Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda / Informação

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda / Informação Empty Ajuda / Informação

Mensagem por AnaIsabel Qui Jul 05, 2018 1:38 pm

Boa noite a todos os membros

Não sei se a questão está no tópico correcto, mas se não estiver peço desculpa

É o seguinte: há coisa de 1 semana apareceu uma pomba na minha varanda...É habitual haver sempre pombos ou pombas no telhado (eu vivo no último andar) por isso vejo-os várias vezes...Mas desta vez essa tal pomba desceu até á pia, passeou pelo beiral etc...A minha mãe entretanto resolveu dar-lhe comida (sementes da minha rola) e colocou até numa travessinha e assim em vez de uma pomba, apareceram mais duas (um pelo tamanho é pombo macho)...

A minha preocupação é que eu dei por duas vezes á mão comida a uma dessas pombas...É curioso que ela não tem medo e veio comer á minha mão muito delicada até ...

Hoje disseram-me que os pombos transmitem imensas doenças muito graves e estou em pânico pois eu dei por duas vezes comida á mão a uma delas... Será que me transmitiu alguma doença???


Outra questão eu tenho uma rola que me apareceu há 4 anos igualmente na mesma varanda ainda bebé...Será que essas pombas vão contaminar a minha rola com alguma doença???

A rola está em gaiola e está completamente domesticada a nós, só que hoje coloquei-a na varanda para apanhar ar como habitual, mas agora tenho medo que as outras pombas lhe tenham passado alguma doença...Não estiveram em contacto mas pode ter ficado algum vírus no ar...Apesar que já andam pombas no telhado há imenso tempo

Gosto imenso de pombos, aliás aves em geral, por isso foi com boa intenção que demos de comer ás pombas...mas hoje afligiram-me mesmo muito a dizer que eles são os maiores propagadores de doenças...

Grata pela atenção dispensada e obrigada a quem me poder dar uma dica/ ajuda

AnaIsabel

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / Informação Empty Re: Ajuda / Informação

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 05, 2018 2:25 pm

Olá AnaIsabel,

Antes de mais bem-vinda ao Forum Aves.

Relativamente a alimentares os pombos que aparecem na varanda, eu sou da opinião de que essa prática é desaconselhável, pois isso vai induzir rapidamente habituação nas aves e o número de pombos que aparecem tenderá a aumentar, todos em busca de alimento fácil.

Quanto às doenças: o facto de alimentares os pombos à mão directamente não implica necessariamente que tenhas apanhado alguma doença, aliás se assim fosse todas as pessoas que alimentam pombos nos jardins públicos das cidades ficariam automaticamente doentes. Por outras palavras, o facto de os pombos poderem transmitir doenças não significa que todos os pombos as transmitam e muito menos que essa transmissão aconteça de forma imediata em qualquer circunstância. De qualquer forma, se sentires algum tipo de mal-estar / indisposição poderá ser conveniente consultares um médico.

Quanto à rola da gaiola, é improvável que tenha contraído alguma doença através do ar por mera proximidade aos pombos (embora só um veterinário o possa dizer - se a ave apresentar sintomas de mal-estar eu levaria a ave a um veterinário, caso contrário não me parece necessário). De qualquer forma, por precaução, eu evitaria o contacto directo com os pombos. E como referi acima, será preferível não os alimentares, não convém que os pombos se habituem à tua varanda, pois se começam a usá-la como área de repouso regular, o sítio tenderá a ficar sujo com fezes e isso sim poderá facilitar a propagação de doenças e aí vais arranjar um problema que depois pode ser muito complicado de resolver.

Espero ter ajudado.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / Informação Empty Re: Ajuda / Informação

Mensagem por AnaIsabel Qui Jul 05, 2018 2:56 pm

Obrigada pela resposta...Pois realmente sujam a varanda toda, isso é verdade...E hoje antes de lavar com água, ainda fui limpar/apanhar a porcaria com guardanapos mas depois lavei as mãos...Na altura não pude logo lavar a varanda com água e detergente

Uma pessoa tem pena e depois dá nisto...E gostei mesmo desta pomba ou pombo que é tão "simpática" e me veio comer mesmo á mão...

Paciência, vou as enxotar ( são sempre as mesmas 3 , mas só uma come á mão )

Obrigada, pois assustaram-me de tal maneira que fiquei numa aflição!


AnaIsabel

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / Informação Empty Re: Ajuda / Informação

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 05, 2018 2:59 pm

Nota que estes pombos das cidades não são aves realmente selvagens, são semidomésticos, estão habituados às pessoas e por isso aproximam-se facilmente se houver alimento.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / Informação Empty Re: Ajuda / Informação

Mensagem por Agostinho_MRCM Sex Jul 06, 2018 8:39 am

Como o Gonçalo diz, o mais perigoso são mesmo as fezes. Lavar as mãos sempre que em contacto com as mesmas e evitar respirar o "pó" da sua limpeza (também transmitem toxoplasmose como os gatos).

É quase impossível "pegar" alguma doença apenas por alimentar à mão. Por isso não entre em pânico, mas lave as mãos se o fizer.

Desaconselha-se veemente a prática de alimentar pombos (e acumular de fezes), ou entrar em contacto com eles, a imunodeprimidos (pela toma de medicamentos imunosupressores ou doenças como a SIDA). O mesmo com gatos e outros animais de rua.

Quanto à rola, é ter os procedimentos de higiene normais. Lavar as mãos depois de manipular o animal ou excrementos. À partida não terá problemas.


Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda / Informação Empty Re: Ajuda / Informação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos