Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Percursos longos

5 participantes

Ir para baixo

Percursos longos Empty Percursos longos

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 27, 2018 4:33 am

Tenho ideia de ter lido aqui há tempos (não me recordo em que tópico) que as listas superiores a 15 km seriam para invalidar. Isto é uma regra do eBird Portugal?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por pedro121 Qui Set 27, 2018 4:42 am

Gonçalo Elias escreveu:Tenho ideia de ter lido aqui há tempos (não me recordo em que tópico) que as listas superiores a 15 km seriam para invalidar. Isto é uma regra do eBird Portugal?

Não, e Não.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por Tissot Qui Set 27, 2018 4:54 am

As únicas listas que são automaticamente marcadas como "not public" pelo sistema são as com mais de 80 km de distância percorrida.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 27, 2018 5:09 am

ok então se alguém inserir uma lista com 40 ou 50 km isso é problemático ou não? ou depende do hotspot?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 27, 2018 5:18 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Tenho ideia de ter lido aqui há tempos (não me recordo em que tópico) que as listas superiores a 15 km seriam para invalidar. Isto é uma regra do eBird Portugal?

Não, e Não.

Aliás a minha questão anterior foi mal explicada. Eu tenho ideia (não me recordo dos termos exactos) que a questão se colocou em relação a determinados hotspots. Isto é, se um hotspot é pequeno, então supostamente as listas com distâncias longas seriam para invalidar.

Imaginemos a seguinte situação: alguém vai à ETAR de Atouguia e mete uma lista de 15 km. Isto é aceitável ou não?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por PNicolau Qui Set 27, 2018 5:31 am

Como regral geral, não. Em alguns casos eu diria que sim.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por Tissot Qui Set 27, 2018 5:39 am

Gonçalo Elias escreveu:ok então se alguém inserir uma lista com 40 ou 50 km isso é problemático ou não? ou depende do hotspot?

Depende do hotspot, depende da duração do percurso, depende se o percurso atravessa habitats muito diferenciados... por exemplo.
No entanto fica a referência que o eBird recomenda que os observadores tentem limitar os seus percursos a uma distância máxima de 8 kms (5 milhas).
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por pedro121 Qui Set 27, 2018 6:47 am

Gonçalo Elias escreveu:
Imaginemos a seguinte situação: alguém vai à ETAR de Atouguia e mete uma lista de 15 km. Isto é aceitável ou não?

Isso são questões vistas caso a caso quando são detectadas, o que não é fácil. 15 km pode ser razoável ou absurdo dependendo do local.

Eu já apanhei listas na Lagoa de Óbidos que tinham espécies do parque das Caldas, que foram invalidadas por distancia. Mas a não ser que se veja lista a lista só se dá com estas situações por acaso, mas vai estar disponível em "breve" uma ferramenta de revisão que permitirá pesquisar por distancia.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por pedro121 Qui Set 27, 2018 6:51 am

Gonçalo Elias escreveu:ok então se alguém inserir uma lista com 40 ou 50 km isso é problemático ou não? ou depende do hotspot?

40-50 Km será problemático em muitos sítios, para alguns locais será aceitável, mas pessoalmente já é um percurso algo longo se for linear.

Mas há sempre a questão do numero de km que fazemos em sítios como a Ponta da Erva em que a área é feita por uma rede de caminhos, se ficarmos na lezíria sul um dia, o que não é difícil, e fizermos uma única lista, podemos facilmente chegar aos 40 km só a andar nos vários caminhos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 27, 2018 7:20 am

É fácil fazer 40 km na Ponta da Erva, idem para sítios como Castro Verde (usando o ponto ZPE geral), idem para a RNES, para o PNSE, etc... em pontos gerais creio que as distâncias máximas devem levar isso em conta, para não se estar a invalidar dados que podem ser bons.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por pedro121 Qui Set 27, 2018 8:19 am

Gonçalo Elias escreveu:É fácil fazer 40 km na Ponta da Erva, idem para sítios como Castro Verde (usando o ponto ZPE geral), idem para a RNES, para o PNSE, etc... em pontos gerais creio que as distâncias máximas devem levar isso em conta, para não se estar a invalidar dados que podem ser bons.

Sim, havendo uma area geral e as listas sendo lá colocadas, o numero de km aceitáveis é maior do que uma lista no EVOA por exemplo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 27, 2018 9:06 am

Estou de acordo.

Só uma nota adicional: creio que seria bom que algumas regras fossem definidas e afixadas algures, de modo a que toda a gente pudesse ter conhecimento delas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por HL Sex Set 28, 2018 1:00 am

Para esta situação como regra basta que o observador descreva nos comentários da lista o percurso que fez. Acho eu.
De resto é tentar seguir a indicações do ebird.
Como seriam as regras e onde estariam disponíveis?
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Percursos longos Empty Re: Percursos longos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos