Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

5 participantes

Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Dez 10, 2020 7:20 am

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) FSCN1028

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) FSCN1029
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 10, 2020 8:27 am

Post movido para os pedidos de ID, devido a identificação incorrecta.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qui Dez 10, 2020 8:30 am

mergulhão pequeno


Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Gonçalo Elias e lrodrigues gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Dez 10, 2020 9:25 am

Gonçalo Elias escreveu:Post movido para os pedidos de ID, devido a identificação incorrecta.

Gonçalo, para mim, como já percebeste, é indiferente que tenha sido movido. No entanto, tens alguma prova para dizeres que a identificação está incorreta?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 10, 2020 9:35 am

Gilberto, sugiro que vejas esta apresentação.

Estou certo que ajudará a melhorar as tuas competências na identificação de mergulhões Very Happy

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

PNicolau, lrodrigues e Tiago Pina Guerreiro gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Marcio Cachapela Qui Dez 10, 2020 9:37 am

Gilberto Pinelas escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Post movido para os pedidos de ID, devido a identificação incorrecta.

Gonçalo, para mim, como já percebeste, é indiferente que tenha sido movido. No entanto, tens alguma prova para dizeres que a identificação está incorreta?

local e data da observação da ave?

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qui Dez 10, 2020 9:43 am

Nem vale a pena insistirem, se ainda fosse uma ave duvidosa, mas não há duvidas na id

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Dez 10, 2020 10:06 am

Gonçalo Elias escreveu:Gilberto, sugiro que vejas esta apresentação.

Estou certo que ajudará a melhorar as tuas competências na identificação de mergulhões  Very Happy


Gonçalo, eu já correspondi ao teu pedido; a informação disponibilizada por ti, em nada altera a ID atribuída á ave em observância; eu sei que és o administrador deste espaço, mas parece-me que, não te compete a ti decidir a ID desta ou outra ave, só, porque, na tua opinião, não concordas com a mesma. Na minha opinião, e, é, só mesmo isso, diga-se, se tinhas dúvidas e numa postura de boa fé, não achas que faria mais sentido perguntares primeiro porque razão eu tinha atribuído a ID á ave, e, depois, de acordo com a minha argumentação/prova, logo vias o que fazer? E acho que sim, Gonçalo.

Se queres discutir a ave de uma forma honesta, podes contar comigo, se não queres ou não sabes, estás no teu direito, também, agora, assim e desta forma, parece-me um bocadinho ousadia da tua parte julgares que, aquela informação elaborada por ti, seja algo mais para além do básico da aprendizagem e veja justificar o que seja sobre a ID desta ave. Não leves a mal, mas é a minha opinião.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 10, 2020 10:11 am

Gilberto Pinelas escreveu:Se queres discutir a ave de uma forma honesta

Mas não há nada para discutir aqui, qual é a dúvida? Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

lrodrigues e Tiago Pina Guerreiro gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por José Frade Qui Dez 10, 2020 10:43 am

Até eu que não percebo nada disto vejo que é um mergulhão-pequeno... Laughing Laughing
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Dez 10, 2020 10:49 am

Gonçalo, isso já não é para mim, amigo… Laughing, mas, como eu sou um mãos largas, eu deixo-te aqui um cheirinho da verdade. Atenta, sff:

1 – Silhueta/estrutura maior que um mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis) e menor que um mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus).

2 – Pescoço robusto e mais curto que o pescoço de um mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus).

3 – Bico robusto com base maioritariamente amarela/alaranjada, com ponta escura/preta e menor que o bico de um mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus).

4 – Plumagem não reprodutora, com realce para o padrão da cabeça sem o devido contraste do preto e branco presente no mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus), mas com faces/coberturas auriculares mais escuras, com vislumbre de “gancho” claro atrás das mesmas.

5 – Coroa preta.

6 – Peito acinzentado e mais escuro que o peito/papo branco do mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus).

7 – Cauda/pequena traseira tipo “pompom”.



Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-1-esp-cies

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-2-esp-cies

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-3-esp-cies

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-4-esp-cies

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-5-cauda-pompom

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-6-cauda-pompom

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-7-cauda-pompom

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-8-mergulho

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-9-mergulho

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-10-pormenores

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-11-pormenores

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-12-pormenores

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Comparativo-13-pormenores
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 10, 2020 10:56 am

José Frade escreveu:Até eu que não percebo nada disto vejo que é um mergulhão-pequeno... Laughing Laughing

Não sejas modesto Frade tu até dás uns toques Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Dez 10, 2020 11:07 am

Não, Gonçalo, não se trata de modéstia ou falta dela, trata-se de seriedade e honestidade na abordagem das questões. Nada mais. E, se quiseres, ainda posso mostra-te mais um bocadinho sobre a questão. Agora, o que eu já ri só pelo facto de tu e o Tiago, julgarem que não conseguiria distinguir um mergulhão-pequeno dos demais. Laughing
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 10, 2020 11:11 am

Gilberto, há duas coisas que tu não entendes e que me parece que nunca vais entender:

1 - quando estamos perante a possibilidade de uma espécie rara, é sempre mas sempre necessário excluir a possibilidade de se tratar de uma espécie comum (neste caso, um Tachybaptus).

2 - as tuas fotos de alegadas raridades são invariavelmente imagens de má qualidade, que não permitem apreciar adequadamente os detalhes necessários para fazer uma boa id.

Eu não estou a escrever esta mensagem para ti, porque estou certo que tu tens consciência disto. Estou a escrevê-la para que todos aqueles que lêem este espaço não sejam induzidos em erro pelas tuas sucessivas mensagens com ideias fantasiosas, não fiquem com a percepção de que as raridades aparecem assim com um estalar de dedos e não sejam levados a pensar que este tipo de fotos que tu aqui colocas demonstram o que quer que seja.

Como não há mais nada a dizer aqui, este tópico fica trancado.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

lrodrigues e GAlmeida gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena) Empty Re: Mergulhão-de-faces-brancas (Podiceps grisegena)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos