Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esboços de campo a monte e uma nova referência

4 participantes

Ir para baixo

Esboços de campo a monte e uma nova referência Empty Esboços de campo a monte e uma nova referência

Mensagem por João T. Tavares Sex Dez 12, 2008 3:36 am

Se gostam de esboços de campo visitem este link:

http://www.surfbirds.com/Sketchbook/skindex.html

Enquanto lá passeava, dei com o blog deste senhor. Salivando bastante com o que lá vi, passo a transmitir:

http://rodrimrf.blogspot.com/search/label/bird%20painting
João T. Tavares
João T. Tavares

Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Esboços de campo a monte e uma nova referência Empty Re: Esboços de campo a monte e uma nova referência

Mensagem por João T. Tavares Sex Dez 12, 2008 3:43 am

um pouco mais especificamente no que diz respeito a esboços de campo:

http://rodrimrf.blogspot.com/search/label/sketches

Admiro a facilidade com que ele apanha a forma exacta de tudo. Eu tenho uma profunda dificuldade em fazê-lo. Acho que o meu processamento visual entra com muitos "preconceitos" no resultado final. A seguir, a minha mão não faz exactamente o que o meu cérebro pensa. Acho que isto se chama não saber desenhar. Por isso acho que este tipo é um virtuoso, tipo Kyllian Mullarney (ou Killarney, uma abreviatura comum), que segundo ouvi consegue fazer precisamente o mesmo.
João T. Tavares
João T. Tavares

Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Esboços de campo a monte e uma nova referência Empty Re: Esboços de campo a monte e uma nova referência

Mensagem por João T. Tavares Sex Dez 12, 2008 4:28 am

Porque não sei desenhar à vista, o que faço habitualmente é desenhar com base nas memórias visuais.
Este é um começo de uma coisa melhor, espero eu. Investi obviamente mais na cabeça. O resto ainda precisa um toques, mas não vou investir muito porque é apenas um reforço de memória para o caderno de campo.

Esboços de campo a monte e uma nova referência Emb_rus_edited_2

Se tiver mesmo que ser, tento apanhar o máximo de informação do bicho in situ, mas fica claramente pior (a ilustração com cor foi feita a posteriori, assim como algum do padrão das penas; novamente trata-se de um reforço de memória para o caderno de campo, com um investimento limitado):

Esboços de campo a monte e uma nova referência Calidris_melanotos_esbo%C3%A7os_de_campo_pintados
João T. Tavares
João T. Tavares

Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Esboços de campo a monte e uma nova referência Empty Re: Esboços de campo a monte e uma nova referência

Mensagem por Correia Sex Dez 12, 2008 6:10 am

Olá João,

antes de mais quero agradecer mais estas referências. Talvez possam passar para o tópico referências para mais fácil consulta!? É apenas uma sujestão... esperemos pela opinião do Paulo!

Parabéns pelos esboços de campo! Eu penso que a tua dificuldade é a de toda a gente, ou pelo menos de grande parte do pessoal do risco. Memorizas uma postura e quando a tentas transportar para o papel ela... "evapora-se", assim que começas a riscar com o lápis. Suspect
Eu ainda tenho fé que com a prática melhore substancialmente, pois tb não consigo grandes resultados com aves irrequietas. Rolling Eyes

Parabéns mais uma vez! Isto requere é continuação! "Vitoriosos são os persistentes!"

1 Abraço
Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esboços de campo a monte e uma nova referência Empty Re: Esboços de campo a monte e uma nova referência

Mensagem por Paulo Alves Sex Dez 12, 2008 1:33 pm

Parabéns João.
Não estão nada maus .. Também sinto as mesmas dificuldades e a falta de um telescópio ainda agrava mais a situação.

Agora estou numa fase em que não faço Suspect , falta de paciência.
Deixo aqui dois de há uns meses:
Esboços de campo a monte e uma nova referência Sketcb11

Esboços de campo a monte e uma nova referência Sketch10

Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Esboços de campo a monte e uma nova referência Empty Re: Esboços de campo a monte e uma nova referência

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Dez 12, 2008 5:05 pm

Boas referencias! Ja me tinha esquecido dessa seccao da Surfbirds de sketchbooks.

Estive a (re)ver as coisas do Marti, muito boas. Gosto mais dos desenhos de campo dele que das peças finais, mas isso e' panca pessoal. Smile

Desenhadores de campo, uni-vos!

(estava a procurar aqui umas coisinhas antigas, so encontrei esta; acho-lhe uma certa piada, ate porque estava um temporal dos Diabos e as maozinhas congelavam nos binoculos...)

Esboços de campo a monte e uma nova referência Birdin10
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Esboços de campo a monte e uma nova referência Empty Re: Esboços de campo a monte e uma nova referência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos