Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Açor?

+4
João Tomás
pedro121
PNicolau
Vasco Valadares
8 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Açor? Empty Açor?

Mensagem por Vasco Valadares Seg Out 24, 2016 3:40 am

Açor?

Fotos de muito longe, é o que tenho, provavelmente chega para os craques aqui do forum... Smile

Açor? 10y2xk1

Açor? Wvable

Açor? 2zom0wo

Açor? 2wd6qdt
Vasco Valadares
Vasco Valadares

Número de Mensagens : 685
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/07/2014

https://www.flickr.com/photos/vascovaladares/

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por PNicolau Seg Out 24, 2016 4:02 am

Concordo
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Vasco Valadares Seg Out 24, 2016 4:06 am

PNicolau escreveu:Concordo

Obrigado pela ajuda.
Vasco Valadares
Vasco Valadares

Número de Mensagens : 685
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/07/2014

https://www.flickr.com/photos/vascovaladares/

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por pedro121 Seg Out 24, 2016 4:09 am

É possível descartar uma fêmea de gavião? os olhos e o padrão facial são de açor, mas a ave é muito leve
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por João Tomás Seg Out 24, 2016 5:10 am

pedro121 escreveu:os olhos e o padrão facial são de açor, mas a ave é muito leve

Porque dizes que os olhos são de açor?

Mas concordo que a ave parece muito leve para açor, e já para não falar da cauda que é comprida e estreita na base. As caudas dos açores costumam terminar como a dos corvos (larga desde a base e cuneiforme) enquanto que a dos gaviões é mais como a das gralhas (só que mais longa).
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Pedro Pereira Seg Out 24, 2016 5:27 am

olá a todos,
vou para gavião fêmea, pelo comprimento da cauda e largura na base como disse o João Tomás. A cabeça também me deixa algumas dúvidas, principalmente no seu aparente formato, mas considero os critérios da cauda mais válidos.
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por pedro121 Seg Out 24, 2016 5:27 am

João Tomás escreveu:
Porque dizes que os olhos são de açor?
.

Parecem laranja
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por João Tomás Seg Out 24, 2016 5:32 am

pedro121 escreveu:Parecem laranja

É que não te esqueças que o açor juvenil começa com irís amarela e até ao 5º ano esta atravessa a cor laranja e termina no vermelho escuro Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por PNicolau Seg Out 24, 2016 9:13 am

Para mim, é um açor macho.
Forma das asas: braço largo e mão estreita
Padrão facial: supercílio marcado
Rémiges com barras não demasiado evidentes e uniformes - terceira foto (os gaviões têm barras evidentes e uniformes)
Cauda, ainda que pareça longa, tem os cantos arredondados.
Peito evidente, se bem que não demasiado.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por pedrocardia Seg Out 24, 2016 12:00 pm

Olá,

Só para acrescentar mais confusão :-)
O peito é evidente porque a ave comeu qualquer coisa. Tem o papo cheio.
Na terceira foto vê-se que o único "canto" não danificado da cauda até é bastante anguloso e não arredondado.
Num açor esperaria o olho mais alaranjado (mas leiam o comentário do João Tomás).
Para mim o ponto mais pró-açor é mesmo a forma aparente do bordo posterior das asas.

Uma pergunta para o observador/fotógrafo: como era o voo? leve e muito batido? mais poderoso?

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Vasco Valadares Seg Out 24, 2016 12:17 pm

pedrocardia escreveu:Olá,

Só para acrescentar mais confusão :-)
O peito é evidente porque a ave comeu qualquer coisa. Tem o papo cheio.
Na terceira foto vê-se que o único "canto" não danificado da cauda até é bastante anguloso e não arredondado.
Num açor esperaria o olho mais alaranjado (mas leiam o comentário do João Tomás).
Para mim o ponto mais pró-açor é mesmo a forma aparente do bordo posterior das asas.

Uma pergunta para o observador/fotógrafo: como era o voo? leve e muito batido? mais poderoso?

Pedro Cardia

Seria um voo mais pesado e com menos batidas, apesar de ter planado uma boa parte dos poucos segundos em que a vi ao longe.
Vasco Valadares
Vasco Valadares

Número de Mensagens : 685
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/07/2014

https://www.flickr.com/photos/vascovaladares/

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por João Tomás Seg Out 24, 2016 3:53 pm

PNicolau escreveu:Forma das asas: braço largo e mão estreita

Este é o argumento que mais poderá "estragar" a minha opinião. Aquelas asas são mais pró açor do que gavião.

PNicolau escreveu:Padrão facial: supercílio marcado
Há fêmeas de gavião co supercílio marcado.

Pedro Cardia escreveu:Num açor esperaria o olho mais alaranjado (mas leiam o comentário do João Tomás).

Poderá ser um açor de segundo ano. Penso que no primeiro e segundos anos a cor da íris ronda mais o amarelo do que o laranja. A partir daí é que tende a escurecer para laranja e depois para vermelho.

Resumindo, esta ave não é nada fácil. Mas mantenho gavião!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por PNicolau Seg Out 24, 2016 4:06 pm

O tipo de voo também é pró-açor: planou a maior parte do tempo Smile
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por João Tomás Seg Out 24, 2016 4:10 pm

PNicolau escreveu:O tipo de voo também é pró-açor: planou a maior parte do tempo Smile

É verdade... mas há gaviões e gaviões x) e não te esqueças que foi um observação de segundos!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por PNicolau Seg Out 24, 2016 4:17 pm

Esta ave faz-me lembrar um açor macho que tenho aqui ao pé de casa.
http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist/S23884470
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S24585899

Não consigo mesmo ver gavião, nem um indivíduo extremo.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por João Tomás Seg Out 24, 2016 4:25 pm

PNicolau escreveu:Esta ave faz-me lembrar um açor macho que tenho aqui ao pé de casa.
http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist/S23884470
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S24585899

Não consigo mesmo ver gavião, nem um indivíduo extremo.

Gosto mais da cauda do teu vizinho açor Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Pedro Pereira Ter Out 25, 2016 7:44 am

então não chegamos a uma conclusão!? Smile

Eu continuou a ver um gavião fêmea.
A ave não tem o peito robusto típico do açor. Concordo com o Pedro Cardia quando diz que o papo da ave está cheio.

Concordo com o Pedro Nicolau e com o João Tomás quando referem que a cauda é longa.

Em relação às barras nas rémiges. Ao contrário do Pedro Nicolau, considero que as barras são bastante evidentes.

As barras na cauda são também bem delimitadas e isso também um ponto a favor de gavião.

A questão do supercílio e do formato dos cantos da cauda parece-me dificil de avaliar, em primeiro lugar devido à luz e em segundo devido à aparente existência de penas em crescimento.

Ou seja que características exclusivas de açor tem esta ave? Eu não consigo ver nenhumas.
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Vasco Valadares Ter Out 25, 2016 11:12 am

Se por acaso ajudar posso mexer em alguma foto para puxar mais detalhes com mais luz. Mais fotos é que não tenho Sad
Vasco Valadares
Vasco Valadares

Número de Mensagens : 685
Local : Lisboa
Data de inscrição : 03/07/2014

https://www.flickr.com/photos/vascovaladares/

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por PNicolau Ter Out 25, 2016 5:03 pm

Eu não tenho problemas em que a ave fique Accipiter sp., tenho é problemas em que a ave fique Accipiter nisus Smile
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Paulo Lemos Ter Out 25, 2016 9:48 pm

Raios... afinal isto nunca mais chega a 2 páginas.

Gavião
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Paulo Lemos Ter Out 25, 2016 11:39 pm

Quase nunca concordo com os argumentos "comummente usados" para distinguir quem morfologicamente (no contexto de observação), quer em termos comportamentais estas espécies tão mutáveis e adaptáveis a "circunstancias". Mas esse velho macho reprodutor (digo-o assim não como conclusão definitiva mas apenas porque é quase estereotipo nos nossos machos açor a caça ao estorninho em voo aberto, ou mesmo alto voo, entre o consequente poisar/observar/fintar em grupos de eucaliptos altos, no Verão) não tem quase nada em comum com o bicho postado.

Se bem que os olhos de gavião se notem "mais" do que os dos açores (proporção e contraste superior e mais claros/reflectivos), a cauda possa ser "mais longa" e outros pormenores apontados, de facto pode haver alguma variedade nos açores (e nas suas idades) para complicar a apreciação de uma foto deste tipo.
Nos últimos tempos parece-me haver mais diversidade nos açores no Oeste, como que se certas características fenotípicas singrassem atrás de oportunidades ou preferências (e sim, voltei a observações mais atentas nos últimos anos, coincidindo frequentar territórios desta espécie e lá nos cruzamos em várias épocas do ano, desta vez não com 1 mas 5 casais reprodutores seguidos perto de casa...). Por exemplo, uma certa bela fêmea de 3 anos é (e sempre será  afro ) especialmente pequena, esbelta, cauda muito longa e "penas largas" nas asas... é bastante como esse perfil discutido.
Nalguns casais, a preferência dos dois sexos parece tender para presas mais pequenas, da sua preferência... adivinham qual a principal e culpada disto tudo (não o estorninho, pois continua difícil para uma fêmea mais ágil e pequena). Vale para uma fêmea adulta tentar capturar em pleno dia no centro das vilas e subúrbios das cidades... chegando em voo baixo e sem ninguém notar.
Os machos esforçam-se para satisfazer as suas companheiras com ela no início da época, e mesmo os jovens açores deixam estorninhos a apodrecer no chão, se têm "menos fome", pedindo na esperança de receberem um presente melhor: a tal presa.
Pombos domésticos, já não os há aos montes como dantes (e não, também não é essa!).

Se ninguém percebeu, amanhã tento outra vez com menos sono.
Se a tal aí em cima não é um(a) gavião, então perdi-me e afinal já vamos muito mais à frente nisto tudo.



Ps: cuidado, não quis dizer que a população de açores aumentou ao observar "agora 5 casais em vez de 1" ao pé de casa (até porque são bem mais). Na verdade, parece ter diminuído nos últimos anos, tal como qualquer rapina da minha região é hoje menos observável e há menos indícios de reprodução (excepção para a calçada e tartara-grandalhão talvez?), e isto mesmo após a caça abrandar por cá.
Acontece é que como espécie local algo "banal", mesmo sem observação directa muitas evidencias os denunciavam, bem como territórios ocupados por casais, tudo de sobra para eu ter suficiente ideia da situação tal como noutras espécies (mais estreitamente relacionadas o Bufo-pequeno).
"1", apenas porque o "acudi" em liberdade após a morte da progenitora, o que me colocou obrigatoriamente contacto directo e posteriormente com um casal (e seus ninhos) sendo uma das aves, das criadas antes. Cheguei a apontar a nidificação de 1 outro casal numa "certa" lista localizada, em 2001.

Pena que haja outras rapinas por cá mais esquecidas no passado, em termos melhor confirmação de detalhes de nidificação, tais como os Milvus que entretanto voltaram a aparecer. Esses e outros, criariam afinal mais longe de casa e eu era um puto que me perdia logo nos primeiros 5 kms (perdido pelos bicho no caminho, claro).
E mesmo "hoje", ainda é assim porque há sempre "algo mais prioritário" e é impossível varrer tudo... damn, faltou-me outra vez descobrir onde nidificam os Milvus por cá. Mas certamente nidificam, pois caçam e regularmente levavam as presas para algures. Alguém sabe onde?


edit: raios, tanto trabalho pra nada... nem este texto todo fez passar para duas páginas...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por pedro121 Qua Out 26, 2016 2:10 am

A identificação de aves não é uma democracia, embora a opinião da maioria seja de que é um Gavião não quer dizer que o seja.

É esperar por mais opiniões e/ou argumentos
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por João Tomás Qua Out 26, 2016 5:35 am

Paulo Lemos escreveu:5 casais reprodutores seguidos perto de casa...

Paulo estes cinco casais ocupam que área?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Paulo Alves Qua Out 26, 2016 6:02 am

pedro121 escreveu:A identificação de aves não é uma democracia, embora a opinião da maioria seja de que é um Gavião não quer dizer que o seja.
É esperar por mais opiniões e/ou argumentos

Bem verdade, e já foram apontados argumentos tanto a favor de gavião quanto de açor.

Na minha opinião é um Gavião, uma fêmea.
Cauda comprida, estreita na base, estrutura leve, olhos amarelos...o barrado na mão é para mim o argumento mais contra Açor macho.
Nos açores machos o barrado na "inner web" da pena quase desaparece, sendo apenas evidente na ponta das primárias.
Numa foto destas PENSO que isso iria ser notório, pelo contrário na terceira foto o barrado é evidente.
Ver as pranchas do Javier Blasco Zumeta aqui: Açor Gavião

Por último deixo uma comparação desta ave com uma foto da Web:
Açor? Gen_nispost images

PNicolau escreveu:Esta ave faz-me lembrar um açor macho que tenho aqui ao pé de casa.
http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist/S23884470
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S24585899

As fotos são da mesma ave Pedro?
O segundo está em muda (e tendo em conta o espaço temporal entre as duas observações) e arrisco a dizer que é um Gavião.
A garganta parece riscada, outro argumento a favor de Gavião. Os Açores apresentam uma garganta bastante "clean".
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Pedro Pereira Qua Out 26, 2016 6:23 am

Paulo Alves escreveu:
pedro121 escreveu:A identificação de aves não é uma democracia, embora a opinião da maioria seja de que é um Gavião não quer dizer que o seja.
É esperar por mais opiniões e/ou argumentos

Bem verdade, e já foram apontados argumentos tanto a favor de gavião quanto de açor.

Na minha opinião é um Gavião, uma fêmea.
Cauda comprida, estreita na base, estrutura leve, olhos amarelos...o barrado na mão é para mim o argumento mais contra Açor macho.
Nos açores machos o barrado na "inner web" da pena quase desaparece, sendo apenas evidente na ponta das primárias.
Numa foto destas PENSO que isso iria ser notório, pelo contrário na terceira foto o barrado é evidente.
Ver as pranchas do Javier Blasco Zumeta aqui: Açor Gavião

Por último deixo uma comparação desta ave com uma foto da Web:
Açor? Gen_nispost images

Paulo, Partilho da opinião quanto à ID e concordo com tudo o que disseste, excepto na relevância que deste à cor dos olhos. Porque como bem disse o João, o amarelo pode não ser exclusivo do gavião.
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Açor? Empty Re: Açor?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos