Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus fuscus fuscus (com pinta)

+3
Helder Vieira
Simon Wates
paulo dias
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Qua Jan 30, 2013 7:17 pm

Boas
Pergunto aos ilustres se esta menina têm ou não pinta de uma fuscus ssp., conjunto de características que a aproxime ou não de uma sem o compromisso de uma id positiva, que nesta ssp (sem anilha proveniente de uma colónia "pura") entramos no universo "orni-místico" ou quase.
Larus fuscus fuscus (com pinta) P1298114e
Larus fuscus fuscus (com pinta) P1298101
Matosinhos, 29Jan2013

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Simon Wates Qui Jan 31, 2013 12:04 pm

Paulo,

Tento deixar estas gaivotas para Rui ou Pedro Wink, mas como ninguém respondi até agora, respondo eu.

Eu acho esta gaivota adulta uma L:f.intermedius.

A primeira impressão vejo a estrutura e o bico de tua gaivota robusta demais para Ç.f.fuscus. O cinzento na cabeça parece-mim demasiado extenso também, mas especialmente, o cinzento das partes superiores contraste notavelmente com as primarias, quando em L.f.fuscus dever ser (praticamente preto) concolor. A projeção primaria deve ser ainda mais comprido que nesta ave. As patas são mais curtas em L.f.fuscus o que contribuiu a uma impressão de uma ave pequena.

Dependendo da luz e/ou variação individual, a L:f.intermedius chama a minha atenção muitas vezes no campo. No-entanto, com muitas anos vendo gaivotas (embora só ocasionalmente alguns invernos - como este Wink) nunca vi uma L.f.fuscus "segura" - da minha ver deve ser uma forma muito raro mesmo em Portugal.

Lembramos que L.f.fuscus é uma migradora "long distance" que nidifica nos países Bálticos e a grande maioria invernan no este de Africa. Assim, no peninsula Ibérica pode ser considerada uma raridade - bastante mais escassa que, como por ex., L.argentatus, L.hyperboreus ou L.glaucoides - espécies que, se vemos os seus movimentos, são muito mais prováveis como visitantes a Portugal que L.f.fuscus.

Cumprimentos

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Helder Vieira Qui Jan 31, 2013 12:20 pm

Concordo com a óptima resposta do Simon.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Qui Jan 31, 2013 12:26 pm

Boas Simon
Muito obrigado pela resposta foi esclarecedora e completa.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por pedro121 Qui Jan 31, 2013 12:31 pm

Boas,

Eu concordo com o Simon, mais se ninguém responder a um tópico de ID num período de tempo razoável, digamos 24 horas, volta a postar no tópico para puxar o mesmo para cima, eventualmente alguém vai reparar nele. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Simon Wates Qui Jan 31, 2013 12:45 pm

Vendo os movimentos migratórias de "Baltic Gull" no achas que, em certa forma podemos comparar com o Tartaranhão-pálido?

O "fuscusfuscus" deve passar ainda mais camuflada entre os bandos das gaivotas no-entanto.

O lembro vagamente de um registo de L.f.fuscus em Portugal - alguém sabe os pormenores?
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por pedro121 Qui Jan 31, 2013 12:52 pm

Simon Wates escreveu:Vendo os movimentos migratórias de "Baltic Gull" no achas que, em certa forma podemos comparar com o Tartaranhão-pálido?

O "fuscusfuscus" deve passar ainda mais camuflada entre os bandos das gaivotas no-entanto.

Mais ou menos, algumas devem descer a costa atlantica, mas sim deve ser muito fácil passarem despercebidas no meio das outras.

Simon Wates escreveu:O lembro vagamente de um registo de L.f.fuscus em Portugal - alguém sabe os pormenores?

Sim, existem vários de facto, tanto imaturos como adultos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Helder Vieira Qui Jan 31, 2013 2:10 pm

Simon Wates escreveu:
O lembro vagamente de um registo de L.f.fuscus em Portugal - alguém sabe os pormenores?

O Rui Caratão fotografou uma fuscus (com grande potencial) em Espinho no outono passado, e suponho que o Carlos Pacheco encontrou uma algures, passado algum tempo.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Qui Jan 31, 2013 6:46 pm

Boas
Helder Vieira escreveu:
Simon Wates escreveu:
O lembro vagamente de um registo de L.f.fuscus em Portugal - alguém sabe os pormenores?

O Rui Caratão fotografou uma fuscus (com grande potencial) em Espinho no outono passado, e suponho que o Carlos Pacheco encontrou uma algures, passado algum tempo.
Aqui podem encontrar a que o Rui viu em Espinho, esta sim com muita pinta Very Happy

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por cardosohelder Qui Jan 31, 2013 9:09 pm

Eu diria que L. f. fuscus tem uma forma mais angular, com uma projecção de primárias mais conspícua, com um efeito "levantado" na parte anterior.

Creio que o espelho interno da P10 é também mais diminuto na L. fuscus fuscus.
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Simon Wates Qui Jan 31, 2013 11:46 pm

paulo dias escreveu:Boas
Helder Vieira escreveu:
Simon Wates escreveu:
O lembro vagamente de um registo de L.f.fuscus em Portugal - alguém sabe os pormenores?

O Rui Caratão fotografou uma fuscus (com grande potencial) em Espinho no outono passado, e suponho que o Carlos Pacheco encontrou uma algures, passado algum tempo.
Aqui podem encontrar a que o Rui viu em Espinho, esta sim com muita pinta Very Happy

Obrigado...sim - esta! Têm ótimo aspeto, realmente bom mesmo. Vou ver-la com mais cuidado, mas as gaivotas não é meu ponto forte (não me perguntas;)).

Cumprimentos

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por RuiCaratao Sex Fev 01, 2013 2:45 am

Acho que está tudo dito Wink

L. f. fuscus seguras sem anilha apenas são consideradas as aves 2cy e 3cy no verão e restantes idades em diante, mas sobretudo adultos no outono, por questões de muda, embora com a observação sistemática de aves em Israel durante a migração e inverno se conheça cada vez mais sobre esta subespecie.

A ave de Matosinhos tinha realmente muito potencial, a unica coisa que faltou foi realmente uma anilha.

cumps,
Rui


Última edição por RuiCaratao em Sex Fev 01, 2013 12:05 pm, editado 1 vez(es)
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Fev 01, 2013 11:24 am

Acrescento só que apesar de haver poucos registos seguros, há alguns muito fortemente prováveis. Recordo-me por exemplo, de uma ave vista e fotografada pelo Peter Rock no inverno passado, que tinha tudo para ser L. fuscus fuscus e que ele identificou sem dúvidas como tal.
Seria interessante que todos os registos, mesmo que potenciais fossem aqui analisados e compilados, pelo menos os mais "prováveis". Poder-se-ia criar um tópico no aves em Portugal sobre este tema.

Eu a ave que vi este inverno e que tinha potencial, era um juvenil, cujas características estruturais são favoráveis, mas a muda nem tanto. Logo que tenha tempo para procurar a foto coloco-a no fórum.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Ter Fev 12, 2013 10:55 pm

Boas
Eu iniciei este tópico com o objectivo de iniciar o debate sobre as fuscus ssp (apesar do ex não ser o melhor Smile) acho a sugestão do C Pacheco de criar um tópico para esta ssp excelente.
cardosohelder escreveu:Eu diria que L. f. fuscus tem uma forma mais angular, com uma projecção de primárias mais conspícua, com um efeito "levantado" na parte anterior.
Esta é uma característica ("levantado") notória desta ssp em muitas fotos, mas que eu nunca consegui registar/observar no terreno.
Simon Wates escreveu:... o cinzento das partes superiores contraste notavelmente com as primarias, quando em L.f.fuscus dever ser (praticamente preto) concolor...Simon

De todas as que eu suspeitei terem esta característica "concolor" só um punhado delas é que se aproximou, mesmo essas sobre suspeita a luz é terrivel.
Tirada em 08Fev2013, VN de Gaia, com alguma pinta (digo eu).
Larus fuscus fuscus (com pinta) P2088927Larus fuscus fuscus (com pinta) P2088920

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por RuiCaratao Qui Fev 14, 2013 4:58 pm

Olá Paulo tens mais fotos desta fuscus? Não seria de todo improvável que a ave que vi em Espinho seja esta mesma ave Wink

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Simon Wates Qui Fev 14, 2013 7:40 pm

Paulo,

A ave na primeira foto é diferente que este último...?

As 3 gaivotas neste última foto são igualmente escuras--ou quase quase, no meu ver. Sim são L.f.fuscus eu não sei, mas não estou ver realmente porque não(?).

Quando olhas as L.fuscus a partir de atrás, podem parecer mais escuras (pretos) e quando vês de frente são mais claras. Este efeito é exatamente como quando observas veludo. Agora este efeito junto com o luz ambiente e questões de exposição da foto fazem que se calhar não podemos sempre confiar em peqs diferencias de tom, especialmente nos cinzas e preto.

É mesmo verdade que adultos L.f.fuscus não podem ser identificadas com segurança no campo
e/ou com foto?

Cumprimentos

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por RuiCaratao Qui Fev 14, 2013 8:06 pm

No ultimo post do Paulo a ave da esquerda (1ª foto) é diferente de qualquer fuscus do inicio do topico, a ave da direita é uma "intermedius?" e o tom é mais claro que o da ave da esquerda.

Simon a ave da 2ª foto é a ave da esquerda ampliada Wink com a P8 completa e provavelmente a P9 e a P10 a caminho bem ao estilo de Larus fuscus fuscus embora haja intermedius com muda muito semelhante, e por isso apenas os adultos de Outono sejam mais seguros de intendificar.

cumps,
Rui


Última edição por RuiCaratao em Qui Fev 14, 2013 8:43 pm, editado 1 vez(es)
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Simon Wates Qui Fev 14, 2013 8:35 pm

Obrigado pelas esclarecimentos Rui, em respeito as mudas, não tenho feito leitura recentemente...e a minha memoria!

....mesmo com estas fotos não é possível chegar uma conclusão definitiva?

Cumprimentos

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por RuiCaratao Qui Fev 14, 2013 10:33 pm

Simon Wates escreveu:....mesmo com estas fotos não é possível chegar uma conclusão definitiva?

Vamos esperar por mais fotos Simon, o tom do manto é uma caracteristica importante sobretudo se estiver muito perto de coincidir com o tom das primarias recentes, embora haja intermedius tão escuras quanto as fuscus mais claras.
Se conseguirmos ver um pequeno somatório de caracteristicas de Larus fuscus fuscus estaremos mais perto de uma conclusão sobre a origem da ave

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Qui Fev 14, 2013 10:43 pm

Boas
Rui tenho mais algumas todas do mesmo angulo (não sei se ajudam).
Larus fuscus fuscus (com pinta) P2088928Larus fuscus fuscus (com pinta) P2088929
Simon concordo inteiramente contigo quanto à dificuldade de efectuar uma avaliação correcta do tom de cinza no terreno, facilmente poderemos ser "enganados".
Desculpem por só agora responder.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por RuiCaratao Qui Fev 14, 2013 11:29 pm

Paulo, podes por antes em tamanho grande, as fotos assim nunca se vê grande coisa, mesmo gravando e ampliando so vejo pixeis.

cumps,
Rui

P.S. Se puderes amplia tb a 2ª ave tal como fizeste na outra foto e põe tudo seguido


Última edição por RuiCaratao em Qui Fev 14, 2013 11:32 pm, editado 1 vez(es)
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Helder Vieira Qui Fev 14, 2013 11:31 pm

A questão dos "tons" do manto pode ser tramada. No último fim de semana, numa visita ao estuário do Douro, estive às voltas com uma fuscus muito escura, em posição de repouso. Ainda fiz uns registos manhosos... Entretanto levantou- se, mexeu- se, e era uma intermedius idêntica a tantas outras que andavam por lá. A luz/contraluz estava-me a iludir.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por paulo dias Qui Fev 14, 2013 11:39 pm

Boas
Larus fuscus fuscus (com pinta) P2088928
Larus fuscus fuscus (com pinta) P2088929
Larus fuscus fuscus (com pinta) P2088931



Última edição por paulo dias em Sex Fev 15, 2013 12:15 am, editado 1 vez(es)

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por RuiCaratao Qui Fev 14, 2013 11:44 pm

Pois Helder é sempre preciso confirmar de angulos diferentes e com aves proximas, nesta ave a côr do manto e escapulares está plenamente dentro da variação de L. f. fuscus, mas estou mais interessado nas marcações do bico, cabeça etc etc... assim como as primárias.
Estou quase convencido de que se trata da mesma ave que vi em Novembro e continua na zona, e continuará até ter a muda completa.

Larus fuscus fuscus (com pinta) DSC00431+(2)+(800x580)

Larus fuscus fuscus (com pinta) DSC00430+(2)+(800x513)
Novembro de 2012, Espinho
EDITEI este post para poder pôr a foto próximo... as mesmas marcações, ângulo gonidal etc.

cumps,
Rui


Última edição por RuiCaratao em Qui Fev 14, 2013 11:53 pm, editado 3 vez(es)
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por RuiCaratao Qui Fev 14, 2013 11:45 pm

Exacto, P9 a caminho sem espelho..... Very Happy

Paulo, podes por a ave da direita "intermedius" logo de seguida destas duas fotos, editanto o post?
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus fuscus fuscus (com pinta) Empty Re: Larus fuscus fuscus (com pinta)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos