Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garajaus nidificam na Lagoa das Furnas

Ir para baixo

Garajaus nidificam na Lagoa das Furnas Empty Garajaus nidificam na Lagoa das Furnas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 10, 2010 1:01 pm

Garajaus nidificam na Lagoa das Furnas
4 de Junho de 2010

Devido a esta ocorrência se ter dado numa zona acessível aos transeuntes, foi de imediato colocada uma vedação para para que não haja perturbação da privacidade desta espécie.

Um casal de garajaus a nidificar na Lagoa das Furnas foi descoberto recentemente por técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e pertence à espécie Sterna hirundo (garajau-comum). Depois do alerta, técnicos da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar com o apoio de uma empresa privada que desenvolve trabalhos no local, colocaram de imediato uma vedação para que não haja perturbação da privacidade destes exemplares protegidos por diversa legislação internacional, incluindo a Directiva europeia "Aves".

Apesar de não ser original a nidificação de garajaus na Lagoa das Furnas, tendo uma recorrência de cerca de dois a três anos, esse facto acontecer junto de uma área acessível a transeuntes é indicador de um crescente à vontade por parte dessa espécie.

A proporção da população desta espécie que escolhe o arquipélago dos Açores para nidificação é elevada quando comparada com o todo mundial. Por essa razão, tal como acontece com outras aves marinhas, é permanentemente acompanhada pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores através do projecto "Moniaves", financiado pelo Governo Regional.

Outro sinal do benefício da ornitologia nos Açores vem da Ilha do Corvo. Esta ilha tem grande parte da sua capacidade hoteleira de Inverno ocupada por especialistas que, na Europa, tentam registar raridades norte-americanas. As aves de arribação são alvo de benévolas competições internacionais cujo cenário é a mais pequena ilha do arquipálego.

JornalDiario
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos