Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na ID - Esmerilhão?

+2
João Tomás
Daniel Raposo
6 participantes

Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por Daniel Raposo Qui Fev 25, 2016 5:24 pm

Aqui há uns tempos pedi uma id no grupo do facebook "Aves de Portugal Continental" para uma ave avistada dia 05-12-2015. A ave foi identificada como Esmerilhão com base essencialmente nas "marcas no flanco em forma de seta".

Hoje foi-me trazido à atenção que foi visto por lá um Falcão-peregrino (identificado aqui e com fotos bem melhores: RAPINA) e que poderia ser a mesma ave, sugerindo-me que deixasse aqui o pedido de id.

Sem qualquer desconsideração para com o Pedro Ramalho e Pedro Nicolau que identificaram a ave no facebook, deixo então um video e as (más) fotos da ave em questão:


Ajuda na ID - Esmerilhão? 24bpul1
Ajuda na ID - Esmerilhão? 2f0bn93
Ajuda na ID - Esmerilhão? W9ffgm
Ajuda na ID - Esmerilhão? 28rzg20


Última edição por Raposo em Sex Fev 26, 2016 4:34 am, editado 1 vez(es)
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por João Tomás Sex Fev 26, 2016 2:03 am

Raposo as fotografias estão muito grandes! Não consegues diminui-las?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Fev 26, 2016 2:10 am

Exacto, a dimensão ideal é 800 pixeis de largura.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por Daniel Raposo Sex Fev 26, 2016 4:35 am

Corrigido, peço desculpa pelo lapso.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por Paulo Lemos Sex Fev 26, 2016 6:09 am

Pode dar um ar de Esmerilhão ou, melhor, de lanário (cabeça e o amarelo pouco marcado), mas é um jovem peregrino. No entanto pode ser qualquer ssp. de peregrino ou apenas uma variante mais clara.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por pedro121 Sex Fev 26, 2016 9:11 am

Eu quando chegar a casa volto a ver o video, e tiro o Forsman's da prateleira, de qualquer modo não é a ave do outro tópico.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por João Tomás Sex Fev 26, 2016 9:48 am

Concordo com peregrino. Se é a ave do outro tópico isso já não sei...

Paulo Lemos escreveu:No entanto pode ser qualquer ssp. de peregrino ou apenas uma variante mais clara.

Qualquer qualquer não é bem assim Laughing  É um Falco peregrinus Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por Paulo Lemos Sex Fev 26, 2016 10:25 am

"Qualquer" é um modo "qualquer" de dizer já que a espécie tem tantas ssp. e percorre distâncias.
De "qualquer" modo, "qualquer" também inclui fugas de cativeiro e hibridação.
Julgo que se não há estudos e publicações sobre isto, há relatos ou afins que referem longa data de raças introduzidos pela longa prática de falcoaria na PI e hibridação, e alguma diversidade provavelmente resultante (R. de la Fuente).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por João Tomás Sex Fev 26, 2016 10:29 am

Paulo Lemos escreveu:"Qualquer" é um modo "qualquer" de dizer já que a espécie tem tantas ssp. e percorre distâncias.
De "qualquer" modo, "qualquer" também inclui fugas de cativeiro e hibridação.
Julgo que se não há estudos e publicações sobre isto, há relatos ou afins que referem longa data de raças introduzidos pela longa prática de falcoaria na PI e hibridação, e alguma diversidade provavelmente resultante (R. de la Fuente).

Pronto concordo contigo Smile hoje em dia com a "globalização" das espécies todas as hipóteses devem ser colocadas em cima da mesa.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por Paulo Lemos Sex Fev 26, 2016 10:30 am

A aparência clara e contrastes poderão ser apenas efeito da luz e da máquina. O amarelo pouco marcado também depende de muitos factores inclusive desse.
Mas a grande questão será: que presa acabou ele de comer? Passeriforme e não vou mais além...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 27, 2016 3:14 am

Bom,

Eu cometi vários erros na minha intervenção do facebook, e o que me chateia é que foram erros básicos.

1º Valorizei uma característica não diagnosticante como sendo diagnosticante, as marcas do flanco podem ser apresentadas pelos juvenis de varias raças de peregrinus

2º Não avaliei o conjunto, centrei-me só numa característica, bastava ter olhado para o bigode e para o bico para ver que não encaixava em esmerilhão

3º Numa analise que era difícil dadas as fotos/video não consultei a literatura, o que é grave especialmente tendo em conta que rapinas é um dos grupos em que sou mais fraco

4º Dei importância ao que o pessoal estava a opinar, isso numa identificação no facebook é sempre uma coisa que deve ser feita com muita cautela, quando entrei as espécies em cima da mesa eram Ogea e Falcão-da-rainha e não sei por que, fiquei com a ideia que se sabia que a ave era pequena, dai estar a ser sugerido Ogea


Bom, e acima de tudo não exclui a espécie mais comum e mais variável, e isso é um erro daqueles...

Raposo, lamento, mas acho que fotografaste um peregrino, se ainda não apanhas-te outro esmerilhão, devem andar alguns na ponta da erva. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por PNicolau Sáb Fev 27, 2016 5:47 am

Sim, eu assim que olhei para a imagem do vídeo neste tópico vi logo um peregrino, até porque o padrão facial não encaixa em esmerilhao.
E fui como o Pedro, deixei-me levar pela impressão de falcão pequeno, e pelos flancos.. Que são muito presentes em columbarius mas não diagnosticantes.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por Daniel Raposo Sáb Fev 27, 2016 6:59 am

pedro121 escreveu:Bom,

Eu cometi vários erros na minha intervenção do facebook, e o que me chateia é que foram erros básicos.

1º Valorizei uma característica não diagnosticante como sendo diagnosticante, as marcas do flanco podem ser apresentadas pelos juvenis de varias raças de peregrinus

2º Não avaliei o conjunto, centrei-me só numa característica, bastava ter olhado para o bigode e para o bico para ver que não encaixava em esmerilhão

3º Numa analise que era difícil dadas as fotos/video não consultei a literatura, o que é grave especialmente tendo em conta que rapinas é um dos grupos em que sou mais fraco

4º Dei importância ao que o pessoal estava a opinar, isso numa identificação no facebook é sempre uma coisa que deve ser feita com muita cautela, quando entrei as espécies em cima da mesa eram Ogea e Falcão-da-rainha e não sei por que, fiquei com a ideia que se sabia que a ave era pequena, dai estar a ser sugerido Ogea


Bom, e acima de tudo não exclui a espécie mais comum e mais variável, e isso é um erro daqueles...

Raposo, lamento, mas acho que fotografaste um peregrino, se ainda não apanhas-te outro esmerilhão, devem andar alguns na ponta da erva. Smile

Erros, todos cometemos Wink

Quanto ao tamanho, eu até comentei que não achava que fosse Ógea porque, no terreno, a ave me pareceu grande demais... mas como sei muito pouco, aceitei o que me disseram. De resto, nada a lamentar. Não sei bem explicar porquê, mas até fico mais contente de ter "apanhado" um peregrino... Very Happy  Pode ser que amanhã encontre um Esmerilhão Rolling Eyes

Muito obrigado!
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Esmerilhão? Empty Re: Ajuda na ID - Esmerilhão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos