Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Galerida sp.

+5
Gonçalo Elias
João Tomás
pedro121
PNicolau
ASBotelho
9 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por João Tomás Seg maio 22, 2017 4:09 pm

Bem malta não liguem às minhas duas últimas mensagens. Pensava que estava no tópico "registos invulgares"! Não dá para apagar Gonçalo?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por João Tomás Seg maio 22, 2017 4:43 pm

ASBotelho escreveu:Entretanto encontrei uma lista no mesmo local com uma galerida identificada como cristata que me deixou dúvidas http://ebird.org/ebird/view/checklist/S35994513.

Essa cotovia é uma cristata.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por Paulo Lemos Seg maio 22, 2017 5:23 pm

Não duvido que haja por aqui das duas (apesar de não ser especialmente atento a elas, pelo menos há sons que batem certo com cada uma, dependendo de certos locais).
Mas, independentemente dos métodos de identificação, usados para trabalho a ou B, afinal qual o método "reconhecido" como seguro para identificar as espécies? Na mão?
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por PNicolau Seg maio 22, 2017 6:48 pm

Bem, essa cotovia tem um peito muito esquisito, mais cristata... Mas olha para o comprimento daquela P1, é muito comprida mesmo, diagnóstico de theklae. Se o peito fosse mais convencional eu não teria quaisquer dúvidas, mas não sei até que ponto não será do ângulo. E mesmo assim não sei se deixa margem para dúvidas. Até porque o bico é muito pequeno e a ave está sentada em cima de uma rocha.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por Paulo Belo Qua maio 24, 2017 11:00 am

Tenho um video de uma ave que filmei e assumi como G. theklae em 6 de out. de 2011, a cerca de 3 km SE do local desta ave em discussão (https://vimeo.com/218816069). Também concordo com theklae nas aves da foto e da lista referida.
Paulo Belo
Paulo Belo

Número de Mensagens : 60
Idade : 60
Local : Vila Pouca de Aguiar
Data de inscrição : 27/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 24, 2017 12:50 pm

João Tomás escreveu:Bem malta não liguem às minhas duas últimas mensagens. Pensava que estava no tópico "registos invulgares"! Não dá para apagar Gonçalo?

Feito.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por João Tomás Qua maio 24, 2017 4:29 pm

Gonçalo Elias escreveu:Feito.

Obrigado Gonçalo.

Paulo Belo escreveu:Tenho um video de uma ave que filmei e assumi como G. theklae em 6 de out. de 2011, a cerca de 3 km SE do local desta ave em discussão (https://vimeo.com/218816069). Também concordo com theklae nas aves da foto e da lista referida.

A ave do vídeo tem bico e crista de cristata e a projeção da P1 é pequena para theklae. O que não tem de cristata é o peito e as manchas pretas bem marcadas. Para mim seria uma cristata.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por PNicolau Qua maio 24, 2017 4:58 pm

A ave do Paulo para mim é uma theklae normal.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por pedro121 Qui maio 25, 2017 2:17 am

PNicolau escreveu:A ave do Paulo para mim é uma theklae normal.

João Tomás escreveu:
A ave do vídeo tem bico e crista de cristata e a projeção da P1 é pequena para theklae. O que não tem de cristata é o peito e as manchas pretas bem marcadas. Para mim seria uma cristata.


Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por PNicolau Qui maio 25, 2017 3:23 am

João Tomás escreveu:A ave do vídeo tem bico e crista de cristata
Discordo inteiramente. O bico e' relativamente curto, mas mais do que isso e' espesso e ate' me parece com mandivula curva. Quanto 'a crista, tambem discordo ate porque a crista me parece um criterio praticamente irrelevante na id destas especies.
e a projeção da P1 é pequena para theklae.
Mas a P1 nao e' visivel no video. Olha aqui: http://gullsinlusitania.blogspot.co.uk/2013/08/some-notes-on-thekla-and-crested-lark.html

O que não tem de cristata é o peito e as manchas pretas bem marcadas.
Exacto, o peito e' completamente de theklae, nunca vi uma cristata sequer com riscas tao espessas.
A adicionar ao tom da ave que e' quase cinzenta da cor das rochas. Ah, exacto, rochas. E bem grandes Smile

Como concluir... Um local com habitat de theklae, com aves que parecem e soam a theklae... Qual e' a du'vida mesmo? Smile
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por pedro121 Qui maio 25, 2017 3:52 am

PNicolau escreveu:
A adicionar ao tom da ave que e' quase cinzenta da cor das rochas. Ah, exacto, rochas. E bem grandes Smile

bem, em relação às rochas, por aqui as cristatas gostam de rochas, e bem grandes. claro que são rochas no meio de arenito. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por João Tomás Qui maio 25, 2017 4:58 am

pedro121 escreveu:Very Happy Very Happy Very Happy

Ainda se vai descobrir uma micro população de theklae no PNSAC x

PNicolau escreveu:Ah, exacto, rochas. E bem grandes Smile

Sim, em todo o litoral não faltam exemplos de cristatas que pousam em rochas Smile
rochas muito grandes!

PNicolau escreveu:Discordo inteiramente. O bico e' relativamente curto, mas mais do que isso e' espesso e ate' me parece com mandivula curva. Quanto 'a crista, tambem discordo ate porque a crista me parece um criterio praticamente irrelevante na id destas especies.
Por exemplo aos 41seg se parares o vídeo notasse, ou pelo menos eu noto, que maxila é ligeiramente curvada do meio para a ponta.

PNicolau escreveu:Mas a P1 nao e' visivel no video. Olha aqui: http://gullsinlusitania.blogspot.co.uk/2013/08/some-notes-on-thekla-and-crested-lark.html

Eu já estive a ler novamente esse artigo x) Experimenta parar o vídeo aos 37 seg e consegues avaliar a projeção da P1.

PNicolau escreveu:Exacto, o peito e' completamente de theklae, nunca vi uma cristata sequer com riscas tao espessas.
Pronto, aqui concordamos Smile

Não seria de enviar estas fotos a experts que desconheçam completamente a distribuição das duas espécies em PT?





João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por PNicolau Qui maio 25, 2017 5:56 am

Sim, em todo o litoral não faltam exemplos de cristatas que pousam em rochas Smile
rochas muito grandes!
Mas ha' uma diferenca entre habitat com rochas e habitat rochoso. O que acontece neste caso?

PNicolau escreveu:Por exemplo aos 41seg se parares o vídeo notasse, ou pelo menos eu noto, que maxila é ligeiramente curvada do meio para a ponta.

Nao percebo bem a questao que apontas da maxila. Mas a mandibula parece-me recurvada, e a forma do bico e' theklae. O bico e' curto e grosso.

Eu já estive a ler novamente esse artigo x) Experimenta parar o vídeo aos 37 seg e consegues avaliar a projeção da P1.
Tudo bem tens razao, eu tinha visto o video no telemovel e agora ao ver em ecra grande ja consegui ver. Mas nao percebo onde comecam as coberturas primarias por isso nao percebo a projeccao.

Não seria de enviar estas fotos a experts que desconheçam completamente a distribuição das duas espécies em PT?
Nao percebi bem, desconhecam ou que conhecam?
Pessoalmente ate hoje nunca ouvi falar de nenhum expert de Galeridas. Mas talvez o Rui consiga dar ca' um salto.

Mas para mim os dois aspectos criticos estao ca': bico e peito. Logo theklae.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por pedro121 Dom maio 28, 2017 2:16 pm

Bom, eu estive ontem a olhar para uma destas Galeridas, o Tiago Carvalho estava também no local e estivemos a observar prolongadamente a ave, bem se não são theklae's enganam bem, mas gostava de ver as fotos do Tiago.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por PNicolau Seg maio 29, 2017 4:23 am

Depois de ver as restantes fotos tiradas, e ouvir mais gravações, se as dúvidas já eram ínfimas agora dissiparam-se por completo: mantenho a minha opinião em todas as aves, são theklae.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por ASBotelho Seg maio 29, 2017 5:24 am

Concordo com o Pedro Nicolau, acho que fica encerrado o assunto. Confirma-se que é Galerida theklae.
Muito obrigada a todos os intervenientes deste tópico. E obrigada ao Pedro Ramalho e ao Tiago Carvalho por terem tido o trabalho de ir recolher mais informação ao local.

ASBotelho

Número de Mensagens : 66
Data de inscrição : 14/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por PNicolau Seg maio 29, 2017 6:16 am

E obrigado Ana por teres basicamente descoberto uma população de theklae no concelho de Leiria. Very Happy
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por ASBotelho Seg maio 29, 2017 6:48 am

Ahah nada disso Pedro, pelos vistos elas já tinham sido descobertas por outros observadores há algum tempo, eu e o Tiago Carvalho só fizemos o registo no ebird. Smile

ASBotelho

Número de Mensagens : 66
Data de inscrição : 14/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 29, 2017 8:15 am

PNicolau escreveu:E obrigado Ana por teres basicamente descoberto uma população de theklae no concelho de Leiria. Very Happy

creio que é no distrito, não no concelho Wink

mas uma excelente descoberta, sem dúvida bounce
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por Paulo Lemos Seg maio 29, 2017 8:51 am

Agora espera lá... é que fico na duvida.

PNicolau escreveu: todas as aves, são theklae.

Afinal quantas desta espécie na região e nestes habitat, e não cristata, e como "isto" se repetirá noutros locais?
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por ASBotelho Seg maio 29, 2017 9:08 am

Uma pergunta bem pertinente Paulo, acho que deve haver alguns casos em que as theklaes estão a ser identificadas como cristata. Fiz uma pesquisa no ebird, da distribuição das cristata e filtrei para os registos com fotos e acho que, especialmente em habitats propícios para existirem as duas, de serra, há IDs que me deixam na dúvida.

ASBotelho

Número de Mensagens : 66
Data de inscrição : 14/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por PNicolau Seg maio 29, 2017 10:03 am

Theklae e cristata são um grande problema, seja em eBird ou Atlas.
Não sei como se irá resolver, mas começarmos a descobrir a distribuição real destas espécies é um primeiro passo.

E sim, distrito de Leiria!
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por João Tomás Seg maio 29, 2017 11:22 am

PNicolau escreveu:Depois de ver as restantes fotos tiradas, e ouvir mais gravações, se as dúvidas já eram ínfimas agora dissiparam-se por completo: mantenho a minha opinião em todas as aves, são theklae.

Sim, estas fotos acabam por desfazer as dúvidas que tinha. Já agora, as gravações de que falas podem ser partilhadas aqui no fórum? Smile só mesmo por curiosidade!

ASBotelho escreveu:Ahah nada disso Pedro, pelos vistos elas já tinham sido descobertas por outros observadores há algum tempo, eu e o Tiago Carvalho só fizemos o registo no ebird. Smile

Afinal havia outros registos de Gal the no PNSAC?

ASBotelho escreveu:Uma pergunta bem pertinente Paulo, acho que deve haver alguns casos em que as theklaes estão a ser identificadas como cristata. Fiz uma pesquisa no ebird, da distribuição das cristata e filtrei para os registos com fotos e acho que, especialmente em habitats propícios para existirem as duas, de serra, há IDs que me deixam na dúvida.

Concordo que haverá erros de identificação mas penso que os mapas de distribuição de ambas as espécies, de uma maneira geral, não deverão "fugir" muito dos actuais. Agora, as aves têm penas e voam e a distribuição que existia ontem pode não ser a mesma de hoje (eu sei que não é bem assim x) ). E assim como surgiu esta descoberta poderão ocorrer outras. Mas admito que possam existir erros de identificação, muitas vezes motivados por identificações anteriores. Áh e tal, neste local foram sempre identificadas Gal cri, por isso o que eu observei hoje só podem ser Gal cri. E a partir de agora, sempre que for ao PNSAC vou ter mais "olho" para a Galeridas.

Excelente descoberta sim senhora Smile


João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por ASBotelho Seg maio 29, 2017 11:32 am

As fotos e a gravação estão na lista do Tiago: http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist/S37227970
Não sei se há outros registos "oficiais" mas estava a pensar no exemplo do Paulo Belo.

ASBotelho

Número de Mensagens : 66
Data de inscrição : 14/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por PNicolau Seg maio 29, 2017 11:42 am

Sim exacto o Paulo Belo já tinha documentado a ocorrência da espécie, mas não tinha partilhado com ninguém ainda Smile

Bem, ainda há bocado andei a ver as aves fotografadas no eBird e reportei mais de 10 cristatas mal identificadas. Considerando que a esmagadora maioria dos registos não tem foto...
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Galerida sp. - Página 2 Empty Re: ID Galerida sp.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos