rapina
+2
PNicolau
alex67
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
rapina
Boa noite.
Necessito de ajuda nesta ave, hoje, na Ponta dos Corvos.
Necessito de ajuda nesta ave, hoje, na Ponta dos Corvos.
alex67- Número de Mensagens : 943
Re: rapina
Hmmm giro.
Parece-me um esmerilhão
Parece-me um esmerilhão
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Hmmm giro.
Parece-me um esmerilhão
porque não peregrino?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Para mim é um Falco peregrinus 1º inverno.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Se ajudar...(é que também tenho a dúvida entre o esmerilhão e o peregrino)
Peregrino sem dúvida
Ajuda sim, concordo com peregrino.
Tinha dúvidas quanto à idade, o primeiro impulso também foi peregrino mas depois estranhei a plumagem.
O padrão facial também não estava a bater certo para esmerilhão, nem o padrão o peito... Mas pareceu-me algo franzino na primeira foto.
Tinha dúvidas quanto à idade, o primeiro impulso também foi peregrino mas depois estranhei a plumagem.
O padrão facial também não estava a bater certo para esmerilhão, nem o padrão o peito... Mas pareceu-me algo franzino na primeira foto.
Creio que a minha dúvida também está desfeita.
Muito obrigado a todos.
Muito obrigado a todos.
Que bicho tão giro. e boas fotos diga-se. Por acaso não há fotos dele em voo?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
De facto, como excluir pelegrinoides?
PNicolau escreveu:De facto, como excluir pelegrinoides?
Pois, esse é fácil de excluir acho eu só pelo padrão da cabeça, mas a ave tem um bigode muito fino, e para alem de pelegrinoides existem mais raças/subespécies de peregrinus que já apareceram cá.
pedro121 escreveu:Pois, esse é fácil de excluir acho eu só pelo padrão da cabeça, mas a ave tem um bigode muito fino, e para alem de pelegrinoides existem mais raças/subespécies de peregrinus que já apareceram cá.
Pedro que subespécies já apareceram por cá? Claro, para além das duas mais prováveis... Estás a falar de subespécies que fugiram de cativeiro ou de indivíduos que se "perderam" realmente para cá?
PNicolau escreveu:De facto, como excluir pelegrinoides?
Pois o padrão da cabeça desta ave não bate certo para pelegrinoides.
Pelegrinoides imaturo? Eu não consultei bibliografia para saber as características diagnosticantes, mas aquele supercílio é bastante marcado.
PNicolau escreveu:Pelegrinoides imaturo? Eu não consultei bibliografia para saber as características diagnosticantes, mas aquele supercílio é bastante marcado.
Pelo Collins existe uma variação no peregrino. Há peregrinos com supercilio mais carregado que outros.
Mesmo um pelegrinoides imaturo tem tons alaranjados na nuca e fronte. No pelegrinoides também não existem manchas nas penas dos tarsos, característica que este possui.
João Tomás escreveu:
Pedro que subespécies já apareceram por cá? Claro, para além das duas mais prováveis... Estás a falar de subespécies que fugiram de cativeiro ou de indivíduos que se "perderam" realmente para cá?
.
obviamente dos que ocorreram naturalmente,
bom, para alem dos brookei residentes, aparecem F. peregrinus peregrinus, calidus e tundrius, e há suspeitas de Falco peregrinus pelegrinoides.
pedro121 escreveu:obviamente dos que ocorreram naturalmente,
bom, para alem dos brookei residentes, aparecem F. peregrinus peregrinus, calidus e tundrius, e há suspeitas de Falco peregrinus pelegrinoides.
Ok ok já estive a fazer o trabalho de casa!
Depois de consultar bibliografia, vi que as características que apresentas, João, não são decisivas.João Tomás escreveu:PNicolau escreveu:Pelegrinoides imaturo? Eu não consultei bibliografia para saber as características diagnosticantes, mas aquele supercílio é bastante marcado.
Pelo Collins existe uma variação no peregrino. Há peregrinos com supercilio mais carregado que outros.
Mesmo um pelegrinoides imaturo tem tons alaranjados na nuca e fronte. No pelegrinoides também não existem manchas nas penas dos tarsos, característica que este possui.
O padrão facial é muito variável em aves jovens (sim, este teria de ser um indivíduo extremo), e os imaturos têm riscado nas pernas.
Em todo o caso, apesar de ter algumas características favoráveis a pelegrinoides, as partes inferiores não deviam ser de um branco tão puro mas sim um alaranjado.
Portanto, talvez um calidus?
Sem fotos em voo, contudo, acho que nada feito. Mas eu não percebo muito disto.
PNicolau escreveu:Depois de consultar bibliografia, vi que as características que apresentas, João, não são decisivas.
O padrão facial é muito variável em aves jovens (sim, este teria de ser um indivíduo extremo), e os imaturos têm riscado nas pernas.
Em todo o caso, apesar de ter algumas características favoráveis a pelegrinoides, as partes inferiores não deviam ser de um branco tão puro mas sim um alaranjado.
Portanto, talvez um calidus?
Sem fotos em voo, contudo, acho que nada feito. Mas eu não percebo muito disto.
Após os argumentos que apresentei fui "estudar" mais um pouco e percebi o que estás a referir. Existem variações no pelegrinoides sim! Nas Canárias há pelegrinoides e brookei que provavelmente hibridam... em território continental há também possível hibridação entre brookei e peregrinus (mais a norte da península)! Talvez já haja alguma hibridação na plumagem deste indivíduo.
Mas a dizer algo, talvez concorde contigo para calidus. Dizes isso pelo bigode fino, castanho do manto pouco intenso, o branco do peito limpo, certo? É complicado chegar a uma subespécie neste caso. Já é muito bom chegar-se a uma espécie!
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos