Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus fuscus fuscus (com pinta)

+3
Helder Vieira
Simon Wates
paulo dias
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Helder Vieira Qui Fev 14, 2013 5:12 pm

RuiCaratao escreveu:Pois Helder é sempre preciso confirmar de angulos diferentes e com aves proximas

Pois Rui, para mim isso faz-me confusão, mas não só.
A tua é um excelente exemplo de uma ave com " pinta" de fuscus fuscus, a projecção das primárias e a cor do manto saltam bem à vista. A do Paulo pode estar a induzir em erro, não tem outras para comparação, sempre na mesma posição... E o que me chama mais a atenção, aparentemente está virada a norte, com o sol a Sul (ou lá perto Very Happy ), com o lado direito em contraluz. Era precisamente em posição idêntica que estava a tal fuscus que me suscitou dúvidas/ curiosidade no estuário.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por RuiCaratao Qui Fev 14, 2013 8:32 pm

Helder Vieira escreveu:A tua é um excelente exemplo de uma ave com " pinta" de fuscus fuscus, a projecção das primárias e a cor do manto saltam bem à vista

Porque em Novembro ainda conservava aas primarias antigas, incluindo a P9 e a P10 (repara que falta ainda crescer 2 primarias na ave do Paulo!!!!). A cor fiz questão de tirar as fotos certas no angulo certo com aves por perto, isto porque estava ciente do que estava a ver e insisti e aproximei-me, ao contrário do Paulo que ainda tem a dificuldade de nem sempre saber o que está a ver e de não insistir nas aves certas. Fotografar com uma Dslr, tambem permite ter o tom o mais aproximado possivel do natural....depende como fotografas.

Helder Vieira escreveu:Paulo pode estar a induzir em erro, não tem outras para comparação, sempre na mesma posição

Tem uma ave para comparação que é muito escura tambem, mas é perfeitamente visivel que a luz ilumina a area das terciarias, escapulares e manto nas duas aves, a diferença é que a possivel L. f. fuscus é mesmo muito escura e parece estar na sombra, quando na realidade não está. Dentro dos circulos que desenhei a area é iluminada e permite a comparação do tom, assim como na ave da direita é visivel o tom/reflexo azulado caracteristico de graellsii/intermedius e que falta em L. f. fuscus, estas geralmente têm um negro sem reflexos de azul, como podes ver nas minhas fotos e nas fotos do Paulo.

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 P2088929_zpsb5c197a1
Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 P2088931_zps86318cf4

Na P6 é visivel no branco terminal da primária uma parte interior mais cinzenta, tambem presente na ave de Novembro
A P9 é visivel em crescimento por baixo da P8 e sem espelho aparente (é bom sinal!!!) Embora haja L. f. fuscus com espelho na P9, mas a minha ave de Novembro tambem não apresentava.
As marcações no bico e cabeça assim como a estrutura são practicamente uma copia da ave de Novembro, e acredito que se trata realmente da mesma ave....agora se é proveniente de uma colonia mista, ou de uma colonia pura isso só uma anilha poderia desvendar.

cumps,
Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Sáb Dez 21, 2013 5:27 pm

Boas
Observada durante um longo período nunca mostrou a asa aberta (levantou voo juntamente com algumas centenas de companheiras), muito escura (sem contraste das primárias com parte superior ), pequena, delicada e alongada.
Espinho, 20Dez2013.

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 F5rhLarus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 0ed8Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 At4uLarus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 4cz1

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por cardosohelder Dom Dez 22, 2013 11:02 am

E a ave parece estar em muda activa de PP...ou é impressão minha?! Apesar de não ser diagnóstico, creio ser mais um ponto a favor.
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Dom Dez 22, 2013 2:13 pm

Boas

cardosohelder escreveu:E a ave parece estar em muda activa de PP...ou é impressão minha?! Apesar de não ser diagnóstico, creio ser mais um ponto a favor.
Concordo contigo Helder, juntei mais umas fotos espero que ajude.
Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 9eny
Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 7ywv

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Seg Dez 23, 2013 12:57 pm

Boas

Observada no mesmo dia, separada por algumas horas (em relação anterior), ao nascer do dia com péssima luz e por
um curto tempo. Afugentada não a consegui relocalizar, fica o registo com algum (limitado) potencial...
Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Qxst


paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por RuiCaratao Seg Dez 23, 2013 4:45 pm

Olá Paulo, na minha opinião e claro que falta uma anilha para o provar, essa é a mesma ave do ano passado que estará a invernar na zona de Espinho. Está sim em muda activa, no que me parece ser a P8 a caminho. Talvez a melhor foto seja a primeira que postas-te deste ano na pág.2.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Seg Dez 23, 2013 5:29 pm

Boas

Obrigado Helder e Rui pelas contribuições sempre interessantes.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) - Página 2 Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos