Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

+15
Carlos Pacheco
Helder Vieira
Tissot
Paulo Lemos
pedro121
António Cláudio Heitor
Agostinho_MRCM
Paulo Belo
conspicillata
LuisMM
pedrocardia
alcedo
João Tomás
HL
Gonçalo Elias
19 participantes

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jun 12, 2017 4:35 pm

Alguém tem notado menos buteos do que o "normal", para a sua região?

Na minha, há menos buteos desde há anos, mas os ninhos que contei este ano batem recorde pela negativa: contam-se com os dedos das suas mãos, e sobram dedos (em 4 Concelhos). As aves mais frequentes no ar são Açor (o nº normal de sempre) e calçada (relativamente nova por cá), entre outras espécies mais localizadas. Seria de esperar ver muitos mais buteos no ar, e a nidificar.

Apenas acompanhei um casal este ano. Tentou nidificar num ninho suplente" de açor, mas acabou por não concretizar. A fêmea pedia bastante e nunca assisti a entregas de presas. Isto numa zona que já teve 6 ninhadas de buteo há 20 anos (contra 2 de açor, hoje ainda presentes), em 2km2.
Será que a crescente falta de pequenas presas e de coelhos (ou a incapacidade de capturar uma nova "forma" de coelhos), afecta o condicionamento para a reprodução desta espécie, já cedo no ano??

Inimigos aves desta espécie, só me lembro da bonelli (mas nunca mais vi ataques desta espécie a ninhos de buteo), ou talvez a calçada, e de noite o Bufo. Mas apenas vejo ocasionalmente como presas de raposa, no inicio do Inverno.

Entretanto, outra curiosidade: tenho notado mais pombos torcaz nos últimos anos (há deles hoje a voar por toda a parta) e cada vez mais rolas-turcas, não apenas nos limitas da urbanização. É bastante evidente que esta ultima espécie está a tornar-se mais ágil (nota-se no voo), e apta a enfrentar predadores específicos, muito diferente das "presas fáceis" que foram há anos atrás, sobretudo quando apareceram nas cidades.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 14, 2017 12:07 pm

Ainda estou para perceber porque observo muito menos gaviões nos últimos anos, tanto na minha região, como noutras mais a Norte pelo distrito de Coimbra. Tal como no caso do açor, vejo muitos menos jovens sobretudo.
Deveriam ser de observação directa diária, e até várias vezes por dia ao serem detectados pelos avisos de outras aves... mas não.

Portanto, ontem decidi-me a procurar ninhos de Gavião, em territórios que identifiquei nos últimos anos (pelas evidencias comportamentais) como desta espécie a nidificar.
Facilmente dei com 2 pequenos ninhos em pinheiro-bravo, mas já velhos, e os territórios recentemente abandonados. A ultima presença foi detectada em 2015 e nunca confirmei se as ninhadas eram bem sucedidas.

O nicho escolhido para construção no ninho, lembra o do açor na minha região, mas talvez ainda mais amiúde (árvores mais jovens ou pequenas, ambiente apertado, atarracado, cheio de obstáculos e entulho com poisos baixos), e em floresta talvez mais continua. Nos locais há esquilos e coruja do mato (esta não ocupa os ninhos e ilude com os restos de pombo que deixa).

Na verdade achei piada, pois poucos ninhos desta espécie presenciei até hoje Very Happy. São realmente pequenos!

https://i.servimg.com/u/f58/19/64/86/89/000010.jpg

https://i.servimg.com/u/f58/19/64/86/89/012.jpg

https://i.servimg.com/u/f58/19/64/86/89/111.jpg
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Paulo Lemos Sex Jun 16, 2017 3:41 pm

Costuma-se dizer que não é possível estar em cima de "tudo" ao mesmo tempo, e acabamos por fazer menos assim. Mas nem sempre essa teoria não bate certo.
Parece que escolhi mal os casais de açor a seguir, como se prova neste dia marcado para visitar o que se situa já fora do Concelho das Caldas (o da fêmea apegada ao ninho durante a prospecção).

Sem conseguir ver de todo actividade no ninho, decidi procurar as crias no chão, sabendo que as havia.
Uma cria macho, morta e seca, sem cabeça, debaixo de um dos poisos a uns 50m do ninho https://i.servimg.com/u/f58/19/64/86/89/311.jpg . Uma outra, fêmea sem cabeça, debaixo um poiso (ramo lateral) algo distante do ninho https://i.servimg.com/u/f58/19/64/86/89/214.jpg , e outra pendurada em mais um dos poisos, a uns 4m de altura a uns 20-30m do ninho https://i.servimg.com/u/f58/19/64/86/89/410.jpg . Interessante, pois esta parece ter presas na plumagem algumas ramadas das que são usadas para "adornar" o ninho https://i.servimg.com/u/f58/19/64/86/89/510.jpg , como se carregada para aí já morta. Havia também uma pequena asa, de outra cria aparentemente, debaixo do ninho. As 3 crias encontradas em mau estado devido à acção de várias espécies de insectos necrófagos (a da asa debaixo do ninho não encontrei) e mal apresentavam vestígios de terem sido consumidas, sendo que no chão até um rato podia ter descarnado uma perna por exemplo. A pendurada no galho ainda tinha a cabeça.
Neste cenário, ficaria menos admirado de encontrasse um sobrevivente (nesta região costuma ser frequentemente 1 a voar, fêmea), mas não. Procurei por algo mas nada, nem sinais frescos de presas no local.

É possível que nesta altura as presas tendam a escassear (na semana passada vi uma femea nas Caldas a assaltar um galinheiro, à descarada e a pairar sobre telhados), pois as necessidades multiplicam-se por 3 ou 4 subitamente, e a densidade de predadores não é pouca.
"Papeis" sobre esta espécie não faltam. Haverá relatos de perda de TODAS as crias por falta de recursos, uma femea que as devore todas? Ou há outro "gato" por aqui, que afecta também outras rapinas (veneno, doença, parasitas)? scratch Não admira que eu veja cada vez menos jovens açores, durante todo o ano...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Mar 18, 2018 7:41 am

Aqui fica novamente a lista de espécies da mensagem inicial, complementada com as várias contribuições registadas ao longo deste tópico (não incluías contribuições todas, apenas aquelas que parecem ser mais ou menos consensuais).

Em expansão:
Anser anser
Tadorna tadorna
Phalacrocorax carbo
Nycticorax nycticorax
Ardea alba
Ardea cinerea
Plegadis falcinellus
Platalea leucorodia
Ciconia ciconia
Phoenicopterus roseus
Elanus caeruleus
Milvus migrans 
Milvus milvus (Inverno)
Gyps fulvus
Aegypius monachus
Circus aeruginosus
Accipiter gentilis
Aquila chrysaetos
Aquila adalberti
Aquila pennata
Aquila fasciata
Falco naumanni
Falco peregrinus
Porphyrio porphyrio
Grus grus
Himantopus himantopus
Larus melanocephalus
Larus genei
Larus audouinii
Larus michahellis
Gelochelidon nilotica
Columba palumbus
Streptopelia decaocto
Bubo bubo
Apus pallidus
Apus caffer
Dendrocopos minor
Cecropis daurica
Erithacus rubecula
Turdus philomelos
Sylvia conspicillata
Regulus ignicapilla
Parus ater
Cyanopica cyanus
Pica pica
Garrulus glandarius 
Corvus corone
Passer hispaniolensis
Petronia petronia

Em regressão:
Aythya fuligula (Inverno)
Ixobrychus minutus
Milvus milvus (Primavera)
Neophron percnopterus
Tetrax tetrax
Streptopelia turtur
Coracias garrulus
Melanocorypha calandra
Hirundo rustica
Delichon urbicum
Cercotrichas galactotes
oenanthe hispanica
Oenanthe leucura
Locustella luscinioides
Acrocephalus arundinaceus
Lanius senator
Lanius meridionalis
Corvus monedula
Passer montanus
Emberiza schoeniclus
Emberiza cirlus


Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 31, 2018 4:12 pm

Pegando numa espécie já mencionada na primeira página - Circus pygargus - tenho agora também a sensação de que estão a diminuir, pelo menos nas zonas de serras, opinião essa que é também a de outros observadores da região.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por João Tomás Qua Ago 01, 2018 9:21 am

Gonçalo Elias escreveu:Pegando numa espécie já mencionada na primeira página - Circus pygargus - tenho agora também a sensação de que estão a diminuir, pelo menos nas zonas de serras, opinião essa que é também a de outros observadores da região.

Concordo inteiramente. É uma percepção que também tenho.
Fui à Mourela e Pitões de Júnias (em inícios de Junho) e fiquei surpreso por apenas ver uma fêmea adulta. Era normal ver mais indivíduos em anos anteriores. Em Figueira de Castelo Rodrigo não sei que abundância havia mas pelo experiência do mês de Junho diria que há 2-3 casais em todo o concelho, que acho pouco para o tipo de habitat.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 01, 2018 10:17 am

Pois eu baseio-me essencialmente nas observações que fiz nos últimos tempos na serra da Estrela (mas não só), no passado esta espécie era uma das rapinas mais comuns na serra e hoje dificilmente se pode dizer o mesmo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por João Tomás Qua Ago 01, 2018 10:23 am

Gonçalo Elias escreveu:Pois eu baseio-me essencialmente nas observações que fiz nos últimos tempos na serra da Estrela (mas não só), no passado esta espécie era uma das rapinas mais comuns na serra e hoje dificilmente se pode dizer o mesmo.

Pois, eu não consigo ter essa margem de comparação. Mas pelo que ouço dizer de pessoal mais velho no distrito de Vila Real já foi bem mais abundante. Este é o único distrito em que poderei ter uma melhor percepção. O pessoal falava de colonias e eu nunca encontrei uma verdadeira colonia.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 01, 2018 10:40 am

Só para dar um exemplo: em Agosto de 2001 estive dois dias na serra da Estrela e vi a espécie em seis ocasiões (e seis locais diferentes da serra); em Agosto de 2017 estive o mês todo pela região - não fui os dias todos à serra mas fui muitas vezes, seguramente muito mais do que em 2002 e no entanto não vi nenhum indivíduo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Out 29, 2020 7:02 am

Sacado da página 2 deste tópico:

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:mais duas espécies que me parecem estar com tendências de aumento nas últimas décadas:
Anser anser
Grus grus

Porque o dizes Gonçalo?

Aqui fica alguma evidência em relação aos grous.

Em Portugal houve um forte aumento, conforme se vê pelo gráfico seguinte:

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Grus_p10

Tirado daqui


Na vizinha Estremadura espanhola houve incremento igualmente forte, o gráfico seguinte ilustra bem isto.

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Grus_e10

Tirado daqui.


Note-se também a tendência europeia em forte alta desde há 30 anos:
Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Grugru11
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Rogerio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 10, 2021 11:54 am

A garça-boieira passa a integrar o lote das espécies que estão a regredir.

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Monito11
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por João Tomás Qua Nov 10, 2021 4:38 pm

Gonçalo Elias escreveu:A garça-boieira passa a integrar o lote das espécies que estão a regredir.

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Monito11

Há dados anteriores a 2014 para PT?
Pergunto isto porque em Espanha essa tendência já se sente desde os anos 70, momento em que foram contabilizadas 70.000 casais. Em 2011 o número baixou para 40.000 casais (último censo espanhol).

Transcrição do que aparece na monografia da SEO: "No obstante, desde los censos de finales de 1980, cuando se estimaron 70.000 parejas (Fernández-Alcazar y FernándezCruz, 1991), la evolución demográfica de la garcilla bueyera ha mostrado un amplio declive, pasando a las 40.000 del presente censo, mostrando un moderado declive del -1,9% anual en el periodo 1989-2011 (TRIM p<0,01), aunque mantiene básicamente la misma distribución que a principios de los 2000 (Garrido, 2003a)."

Podem consultar a monografia sobre a população nidificante e invernante de garças em Espanha (2010-11) em: https://seo.org/wp-content/uploads/2012/07/38garzas.pdf
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 14, 2021 1:26 am

João Tomás escreveu:Há dados anteriores a 2014 para PT?

Supostamente os dados destes censos estão (ou vão estar) disponíveis no site do ICNF.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal - Página 7 Empty Re: Espécies que estão a aumentar / regredir em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos