Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

+2
Samuel Patinha
Tiago Carvalho
6 participantes

Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por Tiago Carvalho Dom Dez 16, 2018 3:26 pm

Aveiro 16/12/2018

Observei pelo menos 4 Larus canus no mesmo local. Estas duas aves pareceram-me diferentes. O bico não pareceu tão fino e a coloração também me pareceu diferente. No entanto imagino que exista alguma variação dentro das L. canus. A distância e o tempo não ajudaram no campo. E as fotos também não são as melhores.

1ª ave

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Img_4110

2ª ave - é a de trás. A da frente era uma canus.

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Img_4210

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Img_4211

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Img_4212

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por Samuel Patinha Dom Dez 16, 2018 4:34 pm

a primeira parece ser a delawarensis que o Pedro Moreira também viu entretanto.

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 875
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por PNicolau Seg Dez 17, 2018 1:02 am

1 parece-me canus
2 não tenho certeza
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Dez 17, 2018 3:53 am

Ambas larus canus
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por pedro121 Seg Dez 17, 2018 4:38 am

delawarensis seria claramente mais clara se lado a lado com canus
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por Tiago Carvalho Seg Dez 17, 2018 4:56 am

Obrigado a todos.
Este é um par no qual tenho algumas dificuldades, talvez por nunca ter visto delawarensis.
É que em alguns indivíduos foi fácil de identificar como canus mas estas duas pareciam ter estrutura diferente. E a distância a que as observei intercalada com a chuva intensa também não ajudou nada. Se calhar quando vir uma delawarensis ao vivo vai ficar mais fácil separá-las. Very Happy

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por pedro121 Seg Dez 17, 2018 5:04 am

Tiago Carvalho escreveu: E a distância a que as observei intercalada com a chuva intensa também não ajudou nada. Se calhar quando vir uma delawarensis ao vivo vai ficar mais fácil separá-las. Very Happy

As canus, como todas as gaivotas variam, os machos são maiores etc, etc, etc
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por Tiago Carvalho Seg Dez 17, 2018 5:11 am

pedro121 escreveu:
As canus, como todas as gaivotas variam, os machos são maiores etc, etc, etc

Foi o que pensei. Mas é isso, sem ter visto uma das espécies é mais difícil de separar o que é a variação normal da espécie e outra espécie. Aliás eu já tinha tido esta dúvida em indivíduos que observei em Leiria, mas como estavam mais próximos acabei por conseguir identificá-las.

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Dez 17, 2018 8:43 am

De grosso modo, eu diria mais um bocadinho para uma primeira análise de “canus” versus “delawarensis”: Nas aves de fim de 1 cy e princípios de 2 cy, as “canus” para além de terem um bico mais delicado, menos robusto e com o ângulo da gonis menos perceptível, em termos de coloração podem apresentar diferentes tonalidades, como, por exemplo, rosa e com ponta preta, um misto de rosa e cinzento com ponta preta e, por ultimo, cinzento/chumbo com ponta preta. Nas “delawarensis”, nesta idade, o bico para além de ser mais pesado, mais robusto e com ângulo perceptível na gonis, mostra-nos, normalmente, uma cor rosa contrastante com uma ponta preta.

Em relação á estrutura da cabeça, a das “canus” é mais arredondada, sendo a das “delawarensis” mais angulada.

Relativamente ao porte, como nas outras gaivotas, este também pode ser variável entre as “canus”, sobretudo, se considerarmos o género (macho ou fêmea), etc. E, depois, também existem sub-espécies (Larus canus canus; heinei; kamtschatschensis e brachyrhynchus)…
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 17, 2018 10:05 am

concordo com canus para todas, saliento a questão das terciárias que no caso das canus têm muito mais branco na orla
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por Tiago Carvalho Seg Dez 17, 2018 11:11 am

Obrigado Gilberto e Gonçalo.
Quando tenho dúvidas nas ID consulto o Collins e neste caso o Gulls of Europe, Asia and North America.
Na primeira ave, dado que era a única foto que tinha, a estrutura da cabeça pareceu-me mais angulada do que as canus que tenho visto e o bico pareceu-me mais robusto, mas estas são características mais ou menos subjectivas que não me permitiram fazer o diagnóstico. Na realidade o tamanho das orlas das terciárias são compatíveis com canus e passou-me. Por isso a minha apreciação da estrutura da cabeça e do tamanho do bico estava errada e é a isto que me refiro quando digo que é mais fácil de fazer esta comparação depois de observar as duas espécies no campo.
No caso da segunda ave a ave da frente não me deu dúvidas e não consigo explicar porque é que a de trás me pareceu diferente.
Resumindo, também concordo que sejam canus Smile.

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID Larus canus/delawarensis Empty Re: Ajuda na ID Larus canus/delawarensis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos