Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Migradores, invernantes e residentes

Ir para baixo

Migradores, invernantes e residentes Empty Migradores, invernantes e residentes

Mensagem por Henk Feith Dom Jan 20, 2008 2:39 pm

Caro Simon,

Comecei um novo tópico, porque o comboio de posts já estava a ficar muito longo.

Sobre o assunto em causa, há dois aspectos importantes:

  1. saber distinguir a espécie dos seus indivíduos
  2. a diferença entre um migrador ou um invernante depende basicamento do ponto (geográfico até) de vista
1. É frequente ouvir a pergunta: as andorinhas ainda são migradores? ao que se acresce habitualmente: já as vejo por cá o inverno todo! Se nos falarmos em termos de espécies serem migradores ou residentes, deve ser analisado o comportamento dominante da sua população. No caso da nossa querida andorinha, não há dúvida que se trata de uma espécie migrador. Basta comparar o número de efectivos que nidificam em Portugal com as populações presentes nos meses de Dezembro e Janeiro. Eu não arrisco muito em afirmar que estamos perante uma relação de 1:100.000 ou mais. Ainda por cima não se sabe se as andorinhas no Inverno são "das nossas" ou se são do norte de Europa e passam (bem) cá uns meses antes de voltar. Neste perspectiva achei interessante a observação de um casal de Hir rus em comportamente pré-nupcial nos últimos dias de Dezembro de 2007, em Lousal, Grândola.
Penso que é claro que muitas espécies migradores têm pequenas subpopulações que invernam em Portugal, nomeadamente ao Sul do Tejo. Não são só as andorinhas, também as garças pequenas, as águais cobreira e calçada e algumas outras espécies aquáticas. Este fenómeno não é novo mas é muito interessante acompanhar as espécies para poder detectar aumentos de populações invernantes como eventual extensão das áreas de invernada mais para norte.
2. Migradores são aves que invernam em locais distintos dos de nidificação, o que as distingue das residentes (embora estas possam efectuar deslocações significativas fora da época de nidificação). Quer dizer, os migradores vão de A para B. Agora Portugal pode estar, para uma dada espécie, no A, no B ou algures entre A e B. No caso "Portugal=A", chamamos migradores estivais a estas aves, no caso "Portugal=B" são migradores invernantes e no caso "Portugal entre A e B" são simplesmente chamadas aves migradores. Por isso a afirmação que espécie X já não migra porque inverna cá, pode ser uma contradição.

Um grande abraço,

PS, estive nos últimos dias activamente à procura de andorinhas aqui no vale do Tejo, mas népia... Somente um grupinho de Hir rus no Sorraia, junto a Coruche. E Del urb ou Hir dau nem vê-las. Como vão as aí em baixo?

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos