Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de id - Corvo marinho

+2
Rogerio
Jaime Pires
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 5:00 am

Gonçalo Elias escreveu:
Uma vez observei um aristotelis a nadar em Caminha, junto à foz do rio Minho, não é costa rochosa,

curiosamente eles são escassos (fora do habitat típico) mesmo em zonas onde são comuns, por exemplo no porto de Peniche são escassos, e na Lagoa de Óbidos são uma raridade, há tipo um registo dentro da lagoa.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 28, 2018 5:05 am

o Stuart MacKay tem um registo em Aveiro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 5:07 am

Gonçalo Elias escreveu:o Stuart MacKay tem um registo em Aveiro.

Dentro da Ria? isso é fixe, com foto? Very Happy Very Happy Brincadeira, eles abrigam-se de tempestades como todas as aves, e entram certamente em estuários, mas na zona salgada do estuário, ok não ficaria espantado de ver um em agua salobra. Mas doce?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 5:10 am

Gonçalo Elias escreveu:o Stuart MacKay tem um registo em Aveiro.

Pelo que está na lista foi mesmo perto do mar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 28, 2018 5:11 am

sim, creio que junto a são jacinto
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 5:14 am

No ebird há uma serie de registos de interior na Europa, curiosamente apesar de serem algumas dezenas e de obviamente a espécie ser um achado no interior nenhum deles tem fotos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 5:15 am

Mas no Uk já tens registos de interior documentados, fixe.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 5:16 am

Claro que alguns deles:

https://ebird.org/view/checklist/S29606675

LOLOL
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por PNicolau Qua Fev 28, 2018 5:20 am

Sim tens. Na Reserva onde eu estagiei o ano passado havia um registo de um aristotelis que ficou preso numa das lagoas e ainda era bem longe da costa. Acho que acabou por morrer mas ainda lá esteve uns dias.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 6:33 am

PNicolau escreveu:Sim tens. Na Reserva onde eu estagiei o ano passado havia um registo de um aristotelis que ficou preso numa das lagoas e ainda era bem longe da costa. Acho que acabou por morrer mas ainda lá esteve uns dias.

Certo, todas as regras tem excepções e aves empurradas pelos temporais vão pousar onde conseguirem, a gaivota-de-Ross no meio de Espanha é um exemplo extremo dessa situação.

Portanto corrijo o sentido da minha frase, para " as galhetas raramente são observadas em agua doce"
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 28, 2018 6:49 am

pedro121 escreveu:Certo, todas as regras tem excepções e aves empurradas pelos temporais vão pousar onde conseguirem, a gaivota-de-Ross no meio de Espanha é um exemplo extremo dessa situação.

tal como as Rissas que em 2009 apareceram em vários sítios no interior do país (vi duas na albufeira da Póvoa perto de Castelo de Vide e houve registos na serra da Estrela); creio que em 1981 houve um registo no Gerês.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Fev 28, 2018 7:55 am

PNicolau escreveu:
Gilberto Pinelas escreveu:Não percebi, PNicolau. Podes explicar melhor?
Achei que o meu sarcasmo tinha sido claro.

As características aqui defendidas para ser aristotelis variam do subjectivo ao altamente forçado, e são só duas:
- Patas claras: considerando que as patas estão por trás dos caniços e que a foto tem péssima resolução, afirmar que as patas são claras é absolutamente incompreensível para mim.
- Tamanho pequeno: não há qualquer forma de comparação, e isso é uma característica subjectiva, secundária e útil para identificar a ave na mão (se se ignorar tudo o resto)

Portanto, com base nestas duas características, Gilberto, decides identificar a ave como aristotelis.
Ora, isto relembra muito as identificações das tuas cachinnans em que uma ou outra característica bastam para identificar a ave. Errado. Temos sempre que ver a floresta e não a árvore.
E tal como nas gaivotas em que a variação é imensa, também nos corvos-marinhos pode ser. Sim, porque mesmo que tenha patas claras e seja pequeno (o que não me parece que seja o caso), isso não exclui uma fêmea pequena de carbo com uma descoloração nas patas.

Portanto, nem tagazes nem corvos-marinhos nem ave nenhuma se identifica só por uma característica.
Indivíduos aberrantes, com défices ou nos extremos de variação são normais em todas as espécies.

Resumindo:
- Lagoa de Albufeira é um local normal de ocorrência para milhares de carbos no inverno, e sem registos até à data de aristotelis;
- Aristotelis é uma espécie muita específica a nível de habitat: exclusivamente costeira, água salgada, costa rochosa. Indivíduos divagantes são muito raros nesta espécie (confesso que em Portugal nem conheço nenhum registo, comprovado ou não)
- A ave está num sítio normal onde pousam carbos todos os dias
- A estrutura da ave é totalmente errada para aristotelis: cabeça redonda sem testa demarcada; bico grosso e não fino;
- A coloração na cabeça é também errada: bico maioritariamente cinzento (vs amarelo); bochecha alaranjada (vs escura).

Ou seja, um carbo normal num local normal a repousar normalmente nos caniços.

PNicolau, eu aceito e respeito tudo o que tu possas dizer, posso até discordar contigo, mas há uma coisa que eu te peço: não necessitas de responder com sarcasmos, com ironias ou coisa semelhante, porque, como já deves ter reparado, eu não o faço e não há necessidade nenhuma que assim aconteça, como também deves perceber. Estamos apenas a discutir a ID de uma ave, neste caso um corvo-marinho e, para isso, muito sinceramente, repito, não vejo necessidade alguma que a troca de ideias, discordantes que sejam, volto a frisar, tenha ou exija esse tipo de escrita intencional.

Relativamente ao resto, á argumentação que utilizaste para formalizares e ou justificares as tuas ideias, extrapolando este assunto em torno do corvo marinho para outros “palcos”, isto apesar de continuar a respeitar as tuas ideias, as tuas convicções, diga-se novamente, não posso também deixar de dizer que, por muito esforço que faça, não consigo e em simultâneo deixar de notar algum contrassenso, isto, sobretudo, se, de igual forma, extrapolarmos a mesma, ou melhor, alguma parte da mesma para os ditos outros “palcos” em que as ditas variações e ou aberrações possam ocorrer, mas, sabe-se lá porquê, em determinados casos e taxativamente, nunca podem ocorrer.

Quanto ás cáspias, como já te disse uma vez, não é coisa que me preocupa, PNicolau, aliás, nada disto no âmbito da observação de aves me preocupa ou me aflige, logo, estou extremamente tranquilo. E depois, como já foi dito aqui, nem sempre a asa tem de estar aberta, etc., ou a ave permite um registo fotográfico, mas nós vimo-la e analisamo-la bem e, já com alguma experiência acumulada, a suficiente, conseguimos com alguma seguridade atribuir-lhe uma ID. E depois, tu sabes se alguém com experiência nestas matérias me acompanhou e me ajudou nestas ocasiões a identificar as ditas gaivotas?

Bom, voltando á questão do Corvo marinho e para terminar enuncias uma série de “coisas” para justificares a tua argumentação e eu respeito a tua opinião, volto a dizer, mas, agora, sinceramente, diz-me uma coisa, PNicolau: Tu desconhecias que as “galhetas” tinham as patas claras, amareladas e ou rosadas?

Ah, e obrigado pela tua explicação.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 8:04 am

Gilberto Pinelas escreveu:

PNicolau, eu aceito e respeito tudo o que tu possas dizer, posso até discordar contigo, mas há uma coisa que eu te peço: não necessitas de responder com sarcasmos, com ironias ou coisa semelhante, porque, como já deves ter reparado, eu não o faço e não há necessidade nenhuma que assim aconteça, como também deves perceber.

Bom, voltando á questão do Corvo marinho e para terminar enuncias uma série de “coisas” para justificares a tua argumentação e eu respeito a tua opinião, volto a dizer, mas, agora, sinceramente, diz-me uma coisa, PNicolau: Tu desconhecias que as “galhetas” tinham as patas claras, amareladas e ou rosadas?

Ah, e obrigado pela tua explicação.

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Bom, ironias e sarcasmos à parte, a questão de fundo mantém-se. 2 pessoas argumentam que é uma galheta porque vêm patas rosas, 4 não vêm patas seja de que cor for.

Como as características visíveis da ave são para mim de carbo convido quem está a argumentar que é galheta que use as características que estamos todos a ver, e não aquela que só alguns vêm.

ps: e pensar que ainda outro dia dei o exemplo de pha ari x pha car como uma daquelas questões de identificação que só surgem em marítimas e que em aves pousadas nunca acontece.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Rogerio Qua Fev 28, 2018 8:07 am

Já agora uma fotografia minha do corvo marinho pequeno para referência com patinhas bem pretas

https://flic.kr/p/KLEtmA
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Fev 28, 2018 8:20 am

pedro121 escreveu:
Gilberto Pinelas escreveu:

PNicolau, eu aceito e respeito tudo o que tu possas dizer, posso até discordar contigo, mas há uma coisa que eu te peço: não necessitas de responder com sarcasmos, com ironias ou coisa semelhante, porque, como já deves ter reparado, eu não o faço e não há necessidade nenhuma que assim aconteça, como também deves perceber.

Bom, voltando á questão do Corvo marinho e para terminar enuncias uma série de “coisas” para justificares a tua argumentação e eu respeito a tua opinião, volto a dizer, mas, agora, sinceramente, diz-me uma coisa, PNicolau: Tu desconhecias que as “galhetas” tinham as patas claras, amareladas e ou rosadas?

Ah, e obrigado pela tua explicação.

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Bom, ironias e sarcasmos à parte, a questão de fundo mantém-se. 2 pessoas argumentam que é uma galheta porque vêm patas rosas, 4 não vêm patas seja de que cor for.

Como as características visíveis da ave são para mim de carbo convido quem está a argumentar que é galheta que use as características que estamos todos a ver, e não aquela que só alguns vêm.

ps: e pensar que ainda outro dia dei o exemplo de pha ari x pha car como uma daquelas questões de identificação que só surgem em marítimas e que em aves pousadas nunca acontece.

Pedro, para mim o assunto está encerrado e, se não é "galheta", mas sim um "carbo", tudo bem na mesma. Very Happy


Última edição por Gilberto Pinelas em Qua Fev 28, 2018 9:02 am, editado 1 vez(es)
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 8:30 am

Rogerio escreveu:Já agora uma fotografia minha do corvo marinho pequeno  para referência com patinhas bem pretas

https://flic.kr/p/KLEtmA

Sim Rogério, eu também fui levado ao engano com o post inicial, mas afinal parece que com corvo marinho pequeno queriam dizer Phalacrocorax aristotelis e não o Microcarbo pygmeus. Eu pelo menos percebi que a duvida do Jaime era se seria Microcarbo pygmeus, só depois percebi que afinal era se seria uma Galheta
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por PNicolau Qua Fev 28, 2018 9:11 am

Idem, eu achei que a dúvida era com pygmaeus, que faz mais sentido do que aristotelis neste local.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Rogerio Qua Fev 28, 2018 9:52 am

PNicolau escreveu:Idem, eu achei que a dúvida era com pygmaeus, que faz mais sentido do que aristotelis neste local.

Correcto Pedro , aliás a maior parte dos registos que tenho do pygmaeus foram efectuados em lagoas ou riachos de água doce.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por PNicolau Qua Fev 28, 2018 10:18 am

O único registo ibérico, na Catalunha, foi em habitat muito semelhante também
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Jaime Pires Qua Fev 28, 2018 1:14 pm

Bem...Sem querer criar mais uma discussão diria:
Se há ave que eu vejo todos os dias são os carbo. Já devo ter visto muitos milhares. Basta dizer que o dormitório deles no inverno tem sido aqui na franzina. Mesmo as 5.000 gaivotas da Azervadinha ficam longe do que eu já vi de carbos. Uma vez até fiz uns filmes que mandei para o Gonçalo pois não percebia aqueles movimentos inusitados de carbos ao fim do dia. Andei a segui-los e descobri que iam para o dormitório....Tenho um outro filme que fiz com o Paulo Alves com eles a baterem e a cercarem o peixe na Barragem de Montargil.
Costumo vê-los em 4 casos (normalmente, claro), a voar, dentro de água, na areia ao sol e nas árvores pousados. Por acaso não me lembro de ver algum dentro de um tufo de erva.
No caso tinha acabado de fotografar uma dúzia deles em Sesimbra e portanto tinha a imagem bem fresca. Aquele chamou-me a atenção pelas razões que expliquei e por isso é que lhe dei uma atenção maior. Nada de anormal nisso...
De resto só tenho a dizer que uma coisa nunca aconteceu até acontecer. As probabilidades são pequena talvez mas se compararmos com a saída do Euromilhões são infindavelmente maiores. E o Euromilhões sai....

Mas não precisamos de nos atirar uns aos outros por isso. Por mim fica muito bem em carbo juvenil (não sei se há juvenis nesta altura mas deve ser possível).

Agradeço a vossa ajuda e respeito os galões (com dogmas à parte). Alegrem-se e baixem essa crispação porque o Mundo acaba para todos.....e vocês ainda são novos.
Um abraço
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Jaime Pires Qua Fev 28, 2018 1:26 pm

Pensei que não justificava mas vale a pena dizer que eu talvez tenha induzido as pessoas em erro ao escrever "Corvo marinho pequeno". De facto eu queria dizer corvo marinho, pequeno de tamanho e não "Phalacrocorax pigmeus". Esse, como dizem os Pedros não é expectável por aqui. Quando falei na cor clara tentava perceber se não poderia ser uma galheta...Não se tratou duma rasteira....
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 1:27 pm

Jaime Pires escreveu:
Mas não precisamos de nos atirar uns aos outros por isso. Por mim fica muito bem em carbo juvenil (não sei se há juvenis nesta altura mas deve ser possível).
Um abraço

Pois, essa é uma boa questão, deve ser mais correcto dizer 1º inverno, possivelmente. Não sei como é a muda nestas espécies.

Mas sim, há indivíduos de 1º inverno nesta altura, tanto em carbo como em galheta. na realidade há aves não adultas ao longo de todo o ano em Portugal.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por pedro121 Qua Fev 28, 2018 1:31 pm

Jaime Pires escreveu:Pensei que não justificava mas vale a pena dizer que eu talvez tenha induzido as pessoas em erro ao escrever "Corvo marinho pequeno". De facto eu queria dizer corvo marinho, pequeno de tamanho e não "Phalacrocorax pigmeus". Esse, como dizem os Pedros não é expectável por aqui. Quando falei na cor clara tentava perceber se não poderia ser uma galheta...Não se tratou duma rasteira....

Sim, eu sei, só que para nós fizemos logo a associação, corvo marinho pequeno como sendo Microcarbo pygmaeus, eu pelo menos não percebi de todo que estavas a pensar em Galheta, e respondi de acordo com isso nos primeiros post's.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 28, 2018 1:41 pm

pedro121 escreveu:Mas sim, há indivíduos de 1º inverno nesta altura, tanto em carbo como em galheta. na realidade há aves não adultas ao longo de todo o ano em Portugal.

E adultas também, uma vez que a espécie nidifica.

Jaime Pires escreveu:Aquele chamou-me a atenção pelas razões que expliquei e por isso é que lhe dei uma atenção maior. Nada de anormal nisso...

Quando tiveres uma situação em que uma ave te causa estranheza, seja lá porque razão for, tenta tirar o maios número possível de fotos, porque às vezes a ave vai mudando de posição e algumas imagens podem ajudar a esclarecer certas questões.

Jaime Pires escreveu:De resto só tenho a dizer que uma coisa nunca aconteceu até acontecer. As probabilidades são pequena talvez mas se compararmos com a saída do Euromilhões são infindavelmente maiores. E o Euromilhões sai....

Sai, claro que sai, mas o Euromilhões é um jogo de soma negativa e por isso em média perdes mais do que ganhas.
Seja como for, ver aves não é jogar ao Euromilhões... ver aves dá prémios todos os dias, menos naqueles em que se fica em casa Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Jaime Pires Qua Fev 28, 2018 1:52 pm

Bem rematado...Gonçalo.
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Corvo marinho - Página 2 Empty Re: Pedido de id - Corvo marinho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos