Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

4 participantes

Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por Helder Vieira Dom Set 18, 2016 9:57 am

Hoje na lagoa de Paramos, ao início da tarde, eu, o meu irmão Ricardo Vieira, o Ricardo Melo e o Pedro Cardia observamos um Tringa (bem sacado Pedro!) que inicialmente julgamos ser um glareola, mas rapidamente começamos a suspeitar que fosse um flavipes.
Em voo tinha o uropígio branco, que só o Pedro viu. Tinha um aspecto elegante, alongado, de pescoço algo comprido, fino e alto, e cabeça pequena. O bico era, aparentemente, fino, escuro e relativamente longo. As patas, mesmo com tanta lama, eram bem amarelas. Os flancos não eram riscados. Não tinha lista supraciliar (bom!) e as primárias prolongavam-se para lá da cauda (muito bom!!!... confesso que aqui dei um salto, quando o constatei em casa através de fotos, mas... falta-me a experiência com a espécie).
Bem maior que um Calidris alpina, e ligeiramente menor que um Tringa totanus.

Seguem alguns registos manhositos em digiscoping

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Fuz6ok

Aqui à esquerda de um alpina...

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) 2435jsg

Aqui ao centro da imagem. Não parece vislumbrar-se riscado nos flancos...

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) 2vba07d

Aqui à direita de um Limosa lapponica...

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) 2nqbdqf

Aqui podem ver-se as primárias projectadas para alem da cauda.

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) 9t0j0i

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) 96jfqv

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) 2q906ky
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty Re: ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por pedro121 Dom Set 18, 2016 12:50 pm

Sim, parece ok para flavipes, mas não dá para ver a cor das patas e base do bico
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty Re: ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por thysvalkenburg Dom Set 18, 2016 12:52 pm

flavipes para mim também! Estão a chegar as americanas Wink
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty Re: ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por Helder Vieira Dom Set 18, 2016 1:01 pm

pedro121 escreveu:Sim, parece ok para flavipes, mas não dá para ver a cor das patas e base do bico

Pois, as fotos não ajudam, mas eram claramente amarelas, e os bichos andavam enterrados na lama.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty Re: ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por pedro121 Dom Set 18, 2016 2:22 pm

Sim, por mim a id está correcta, parabéns!! alguem que encontre alguma coisa de jeito!

enviar para o raridades e cpr era simpatico
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty Re: ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por Helder Vieira Dom Set 18, 2016 2:55 pm

pedro121 escreveu:Sim, por mim a id está correcta, parabéns!! alguem que encontre alguma coisa de jeito!

enviar para o raridades e cpr era simpatico

Obrigado. Sim, eu posso tratar disso.
A lagoa interior está on fire!!! Recentemente abriram a ligação ao mar, a água vazou, e agora estão ali alguns hectares de lamas, protegidos (quase) na totalidade por uma muralha de caniçal e arbustos. Estão lá paletes de limícolas!!!
Com umas botas de água e um telescópio passam-se lá umas horas agradáveis Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty Re: ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por LuisMM Seg Set 19, 2016 12:40 pm

Helder Vieira escreveu:
pedro121 escreveu:Sim, por mim a id está correcta, parabéns!! alguem que encontre alguma coisa de jeito!

enviar para o raridades e cpr era simpatico

Obrigado. Sim, eu posso tratar disso.
A lagoa interior está on fire!!! Recentemente abriram a ligação ao mar, a água vazou, e agora estão ali alguns hectares de lamas, protegidos (quase) na totalidade por uma muralha de caniçal e arbustos. Estão lá paletes de limícolas!!!
Com umas botas de água e um telescópio passam-se lá umas horas agradáveis Smile

Helder,

Chegaram a mexer na vegetação entre o passadiço de madeira e as lagoas?

À uns tempos estive lá e a vegetação era tão alta que não se via quase nada a partir dos passadiços...
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty Re: ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 19, 2016 3:50 pm

LuisMM escreveu:
Helder Vieira escreveu:
pedro121 escreveu:Sim, por mim a id está correcta, parabéns!! alguem que encontre alguma coisa de jeito!

enviar para o raridades e cpr era simpatico

Obrigado. Sim, eu posso tratar disso.
A lagoa interior está on fire!!! Recentemente abriram a ligação ao mar, a água vazou, e agora estão ali alguns hectares de lamas, protegidos (quase) na totalidade por uma muralha de caniçal e arbustos. Estão lá paletes de limícolas!!!
Com umas botas de água e um telescópio passam-se lá umas horas agradáveis Smile

Helder,

Chegaram a mexer na vegetação entre o passadiço de madeira e as lagoas?

À uns tempos estive lá e a vegetação era tão alta que não se via quase nada a partir dos passadiços...

Do lado do passadiço não há forma de aceder à(s) lagoa(s). A vegetação não o permite. Nós conseguimos alguma aproximação do lado nascente, junto ao ginásio.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty Re: ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por LuisMM Ter Set 20, 2016 3:18 pm

Ok Smile
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos) Empty Re: ID - Tringa (Barrinha de Esmoriz/lagoa de Paramos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos