Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Podiceps grisegena

5 participantes

Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Podiceps grisegena

Mensagem por José Frade Sex Out 04, 2013 6:00 am

Não sei se está correcto.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=644246485606351&set=oa.213744225416558&type=3&theater
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4830
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 04, 2013 6:57 am

Não tenho aqui os guias, mas cheira-me mais a juvenil de Podiceps cristatus.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por José Frade Sex Out 04, 2013 7:15 am

Gonçalo Elias escreveu:Não tenho aqui os guias, mas cheira-me mais a juvenil de Podiceps cristatus.
Também a mim...
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4830
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por Jorge Saraiva Sex Out 04, 2013 7:44 am

ohpaaaaa andas t a esticaaaar lol
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por pedro121 Sex Out 04, 2013 9:28 am

Pois, alguem se anda a esticar, mas não é o Frade Very Happy 
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por José Frade Sex Out 04, 2013 9:58 am

pedro121 escreveu:Pois, alguem se anda a esticar, mas não é o Frade Very Happy 
Pois...
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4830
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por patriciaeluis Sex Out 04, 2013 10:14 am

Se nos permitem, penso que é normal para alguém que não tem tanta experiencia na ID (como por exemplo nós), cometer algum tipo de gafe.
Ainda algum tempo atrás (antes de descobrirmos este sitio) era normal as nossas ID basearem-se no animal que nos parecia mais parecido que víamos na net ou em algum livrinho.
Sabemos hoje que muitas dessas ID estavam erradas.

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por José Frade Sex Out 04, 2013 10:21 am

patriciaeluis escreveu:Se nos permitem,  penso que é normal para alguém que não tem tanta experiencia na ID (como por exemplo nós), cometer algum tipo de gafe.
Ainda algum tempo atrás (antes de descobrirmos este sitio) era normal as nossas ID basearem-se no animal que nos parecia mais parecido que víamos na net ou em algum livrinho.
Sabemos hoje que muitas dessas ID estavam erradas.

Patrícia e Luís
Sim, estou de acordo, o mesmo se passou comigo, mas ao contrario, as espécies raras identificava-as como comuns e levei nas orelhas por isso... Laughing Laughing 
O correcto é, quando não sabemos ou não temos a certeza, perguntar a quem sabe para aprender-mos.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4830
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por Jorge Saraiva Sex Out 04, 2013 10:27 am

Ohpá não levem a mal as minhas bocas por favor. Sou o maior calinadas aqui deste site, mas gosto de brincar. Não gosto de identificar mal, aliás sou alergico, mas sei que me farto de acertar ao lado. Mas ao menos espero ir aprendendo e vou passando uns bons bocados.
abraços a todos
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 04, 2013 10:48 am

Patrícia e Luís,

Estou totalmente de acordo quanto à parte de ser normal haver erros de identificação por parte de quem tem menos experiência (eu também mandei umas belas calinadas quando tinha menos experiência).

Dito isto, creio que qualquer pessoa pode ter uma abordagem prudente porque há calinadas e calinadas. E algumas delas podem facilmente ser evitadas com 5 ou 10 minutos de pesquisa na net.

Vamos ao caso concreto: no caso da foto em questão, a espécie sugerida foi o Podiceps grisegena. Uma rápida busca na net facilmente permite constatar que esse seria o primeiro registo para Portugal. Ora se essa espécie nunca foi vista cá, certamente isso significa uma coisa: ela normalmente não ocorre no nosso território, logo a probabilidade de encontrar uma ave desta espécie é muito próxima de zero. Ou seja, numa versão mais curta "não há cá disto". E a partir daqui a abordagem deve ser o mais defensiva possível.

E então, nesta situação, o que fazer? Bom, a primeira coisa a fazer é pensar: será que isto pode ser uma espécie comum numa plumagem "manhosa"? Porque a maior probabilidade vai nesse sentido (é que as raridades são realmente raras, senão não se chamavam raridades Very Happy). E o que há mais por aí são bichos estranhos, com mutações, em muda de plumagem, com mudas incompletas, imaturos de todas as idades, híbridos, enfim, toda uma variedade de situações que muitas vezes nem sequer estão ilustradas nos guias. Às vezes imaginamos que estamos a ver uma mega-raridade e afinal é apenas um mutante ou um imaturo de uma coisa qualquer comum,

O que eu quero dizer com isto é o seguinte: não basta ir ao guia e ver com que é que a ave se parece mais e avançar logo com essa possibilidade: há que olhar com alguma atenção para os mapas de distribuição e ver se estamos a falar de uma ave fora da sua área normal de ocorrência (isto é, uma raridade que normalmente não há cá). Se for o caso, deve antes de mais excluir-se todas as espécies comuns do mesmo grupo (nomeadamente fêmeas, machos não nupciais, juvenis, imaturos, etc.). É claro que se, depois de toda esta pesquisa se chegar à conclusão que não pode ser outra coisa senão a tal espécie rara, bom nesse caso a hipótese deve ser reconsiderada Smile 

Espero ter ajudado Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Podiceps grisegena Empty Re: Podiceps grisegena

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos