Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onde Nidificam as Gaivotas?

+2
Luis Silva
patriciaeluis
6 participantes

Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por patriciaeluis Sáb Jul 06, 2013 10:42 am

Tantas Gaivotas, tantas Gaivotas...

Mas afinal de onde elas nidificam?

Qual é o meu espanto quando abro o Atlas das aves que nidificam em Portugal e:
A Gaivota-d'asa-escura só tem como certo em Portugal as Berlengas.
A Gaivota-de-patas-Amarelas tem um bocadinho mais ...

Mas elas passam a vida a sobrevoar os nossos telhados, não andarão para aí a nidificar também?
O Atlas diz que é 1999-2005 e com certeza deve ter sido feito por muitos voluntários, por isso não é uma critica à obra.

Mas pronto encontrei um recem nascido num telhado de Gaia mesmo junto à ponte D. Luís, acho que isso prova que afinal elas também nidificam por aqui Smile

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por Luis Silva Sáb Jul 06, 2013 11:41 am

Em Gaia é provavelmente uma michae.
O atlas tem quase 10 anos, por isso muito coisa se alterou desde entao.
Respondendo a pergunta do titulo, as Larus fuscus, maioritariamente para Norte, assim como muitas outras espécies como as marinus, etc etc, contudo tens especies que sao tipicamente mais de sul como L audouinii e a genei, por isso terias de ver especie a especie.

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 06, 2013 2:12 pm

Neste livro, do qual sou co-autor, encontram-se algumas informações que creio que respondem à vossa questão. Cito a parte mais relevante:


Larus michahellis

Nidifica colonialmente (por vezes também isoladamente), ao longo de grande parte da orla costeira, sobretudo da zona do cabo Carvoeiro para sul; para além da grande colónia das Berlengas, é na costa algarvia que se encontram as maiores densidades; reproduz-se também na zona do cabo da Roca, entre o cabo Espichel e a serra da Arrábida e na costa alentejana (Bárcena et al. 1984, Teixeira 1984b, Equipa Atlas 2008). Geralmente nidifica no litoral rochoso, escolhendo locais como ilhas, ilhéus e falésias com plataformas ou zonas pouco escarpadas (Equipa Atlas 2008); no estuário do Sado também se encontra a nidificar em sapal (Coverley 1931, Nascimento 1941, Rufino & Neves 1991c) e na Ria Formosa e na reserva de Castro Marim existem pequenas colónias com ninhos construídos sobre cômoros de salinas. No passado também terá criado em zonas dunares (Nascimento 1941).

Recentemente (os primeiros registos são de há cerca de uma década), a espécie começou a nidificar em telhados de zonas urbanas, nomeadamente em Viana do Castelo, no Porto, em Peniche, em Cascais, em Lisboa, em Lagos e em Portimão (P. Correia in NO 2005, Equipa Atlas 2008, L. Morais, C. Santos, R. Brito, J.P. Granadeiro). No norte, nas serranias e terras altas do interior, tem-se confirmado, desde 2001, a nidificação de alguns (4 a 7) casais desta gaivota, em pequenas ilhas na albufeira do Alto Rabagão ou Pisões, Montalegre (Equipa Atlas 2008, F. Álvares).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por patriciaeluis Seg Jul 08, 2013 9:50 am

Certo informação muito completa.

Quanto ao livro existe também na livraria da esquina?

Gostamos muito te livros, mas é uma daquelas coisas que gostamos de folhear antes de comprar
Ainda somos “retrógrados no que compra em compras online” Smile

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 08, 2013 9:53 am

patriciaeluis escreveu:Quanto ao livro existe também na livraria da esquina?

Existiu em várias livrarias quando foi publicado (em Outubro de 2010) mas segundo sei já está esgotado e não está prevista nova edição.

Pode ser que tenha sobrado algum exemplar na livraria da esquina, mas só perguntando...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por patriciaeluis Seg Jul 08, 2013 10:01 am

Ok
Obrigado
vamos estar atentos Smile
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por pedro121 Seg Jul 08, 2013 10:03 am

Luis Silva escreveu:Em Gaia é provavelmente uma michae.
O atlas tem quase 10 anos, por isso muito coisa se alterou desde entao.
Respondendo a pergunta do titulo, as Larus fuscus, maioritariamente para Norte, assim como muitas outras espécies como as marinus, etc etc, contudo tens especies que sao tipicamente mais de sul como L audouinii e a genei, por isso terias de ver especie a especie.

Sim, mas em termos de gaivotas, as únicas que nidificam regularmente em Portugal são mesmo as micha, as fuscus tem alguns casais referenciados para as berlengas, mas não sei se hoje em dia a situação se mantém, fora isso existe nidificação de audouinii no algarve em salinas e basicamente é isso...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 08, 2013 10:22 am

Existem registos esporádicos de nidificação de Larus ridibundus.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por HL Ter Jul 09, 2013 3:56 am

Gonçalo, serão assim tão esporádica a reprodução de Larus ridibundus?
Aqui em Castro Verde, sei de pelo menos 2 casais a nidificar numa charca (50 metros de comprimento na parte mais larga). E tenho visto mais indivíduos, mas não consegui (por falta de tempo) confirmar a reprodução.
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 09, 2013 4:12 am

Olá Hugo,

Quando usei o termo esporádico, foi um pouco com o sentido de "não regular".

O conceito de "regular" encerra alguma subjectividade, mas em minha opinião para podermos falar de regularidade terá de haver nidificação durante 5 anos consecutivos. Tanto quanto sei, o único local em Portugal onde a nidificação desta espécie tem sido registada com alguma regularidade é o estuário do Mondego. No resto do território é esporádica e não regular.

Aqui fica um excerto da obra já citada:

A nidificação desta espécie em Portugal parece ser muito rara e recente, tendo o primeiro registo de reprodução sido efectuado em 1995, no estuário do Sado: em 20 de Maio desse ano foi detectado um ninho activo com 3 ovos nas salinas da Batalha, numa pequena mancha de sapal rodeada por água; um segundo ninho foi encontrado no mesmo local, no dia 31 de Maio; o sucesso destas posturas é desconhecido (Leitão et al. 1997). Em 31.05.1997, observou-se um ninho com uma ave a incubar na albufeira da Herdade de Maria Ribeira, Elvas (L. Venâncio). Mais recentemente, são também conhecidos casos de nidificação (dos quais vários com aparente sucesso) na zona do estuário do Mondego: em 2000 foi vista uma cria não voadora num ninho instalado numa ilhota situada num tanque de aquacultura, na margem sul do rio Pranto (R. Lopes); em 2002 criaram três casais na ilha da Murraceira, em ilhotas de sapal dentro de uma área de aquacultura (R. Lopes in NO 2004); em 2003 nidificaram pelo menos três casais em cômoros de salinas abandonadas, na margem sul dos rios Pranto e Mondego, voltando a ser observadas aves juvenis neste local em 2004; a reprodução foi ainda confirmada em 2005, 2006 e 2007 (R. Lopes, D. Rodrigues in NO 2009). Conhecem-se ainda casos recentes (em 2006) de reprodução nas Barragens do Alqueva e do Caia (NO 2009). O carácter disperso e o número reduzido de casais nos locais de reprodução portugueses é muito semelhante ao verificado na restante Península Ibérica (Martí & Del Moral 2003).

É verdade que este livro apenas reúne informação recolhida até 2008, por isso se tiveres dados mais recentes que complementem esta informação, tenho o maior interesse em saber.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por HL Ter Jul 09, 2013 4:29 am

Assim sim, eu entendi o esporádico como casos aleatórios de reprodução confirmada à escala de PT.
As observações de reprodução que tenho são as que já referi acima. Em meados de Junho já as 2 crias que observei deveriam ter uns 4 ou 5 dias.
Se calhar valeria a pena uma prospeção nas charcas aqui da ZPE, mas é um esforço com o qual não me posso comprometer.
Acho que à escala da ZPE, é possível que existam mais locais onde os bichos se reproduzam, e quem sabe, de forma regular(?).
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por RuiCaratao Ter Jul 09, 2013 11:24 am

Em barragens muita desta informação se vai perdendo não sendo publicada, no caso do guincho a espécie tem vindo a nidificar anualmente no baixo alentejo, tanto em pequenas barragens como no alqueva. Se não estou em erro o Carlos Pacheco confirmou a nidi. em Beringel há 2 anos no meio da colonia de niloticas e este ano já foi tambem confirmado no Alqueva. O Alqueva tem um potencial incrivel mas é tambem uma area enorme que não sei até que ponto é inteiramente prospectada!

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 09, 2013 11:33 am

O volume de informação recolhida hoje em dia é enorme (muito superior ao de há 10 ou 20 anos atrás), mas como muita desta informação não é publicada, a compilação vai sendo cada vez mais difícil, o que dificulta também a obtenção de um panorama global actualizado.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Onde Nidificam as Gaivotas? Empty Re: Onde Nidificam as Gaivotas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos