Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anilhagem - pergunta básica

3 participantes

Ir para baixo

Anilhagem - pergunta básica Empty Anilhagem - pergunta básica

Mensagem por L_Almeida Sex Nov 01, 2013 8:42 am

Olá, desculpem lá estas perguntas de principiante. Espero não estar a ser muito chato Smile No seguimento de um post aqui no forum fui investigar a questão da anilhagem e fiquei ainda mais confuso. Há várias formas de marcar uma ave: com anilhas, nas patas, acima, ou abaixo do "pulso", com cores, com códigos, com sequências de anilhas, ou anilhas com sequências de cores. Com "colares", com marcas nas asas, etc. Os tipos de anilha ou "marcador" parecem diferir com o tipo de ave e o propósito da anilhagem, o que faz sentido. Mas mesmo nos códigos parece não haver um standard. Cada entidade anilha com as suas sequências alfanuméricas e eventualmente os seus contactos. Não existem standards para estas coisas, como por exemplo haver um número para a entidade e um número para aquela ave em particular? Existe algum livro que recomendem ou web site onde esta informação esteja reunida? Existe alguma entidade a gerir toda esta informação? Ao ver uma ave anilhada, o que posso eu concluir sobre essa ave em particular e/ou a sua anilhagem, caso não consiga verificar, por exemplo, os contactos da entidade que a anilhou?

L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Anilhagem - pergunta básica Empty Re: Anilhagem - pergunta básica

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 01, 2013 9:47 am

Olá L_Almeida,

Existem diferentes códigos e programas de anilhagem, mas em regra cada país tem a sua "central de anilhagem", que coordena / supervisiona as actividades de anilhagem nesse país e que é a entidade de contacto.

A nível europeu a entidade coordenadora é a Euring, sugiro que dês uma vista de olhos no site deles pois responde a muitas das tuas questões: http://www.euring.org/

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Anilhagem - pergunta básica Empty Re: Anilhagem - pergunta básica

Mensagem por scirpaceus Sáb Nov 02, 2013 5:10 am

Caro L_Almeida

Complementando a resposta do Gonçalo Elias, existe em cada país uma ou várias Centrais Nacionais de Anilhagem que coordenam as actividades de captura e marcação das aves.

Por força da lei, a responsabilidade da coordenação da actividade da anilhagem em Portugal está cometida ao ICNF através da Central Nacional de Anilhagem.

Dado que cada país decidia a forma como a anilhagem era organizada, isto produziu alguns problemas e em 1963, os líderes das centrais europeias de anilhagem criaram uma organização que facilitasse a cooperação das várias centrais: a European Union for Bird Ringing (EURING). Devido a esta forma de organização comum, todos os países adoptaram formas de codificação comuns para as diferentes espécies, idade, sexo, entre outras.

Inicialmente a marcação com auxílio a anilhas coloridas (principalmente) era organizada por cada Central de Anilhagem, que comunicando umas com as outras estabelecia as cores e códigos sob proposta do investigador/anilhador.

Nos ultimos anos aconteceu uma verdadeira explosão de formas de marcação com recurso a anilhas coloridas e provocou grandes dificuldades de gestão às Centrais Nacionais de Anilhagem que normalmente têm poucos funcionários e não conseguiam gerir toda a informação que lhes chegava.

Daí o aparecimento do site http://www.cr-birding.org que é uma compilação dos projectos de marcação europeus e que veio alterar a forma de organização dos projectos de marcação com recursos a outras formas de marcação além da colocação de anilha metálica.

Agora os investigadores contactam os coordenadores europeus de cada espécie, género ou família e decidem os códigos e cores de modo a que não existe sobreposição.

Não existe contudo, de forma oficial, cores ou numerações que identifiquem o país ou a espécie. A unica maneira de conhecer o historial de vida da ave observada é comunicar com o investigador que gere o projecto recorrendo ao site http://www.cr-birding.org/ , ou enviar a informação para a Central de Anilhagem portuguesa para o e-mail cempa@icnf.pt ou recorrendo ao site http://blx1.bto.org/euring/lang/pages/rings.jsp?country=PT

Cumprimentos

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Anilhagem - pergunta básica Empty Re: Anilhagem - pergunta básica

Mensagem por L_Almeida Seg Nov 04, 2013 7:23 am

Obrigado aos dois pelas explicações! O que escreveram é uma boa base para eu investigar mais.

L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Anilhagem - pergunta básica Empty Re: Anilhagem - pergunta básica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos