Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vocabulário português para Birdwatching

+8
hugo_areal
Ricardo Melo
João Tomás
Helder Vieira
pedro121
Gonçalo Elias
HL
Tissot
12 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Tissot Ter Nov 22, 2016 4:18 pm

Raposo escreveu:Uma vez que a ideia é substituir os vocábulos "cámones" por outros em português, não vejo grande necessidade de estar a gastar energia a discutir semânticas... as coisas são o que já eram, mas com nome tuga. Very Happy
"

Sim se calhar tens razão, era essa a intenção inicial.
Só queria colocar uma breve descrição para enquadrar minimamente os vocábulos e termos encontrados.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Paulo Lemos Ter Nov 22, 2016 4:18 pm

Tissot escreveu:
Paulo Lemos escreveu:"To watch" e "observar" não são sinónimos. Watching define bastante a actividade predominantemente outdor em busca e observação de aves (ou melhor: busca para observação), mas "observar - observação", nem por isso.
Devia encontrar-se outro termo, apesar de talvez difícil pegar nele depois de "observação de aves" já estar no hábito de quem pratica a actividade em PT.

A questão dos vocábulos já muito utilizados é muito importante nessa discussão e será muito difícil impor outros.

No meu dicionário "watch" tem definição "to look something/somebody with attention; to observe something/somebody". Também pode ter um sentido de protecção "to guard or protect". Não vejo qualquer referência a "busca para observação" e "outdoor" para Watching. Poderia indicar a referência para as suas observações porque eu não encontrei nada sobre elas? Serei um nabo em Inglês e não percebo? (não precisa de responder, era uma pergunta retórica, eu sou mesmo um nabo em Inglês Smile ).
Em  português o vocábulo "observar" é mais do que olhar simplesmente, é "Olhar atentamente para...".

De acordo com a fonte podemos encontrar alguma divergência entre os vocábulos (mas a melhor faremos nós a partir daí, com juízo próprio, e foi o que fiz).
"To watch" tem realmente muito significados que divergem dos de "to observe", mais apropriados para o que aqui se discute relativamente à actividade de "sair" para procurar aves, as observar e até "guardar" (para justificar melhor o termo "guardar" aplicado à actividade, fundamento-o de base com a tendência territorial comum a tantos seres vivos, incluindo o Homo sapiens" - acabamos sempre por querer "guardar" o nosso "espaço" de acção e é fácil explicar como isso se aplica ao tema.
Guardar, no sentido de defender.


Última edição por Paulo Lemos em Ter Nov 22, 2016 4:34 pm, editado 3 vez(es)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Daniel Raposo Ter Nov 22, 2016 4:20 pm

Tissot escreveu:O Pedro Ramalho explica melhor no seu comentário.
As explicações foram retiradas de vários sítios e colocadas a pedido de alguns, porque inicialmente os termos não tinham qq explicação. Confesso que não tive muito cuidado no tratamento, foram simplesmente copy/paste para ajudar algumas pessoas a perceber melhor os vocábulos e termos em discussão.

Eu sei o que é um Big Year, até vi o filme várias vezes lol! Mas pode haver por aqui gente que não saiba e, embora este seja dos termos mais básicos, há malta que não entende inglês.

Siga a discussão que eu já fui buscar pipocas.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Helder Vieira Qua Nov 23, 2016 7:31 am

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:Então vejam se concordam com o seguinte:

Observação de aves (Birdwatching ou Birding) – actividade que consiste na observação de aves em liberdade.
Observador de aves (Birdwatcher ou Birder) – pessoa que pratica regularmente a observação de aves em liberdade.

Concordo com o primeiro.

Quanto ao segundo, tenho dúvidas sobre a necessidade do "regularmente". Que tal "pessoa que gosta de..."?

Concordo com o Gonçalo.
Eu faço observação de aves há 20 anos, no mínimo. Acredito que vá ser o meu passatempo (hobby Very Happy ) para a vida.
Agora, quanto ao "regularmente", anos houve em que se contam pelos dedos de uma mão as vezes em que peguei nos binóculos e fiz uma saída de campo, mas nunca deixei de me considerar um observador de aves.
Não há dia que passe que eu não observe as aves por casualidade (sempre reparando nelas), seja a conduzir, enquanto caminho, mesmo da janela do trabalho, etc etc. Acho que esta particularidade faz parte de nós. Só se enquadrarmos o "regularmente" nesta perspectiva, de outra forma acho que ficaria melhor "pessoa que gosta de observar aves (selvagens) em liberdade".
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Helder Vieira Qua Nov 23, 2016 7:50 am

Tissot escreveu:Os outros vocábulos que sugiro agora para discussão são:

Twitch
Twitchable
Twitching
Twitcher

Suponho que seja aqui que entram os termos arrolar, arrolável, arrolamento, arrolador...
Percebo que há uma private joke (isto de facto não há hipótese, os anglicismos estão por todo o lado) por detrás destas expressões, nomeadamente entre a comunidade do sul. Se bem me lembro, de ter lido algures, foi o Luis Gordinho que iniciou o uso destes termos.
Como raramente pratiquei, ou pratico, o twitching não sou grande adepto destes termos. Não os uso. No entanto há um termo engraçado que adoptei, por via do Ricardo Melo, que é o picar, e em que alguns casos se aplica como alternativa ao twitch e derivados.
"Como é que é, domingo vamos picar a cachinans à Aguda?!"... "Já foste picar o Bufo pequeno a Leça?"... etc, etc.
No entanto, não tenho nada contra o uso do "arrolar & Ca. LDA" Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Tissot Qua Nov 23, 2016 9:33 am

Helder Vieira escreveu:

Não há dia que passe que eu não observe as aves por casualidade (sempre reparando nelas), seja a conduzir, enquanto caminho, mesmo da janela do trabalho, etc etc. Acho que esta particularidade faz parte de nós. Só se enquadrarmos o "regularmente" nesta perspectiva, de outra forma acho que ficaria melhor "pessoa que gosta de observar aves (selvagens) em liberdade".

Obrigado por explicares tão bem o meu "regularmente"!!!!!
Para mim a actividade de observação de aves não se resume a saídas de campo e à utilização de binóculos....eu também observo aves da janela do meu quarto, da janela do escritório, a conduzir, a passear com a família, a sonhar com o raio do Cruza-bico (ou serão pesadelos sucessivos ) ... e tudo isto pode ser feito sem binóculos.....e vê lá tu que sei que algumas pessoas também fazem observação de aves quando vão às compras ao LIDL!!!!! Vê lá se me arranjas o salmão, a banana e o Compal!!!! (piada particular) jocolor
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Helder Vieira Qua Nov 23, 2016 10:06 am

Tissot escreveu: vê lá tu que sei que algumas pessoas também fazem observação de aves quando vão às compras ao LIDL!!!!!

Já rendeu Spinus spinus, e aquela que "lembrada nem acredito, que fará contada!"

Tissot escreveu:Vê lá se me arranjas o salmão, a banana e o Compal!!!! (piada particular)  jocolor

Temos pena! Segundo últimas informações a que tive acesso, zingarelhos repetidos são: Manhazitos, bolacha Maria, nata, frango, laranja e bife jocolor
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Tissot Qua Nov 23, 2016 10:23 am


Estava à espera que os Twitchers se chegassem à frente, mas nada…

Obrigado Hélder pelas sugestões. Interpreto assim as mesmas:

Twitch - arrolamento ou pico Very Happy
Twitchable - arrolável ou picável
Twitching - arrolar ou picar
Twitcher - arrolador ou picador ou pica Very Happy

Desculpa Hélder, exagerei na interpretação, mas é uma tentativa de picar os Twitchers para ver se opinam.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por pedro121 Qua Nov 23, 2016 10:38 am

Tissot escreveu:

Twitch - arrolamento
Twitchable - arrolável
Twitching - arrolar
Twitcher - arrolador
.

Parece-me bem
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por HL Qua Nov 23, 2016 10:40 am

Picar é uma boa palavra para substituir o tick.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por pedro121 Qua Nov 23, 2016 10:41 am

HL escreveu:Picar é uma boa palavra para substituir o tick.

Mas como picado.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Helder Vieira Qua Nov 23, 2016 10:48 am

HL escreveu:Picar é uma boa palavra para substituir o tick.

Percebo, mas contextualizando, neste inverno gostava de picar a Petinha de garganta ruiva para a minha lista geral, ou picar a Pardela preta para a lista do distrito do Porto Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Helder Vieira Qua Nov 23, 2016 10:52 am

Os exemplos que dei foram como sendo o 1º um twitch e o 2º um tick, no entanto o "picar" assenta-lhes bem.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 23, 2016 11:06 am

Helder Vieira escreveu:Os exemplos que dei foram como sendo o 1º um twitch e o 2º um tick, no entanto o "picar" assenta-lhes bem.

Aqui em Sintra não há picas para picar Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Helder Vieira Qua Nov 23, 2016 11:18 am

Gonçalo Elias escreveu:
Helder Vieira escreveu:Os exemplos que dei foram como sendo o 1º um twitch e o 2º um tick, no entanto o "picar" assenta-lhes bem.

Aqui em Sintra não há picas para picar Very Happy

Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Paulo Lemos Qua Nov 23, 2016 1:44 pm

O que significa "regularmante"? Não sei o que cada um de vós chama de "observação de aves", mas regularidade ou seja lá o que for de "compromisso maior", não define para mim estatuto algum neste tema.

Observação de aves não será uma das mais antigas actividades que o homem empreende na natureza, "que não implique quaisquer interesses ou necessidades materiais" e portanto um pouco enigmática? Nem obrigatoriamente surge por impulso/necessidade de âmbito social, apesar de este âmbito desenvolver, promover e destacar a actividade acessível a todos (o que eleva a quantidade e diversidade de praticantes).

E as listas? Se bem que as listas passaram a ter um significado e valor diferente com o evoluir dos tempos, já existiam antes de encontrarem "objectivo maior" (em tempos antigos, só em contexto académico ou semelhante).
No mais espontâneo observador de aves, as listas surgem apenas consequência directa e natural do que se gosta de ver nos campos. Surgem pela mão do individuo isolado e ainda mais facilmente em ambiente social, em grupos de amigos que gostam de ver aves, de as contar porque gosta de muitas, de procurar as que lhe são mais especiais ou as raras. É natural a um criança que nunca ouviu falar de observação de aves, mas que chega a casa e faz uma lista para, no outro dia, partilhar com os amigos. E vem ela de uma terra distante, ansiosa para contar as que viu e ouvir (e até imaginar a cores) as que lhe contam.

Eu vejo mais estas coisas sem as "regras" nem tendências que desvitalizem o fundamento daquilo que tentei definir antes, sem as "crises de identidade" típicas de quem tem "dúvidas", "algo a dever". Coisa que se vê muito por aí noutras temáticas, de subtil nefastidade oculta sob um desenvolvimento parcial e prepotente.
Se algo mais de "compromisso" implica ou exige esta actividade, ou se a diversidade e vastidão do publico assim o impõem, é bom que se escolha nome apropriado para algo menos "de alma", por favor Wink

(Cadê o bonequinho de choro? Não há?! Very Happy Very Happy)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 23, 2016 2:04 pm

Paulo Lemos escreveu:de subtil nefastidade oculta sob um desenvolvimento parcial e prepotente.

Impossível não rir ao ler isto, estavas inspirado Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Tissot Qua Nov 23, 2016 2:23 pm

Paulo Lemos escreveu:O que significa "regularmante"?

Não sei nem quero saber. Essa palavra não está no meu dicionário.
De resto existe um boneco apropriado para o que escreveu ... Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Tissot Qua Nov 23, 2016 2:27 pm

Agora acho apropriado tentar encontrar vocábulos para:

String
Stringer
Stringy Record


Para Stringer proponho Bazófias. (mais uma piada privada jocolor )
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por pedro121 Qua Nov 23, 2016 2:29 pm

Paulo Lemos escreveu:O que significa "regularmante"? Não sei o que cada um de vós chama de "observação de aves", mas regularidade ou seja lá o que for de "compromisso maior", não define para mim estatuto algum neste tema.

Observação de aves não será uma das mais antigas actividades que o homem empreende na natureza, "que não implique quaisquer interesses ou necessidades materiais" e portanto um pouco enigmática? Nem obrigatoriamente surge por impulso/necessidade de âmbito social, apesar de este âmbito desenvolver, promover e destacar a actividade acessível a todos (o que eleva a quantidade e diversidade de praticantes).

E as listas? Se bem que as listas passaram a ter um significado e valor diferente com o evoluir dos tempos, já existiam antes de encontrarem "objectivo maior" (em tempos antigos, só em contexto académico ou semelhante).
No mais espontâneo observador de aves, as listas surgem apenas consequência directa e natural do que se gosta de ver nos campos. Surgem pela mão do individuo isolado e ainda mais facilmente em ambiente social, em grupos de amigos que gostam de ver aves, de as contar porque gosta de muitas, de procurar as que lhe são mais especiais ou as raras. É natural a um criança que nunca ouviu falar de observação de aves, mas que chega a casa e faz uma lista para, no outro dia, partilhar com os amigos. E vem ela de uma terra distante, ansiosa para contar as que viu e ouvir (e até imaginar a cores) as que lhe contam.

Eu vejo mais estas coisas sem as "regras" nem tendências que desvitalizem o fundamento daquilo que tentei definir antes, sem as "crises de identidade" típicas de quem tem "dúvidas", "algo a dever". Coisa que se vê muito por aí noutras temáticas, de subtil nefastidade oculta sob um desenvolvimento parcial e prepotente.
Se algo mais de "compromisso" implica ou exige esta actividade, ou se a diversidade e vastidão do publico assim o impõem, é bom que se escolha nome apropriado para algo menos "de alma", por favor Wink

(Cadê o bonequinho de choro? Não há?! Very Happy Very Happy)

Sad Sad Sad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por pedro121 Qua Nov 23, 2016 2:34 pm

Tissot escreveu:
Para Stringer proponho Bazófias. (mais uma piada privada jocolor )

Very Happy Very Happy também me contaram essa no arrolamento aos blyths, que diga-se correu muito bem tendo arrolado duas novas espécies, sendo ambas megas e lifers e uma um primeiro, e a outra um blocker, não me lembro de quem me contou a piada, mas foi antes da historia da banana versão 1.0.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por pedro121 Qua Nov 23, 2016 2:36 pm


String=Treta
Stringer=Tretas
Stringy Record= Registo da Treta

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Helder Vieira Qua Nov 23, 2016 2:41 pm

pedro121 escreveu:
String=Treta
Stringer=Tretas
Stringy Record= Registo da Treta

Na minha opinião, está perfeito 😊
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Paulo Lemos Qua Nov 23, 2016 3:16 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Paulo Lemos escreveu:de subtil nefastidade oculta sob um desenvolvimento parcial e prepotente.

Impossível não rir ao ler isto, estavas inspirado Laughing

Já nem me lembro porquê. Devia estar para aqui a consultar umas listas quaisquer... king
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Tissot Qua Nov 23, 2016 3:49 pm

Vocês estão sempre contra mim, qualquer que seja a proposta que faça não concordam, primeiro foi “regularmente” e agora “bazófias”.

Eu prefiro bazófias porque um tretas pode ser uma pessoa que não diz tretas regularmente (sim, está no meu dicionário Lelos!!!).
Mas um bazófio é uma pessoa que bazofia regularmente (sim, está escrito "regularmente" no meu Lelos!!!!) e para alguém ser chamado de Stringer é porque já bazofiou bastante, ou seja é alguém que bazofia regularmente!!!!

String - Bazófia
Stringer - Bazófio ou Bazófias (preferência do Pedro Nicolau) Smile.
Stringy Record - Registo bazófias


Mas tenho que concordar que a terminologia proposta pelo Ramalho é usada com mais regularidade (epá, não usei o advérbio "regularmente" nesta frase!!!!). Very Happy


Última edição por Tissot em Qua Nov 23, 2016 3:56 pm, editado 1 vez(es)
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário português para Birdwatching  - Página 4 Empty Re: Vocabulário português para Birdwatching

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos