Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ventos de Este trazem migradores para PT

4 participantes

Ir para baixo

Ventos de Este trazem migradores para PT Empty Ventos de Este trazem migradores para PT

Mensagem por thysvalkenburg Ter Abr 13, 2010 11:19 am

Ora viva a todos!!

Este fim-de-semana fui até Sagres ver umas marinhas, apesar destas não quererem aparecer, os passeriformes por outro lado estiveram em alta!!

Enquanto esta no Cabo de São Vicente, estavam a chegar vindos do marL. senator, Phyloscopus sp, S. cantilans. Depois fui dar uma volta pela peninsula e fiz os seguintes registos:

L. senator 100
Phy. collybita/trochilus 50
Phy. bonelli 1
F. hypoleuca 3
Ph. phoenicurus 10
O. oenanthe 15
S. rubetra 2
A. trivialis 7
S. communis 30
S. atricapilla 2
S. cantillans 3
S. turtur 15
C. canorus 1
L. megarynchus 3 (2 estavam no cabo de São vicente)
T. philomelos 30
A. scirpaceus 5
S. borin 5

Todos estes números são muito inferiores ao que realmente estavam lá!

Abraços e mantenham os olhos abertos!

Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Ventos de Este trazem migradores para PT Empty Re: Ventos de Este trazem migradores para PT

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 13, 2010 3:38 pm

Muito interessante, sem dúvida.

Há dois anos (Abril de 2008) eu tive oportunidade de efectuar algumas observações de migradores no cabo Espichel, também com ventos de leste: https://aves.forumeiros.com/aves-de-portugal-f1/ventos-de-leste-t688.htm

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ventos de Este trazem migradores para PT Empty Re: Ventos de Este trazem migradores para PT

Mensagem por Filipe Martins Qua Abr 14, 2010 8:38 am

Já agora, falando em migradores, hoje, 14-04-2010, eu, o Pedro Horta e a Helena Raposeira observámos várias alvéolas-amarelas (Motacilla flava) de 3 subespécies distintas a alimentarem-se num prado (com vacas), entre dezenas de andorinhas (todas as espécies excepto Riparia riparia), num campo próximo do Aeródromo da Covilhã.

As subspécies detectadas foram:
M. f. iberae
M. f. flavissima
M. f. superciliaris


Cumprimentos

Filipe
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ventos de Este trazem migradores para PT Empty Re: Ventos de Este trazem migradores para PT

Mensagem por Arade Qui Abr 15, 2010 3:04 am

A Motacilla flava "superciliaris" é considerado um híbrido ou "intergrade" entre feldegg e flava/beema!!! Por isso é uma raridade em Portugal! Tem mais informações sobre este registo?
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Ventos de Este trazem migradores para PT Empty Re: Ventos de Este trazem migradores para PT

Mensagem por Filipe Martins Qui Abr 15, 2010 3:36 am

Sim. O individuo desta subespécie (apenas 1 foi detectado) foi observada continuamente ao longo de cerca de 15 minutos, sempre a distâncias inferiores a 5-7 metros. Depois afastou-se para o fim do lameiro, para o meio das ervas e deixou de ser visível.

Pode consultar a localização exacta da observação aqui:
http://maps.google.pt/maps/ms?hl=pt-PT&ie=UTF8&msa=0&ll=40.262229,-7.464641&spn=0.003398,0.006899&t=h&z=17&msid=112334280930649996369.000484431a3dc108feb6a

Necessita de mais informações (e quais)?

Cumprimentos

Filipe Martins
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ventos de Este trazem migradores para PT Empty Re: Ventos de Este trazem migradores para PT

Mensagem por Arade Qui Abr 15, 2010 9:41 am

Não há fotos do "bicho"?

Eu costumo bater os campos de golfe do Algarve no Verão à procura de subespécies "manhosas" e até agora, o melhor que consegui foi várias thunberghii!!!
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Ventos de Este trazem migradores para PT Empty Re: Ventos de Este trazem migradores para PT

Mensagem por Filipe Martins Qui Abr 15, 2010 11:00 am

Não, infelizmente não possuo máquina pelo que não foi possível realizar fotos do bicho.
No entanto posso descrever as caracteristicas que nos levaram a identifica-la como 'superciliaris':
- lista supraciliar branca, muito contrastada e extensa
- amarelo do peito extendendo-se pela garganta até ao bico (ao contrario da 'iberiae' que possui garganta branca ou da 'dombrowskii' que possui uma faixa branca abaixo do bico)
- nuca, coroa e cobertura auricular (face) de cor cinzento azulado muito escuro, especialmente na cobertura auricular (claramente distinta da 'iberiae')

Nota: utilizamos a nova edição do Collins como guia para a identificação. Após isso ainda cruzei com referências online (e muitas fotos) da espécie.

Arade escreveu:A Motacilla flava "superciliaris" é
considerado um híbrido ou "intergrade" entre feldegg e flava/beema!!!

Onde posso obter mais informações sobre esta classificação?

Arade escreveu:
o melhor que consegui foi várias thunberghii!!!

Eu enxoto estas para baixo e pode mandar essas para cima Ventos de Este trazem migradores para PT Icon_lol

Cumprimentos

Filipe
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ventos de Este trazem migradores para PT Empty Re: Ventos de Este trazem migradores para PT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos