Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups

2 participantes

Ir para baixo

Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups Empty Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 01, 2014 8:51 am

Olá a todos,

Na sequência da minha recente observação de íbis-sagrada no Algarve, e porque esta é na verdade uma espécie de categoria E e não é certo que se trate de um divagente genuíno, ocorreu-me que poderá fazer sentido separar fisicamente as observações de aves exóticas (não nativas) das aves que são consideradas divagantes genuínas.

Assim, decidi criar um novo grupo "exoticas", que tem por objectivo divulgar, via e-mail, as observações de aves não nativas, nomeadamente as que pertencem às categorias C e E. Neste novo grupo poderão ser divulgadas todas as observações de aves exóticas, independentemente de se encontrarem estabelecidas como nidificantes ou não, incluindo anatídeos, psittacídeos, estrildídeos e outras aves não autóctones que andem por aí à solta. Mais informação sobre o que significam as várias categorias de espécies está disponível aqui: http://www.avesdeportugal.info/especies-categorias.html

Quem estiver interessado em fazer parte deste grupo poderá desde já solicitar a respectiva adesão. Para o efeito, o procedimento é o seguinte:

- quem tem conta no Yahoo: fazer "sign in" no Yahoo, seguidamente visitar a página https://groups.yahoo.com/neo/groups/exoticas/info e clicar em "Join Group"
- quem não tem conta no Yahoo: bastará enviar um e-mail para o seguinte endereço: exoticas-subscribe@yahoogroups.com (nota: o e-mail deve ser enviado a partir da conta onde se pretende receber as mensagens)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups Empty Re: Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 01, 2014 9:14 am

Gonçalo Elias escreveu:Na sequência da minha recente observação de íbis-sagrada no Algarve, e porque esta é na verdade uma espécie de categoria E e não é certo que se trate de um divagente genuíno,

Nota que aqui existe uma contradição, por um lado está na categoria E por outro afirmas que não é certo que se trate de um divagante genuíno, bom, totalmente de acordo com as duas situações, é de facto verdade que está na categoria E, e é também verdade que há duvidas que algum individuo tenha ocorrido de uma população estabelecida, mas também há duvidas se todos os indivíduos que ocorreram foram fugas, com efeito o status desta espécie em Portugal levanta muitas duvidas.

Gonçalo Elias escreveu:ocorreu-me que poderá fazer sentido separar fisicamente as observações de aves exóticas (não nativas) das aves que são consideradas divagantes genuínas.

Uma exótica pode ser um divagante, a partir do momento em que se estabeleça uma população é sempre possível que ocorram indivíduos divagantes, por exemplo em Portugal podem teoricamente ocorrer indivíduos divagantes de varias espécies exóticas estabelecidas na Europa, nomeadamente Pato-de-rabo-alçado-americano, Ganso-do-Canada, Pato Mandarim e claro a Ibis-sagrada, todas estas espécies tem populações europeias estabelecidas, algumas na casa das dezenas de milhar, algumas com um historial de vagrancia bem estabelecido (indivíduos anilhados), por isso os conceitos não são mutuamente exclusivos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups Empty Re: Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 01, 2014 9:20 am

pedro121 escreveu:Nota que aqui existe uma contradição, por um lado está na categoria E por outro afirmas que não é certo que se trate de um divagante genuíno, bom, totalmente de acordo com as duas situações, é de facto verdade que está na categoria E, e é também verdade que há duvidas que algum individuo tenha ocorrido de uma população estabelecida, mas também há duvidas se todos os indivíduos que ocorreram foram fugas, com efeito o status desta espécie em Portugal levanta muitas duvidas.

Concordo com tudo o que escreveste.
Gostaria apenas de lembrar que as categorias não foram definidas por mim  Wink 

Gonçalo Elias escreveu:Uma exótica pode ser um divagante, a partir do momento em que se estabeleça uma população é sempre possível que ocorram indivíduos divagantes, por exemplo em Portugal podem teoricamente ocorrer indivíduos divagantes de varias espécies exóticas estabelecidas na Europa, nomeadamente Pato-de-rabo-alçado-americano, Ganso-do-Canada, Pato Mandarim e claro a Ibis-sagrada, todas estas espécies tem populações europeias estabelecidas, algumas na casa das dezenas de milhar, algumas com um historial de vagrancia bem estabelecido (indivíduos anilhados), por isso os conceitos não são mutuamente exclusivos.

Sim é verdade, e nesses casos a divulgação pode ser feita pelas duas listas.

O objectivo da nova lista é também o de ajudar a divulgar observações de outras espécies, nomeadamente daquelas que se suspeita que possam estar a estabelecer-se (psittacideos, alopochen, leiothrix, etc)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups Empty Re: Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 01, 2014 9:30 am

Gonçalo Elias escreveu:
Gostaria apenas de lembrar que as categorias não foram definidas por mim  Wink 

Sim, eu sei, a minha questão não é sobre este caso em particular, como sabes eu tenho uma serie de duvidas sobre a colocação de algumas espécies na categoria D, espécies em que não acho razoável haver duvidas sobre se são fugas ou divagantes, enquanto outras espécies com maior potencial para serem divagantes estão na categoria E.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups Empty Re: Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 01, 2014 9:48 am

Sim, há alguns casos de fronteira / duvidosos, como referi acima vamos esses podem ser divulgados em ambas as listas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups Empty Re: Novo grupo "exoticas" no Yahoogroups

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos