus.

JMorgado escreveu:espelho "interrompido"

João, explica-me esta parte sff.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por JMorgado Sáb Dez 22, 2012 12:46 am

Hélder, quando digo espelho interrompido refiro-me ao facto de em argentatus argenteus a P10 ter uma mancha escura a separar o espelho e a ponta branca da asa...

Larus argentatus, ssp? Geelpootadultwestkapelle

imagem retirada de http://www.iesmeulmeester.nl/images/topography/geelpootadultwestkapelle.jpg

A imagem não é de uma L. argentatus mas é aquela mancha que está escrita como subterminal...

Não sei se o termo é correcto, mas foi o que me veio à cabeça Smile Se calhar o mais correcto será dizer que a argenteus tem um espelho menor que argentatus?
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por paulo dias Sáb Dez 22, 2012 1:10 am

Boas
JMorgado escreveu:...
Só tenho uma dúvida na P5... tem uma mancha preta? Se calhar estou a ver mal e é mais pequena do que penso Smile

Cumprimentos,
João Morgado
Se te estás a referir a um pequeno ponto sim, se reparares encontra-se em todas as fotos da gaiv. em voo nas duas asas.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por Helder Vieira Sáb Dez 22, 2012 1:13 am

Obrigado pela explicação João. Esse pormenor do espelho interrompido nunca tinha reparado...eu ia mais por spp argentatus "menos preto (primárias), mais branco (espelhos)"...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por RuiCaratao Sáb Dez 22, 2012 12:09 pm

Olá Paulo, boas fotos, ou pelo menos bem conseguidas para poderes submeter a ave ao nivel da ssp.
Mancha subterminal preta interrompendo o espelho da P10, ocorre sobretudo em ssp. argenteus, mas não é inédito de ssp. argentatus, assim como um espelho na P9 é comum em ambas.
A pequena mancha preta no lobo inferior e externo da P5 é na realidade comum em argenteus, assim como é tambem em michahellis mas na P4, e podendo sê-lo tambem nesta na P5, embora o padrão mais comum seja com banda subterminal, sobretudo em michahellis da população mais a este, no etanto e dadas todas as outras caracteristicas visiveis nas fotos, esta ave é sim uma argentatus, adulta de pata rosa, manto claro etc etc.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por JMorgado Sáb Dez 22, 2012 1:11 pm

Pois o meu receio era essa mancha na P5, pois quando é grande, é característica de michahellis, enquanto as argentatus têm uma pequena em forma de (lágrima?), e quando olhei para essa mancha, fui tentar ver se não poderia ser um 4 inverno, mas as retrizes são completamente brancas e o bico não tem sinais de escuro... portanto deve ser mesmo um adulto, e sendo assim, só poderia ser de argentatus Smile
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por RuiCaratao Sáb Dez 22, 2012 2:08 pm

Olá João, não percebi muito bem a tua associação de ideias com um 4º inverno e a mancha na P5 ..... escuro na cauda de um subadulto é apenas comum em ssp. argentatus e não excluis de forma alguma ssp. argenteus, para ter a certeza da ID de um adulto nem mesmo o bico serve, sobretudo em Larus argentatus, deve-se por isso procurar indicios de castanho/preto, nas coberturas das primárias, facilente visivel em voo, ou centros das penas sobretudo terciárias com indicios de castanho.

Tenho quase a certeza de que essa ave já tinha sido observada anteriormente, e talvez até pelo Helder Vieira, reconheço o padrão da P7 de uma ave com foto aqui no Forum. penso até que sugeri que a ave fosse observada e fotografada novamente por ter espelhos terminais gandes , tenho de ir procurar as fotos.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por JMorgado Sáb Dez 22, 2012 7:22 pm

Olá Rui,

O meu raciocínio foi o seguinte... vi a mancha na P5, e pensei esta gaivota parece mesmo L. argentatus, mas será que por causa da mancha poderá ser uma michahellis e estarei a ver mal? Então para ser michahellis a ave teria de ser um 4ºinverno porque só este é que pode eventualmente ter as patas rosadas, pois no adulto são amarelas... Vendo que a ave não podia ser um sub adulto, mas era sim um adulto, então só podia mesmo ser L.argentatus... Very Happy

Abraço,
João
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por paulo dias Dom Dez 23, 2012 12:39 pm

Boas
Obrigadão a todos pela contribuição. Apesar de estar "inclinado" para argentatus ssp estava longe de uma id segura. Inicialmente pensei que o padrão da ponta das asas iria permitir distrinçar as ssp, mas não me foi possível e ainda estou aquém de o conseguir pelas "... outras caracteristicas visiveis nas fotos... " como diz o Rui.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por RuiCaratao Dom Dez 23, 2012 12:57 pm

Não sei se ficou ou não confuso Paulo, mas na minha opinião trata-se de uma Larus argentatus argenteus, esta é uma ave bastante tipica, há outras de padrões intermédios mais dificeis de apontar qual a sua subespécie.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por paulo dias Dom Dez 23, 2012 2:07 pm

Boas Rui

Ooops Embarassed Embarassed Embarassed

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus, ssp? Empty Re: Larus argentatus, ssp?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos